O Projeto Político Pedagógico da educação infantil do CEMEI "Bem-Me-Quer"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKR5K |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar o PPP da Educação Infantil do Centro Municipal de Educação Infantil Bem-me-quer (CEMEI Bem-me-quer) do município de Três Pontas. Ele vem discutir acerca da caracterização da educação infantil na atualidade, bem como discutir ainda como deve ser a gestão educacional neste nível de ensino. Para isso foram utilizados referenciais teóricos sobre a temática, bem como foi realizada uma contextualização com a realidade vivenciada por esta instituição, verificando os fazeres da Educação Infantil e os principais aspectos apresentados no Projeto Político Pedagógico deste CEMEI. Após a análise minuciosa do Projeto Político Pedagógico do CEMEI Bem-me-quer observou-se que este foi elaborado coletivamente, com a participação de professores, funcionários, Conselho Escolar e toda a comunidade escolar, e de acordo com as orientações e sugestões da Secretaria Municipal de Educação. Observa-se explicitamente, uma preocupação em demonstrar a todos que o PPP é um documento flexível, sujeito a mudanças sempre que necessário e cuja proposta engloba todos os aspectos necessários para a instituição desenvolver um bom trabalho centrado num ensino de qualidade, através da perspectiva sociointeracionista, cuja concepção é a base dos objetivos propostos, bem como a filosofia e missão da escola. Diante do exposto, conclui-se que os fazeres do CEMEI Bem-me-quer, de acordo com o disposto no Projeto Político Pedagógico, buscam uma gestão democrática e envolvem a participação, a autonomia e além de tudo uma nova concepção de educação, mais dinâmica, reflexiva, pautada no respeito ao seu humano e na sua capacidade de ação perante a sociedade. |
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