Plano de intervenção pedagógica e projeto político pedagógico: caminhos para uma escola melhor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WVPY5 |
Resumo: | O Presente trabalho é resultado da análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Gomes da Silva de Frutal-MG, e especificamente da parte que trata sobre o Plano de Intervenção Pedagógica, como projeto que contribui para a construção de uma escola mais democrática. Através de pesquisa documental e bibliográfica foi possível identificar os fatores que contribuem para o sucesso ou para fracasso das ações desenvolvidas. O Projeto Político Pedagógico reflete a identidade da escola e deve ser construído com a participação de toda sua coletividade. O Plano de Intervenção Pedagógica, por sua vez deve seguir nessa lógica e ter como meta a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, com o intuito de garantir a todos, o direito de aprender, sendo alfabetizados até os oito anos de idade. Dessa forma, o PIP precisa ser avaliado continuamente aprimorando ações eficientes para que todos os alunos possam atingir o nível de aprendizagem recomendável garantindo o seu sucesso na escola e no meio em que vive. |
id |
UFMG_36e665ae08d64915b924e815847a6180 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WVPY5 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Plano de intervenção pedagógica e projeto político pedagógico: caminhos para uma escola melhorEscola DemocráticaIntervenção PedagógicaEficiênciaPlanejamento educacionalEscolas Organização e administraçãoO Presente trabalho é resultado da análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Gomes da Silva de Frutal-MG, e especificamente da parte que trata sobre o Plano de Intervenção Pedagógica, como projeto que contribui para a construção de uma escola mais democrática. Através de pesquisa documental e bibliográfica foi possível identificar os fatores que contribuem para o sucesso ou para fracasso das ações desenvolvidas. O Projeto Político Pedagógico reflete a identidade da escola e deve ser construído com a participação de toda sua coletividade. O Plano de Intervenção Pedagógica, por sua vez deve seguir nessa lógica e ter como meta a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, com o intuito de garantir a todos, o direito de aprender, sendo alfabetizados até os oito anos de idade. Dessa forma, o PIP precisa ser avaliado continuamente aprimorando ações eficientes para que todos os alunos possam atingir o nível de aprendizagem recomendável garantindo o seu sucesso na escola e no meio em que vive.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEliandra da Costa MendesMaria do Rosario Peito Macêdo Batista2019-08-12T23:19:31Z2019-08-12T23:19:31Z2015-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WVPY5info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T23:19:54Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WVPY5Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T23:19:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plano de intervenção pedagógica e projeto político pedagógico: caminhos para uma escola melhor |
title |
Plano de intervenção pedagógica e projeto político pedagógico: caminhos para uma escola melhor |
spellingShingle |
Plano de intervenção pedagógica e projeto político pedagógico: caminhos para uma escola melhor Maria do Rosario Peito Macêdo Batista Escola Democrática Intervenção Pedagógica Eficiência Planejamento educacional Escolas Organização e administração |
title_short |
Plano de intervenção pedagógica e projeto político pedagógico: caminhos para uma escola melhor |
title_full |
Plano de intervenção pedagógica e projeto político pedagógico: caminhos para uma escola melhor |
title_fullStr |
Plano de intervenção pedagógica e projeto político pedagógico: caminhos para uma escola melhor |
title_full_unstemmed |
Plano de intervenção pedagógica e projeto político pedagógico: caminhos para uma escola melhor |
title_sort |
Plano de intervenção pedagógica e projeto político pedagógico: caminhos para uma escola melhor |
author |
Maria do Rosario Peito Macêdo Batista |
author_facet |
Maria do Rosario Peito Macêdo Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Eliandra da Costa Mendes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria do Rosario Peito Macêdo Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Democrática Intervenção Pedagógica Eficiência Planejamento educacional Escolas Organização e administração |
topic |
Escola Democrática Intervenção Pedagógica Eficiência Planejamento educacional Escolas Organização e administração |
description |
O Presente trabalho é resultado da análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Gomes da Silva de Frutal-MG, e especificamente da parte que trata sobre o Plano de Intervenção Pedagógica, como projeto que contribui para a construção de uma escola mais democrática. Através de pesquisa documental e bibliográfica foi possível identificar os fatores que contribuem para o sucesso ou para fracasso das ações desenvolvidas. O Projeto Político Pedagógico reflete a identidade da escola e deve ser construído com a participação de toda sua coletividade. O Plano de Intervenção Pedagógica, por sua vez deve seguir nessa lógica e ter como meta a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, com o intuito de garantir a todos, o direito de aprender, sendo alfabetizados até os oito anos de idade. Dessa forma, o PIP precisa ser avaliado continuamente aprimorando ações eficientes para que todos os alunos possam atingir o nível de aprendizagem recomendável garantindo o seu sucesso na escola e no meio em que vive. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-21 2019-08-12T23:19:31Z 2019-08-12T23:19:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WVPY5 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WVPY5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1823248020123156480 |