Uma avaliação multidimensional da qualidade da educação no Brasil a partir da abordagem das capacitações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/FACE-ABKJEF |
Resumo: | O objetivo desta dissertação é criar e estimar um índice multidimensional de qualidade da educação para o Brasil, inspirado na Abordagem das Capacitações. Uma revisão da literatura da área é conduzida para selecionar as dimensões relevantes para tal índice, resultando na escolha de nove dimensões, divididas em capacitações para acesso à educação e capacitações através da educação. Utilizando os microdados da Saeb de 2003 e 2013 para alunos de 4ª/5ª e 8ª/9ª séries do Ensino Fundamental, disponibilizados pelo Inep, foi selecionada uma amostra representativa para UF's e dependência administrativa, assim como um conjunto de 47 variáveis utilizadas para representar as dimensões propostas para o índice. Métodos de Análise Fatorial Exploratória e Confirmatória foram utilizados para definir o conjunto de pesos para os indicadores. Os resultados revelam que houve melhoria na qualidade da educação no período, embora tímida. Além disso, a análise dos subíndices revela a multidimensionalidade da educação, uma vez que o ordenamento das UF's variou muito de acordo com a dimensão considerada. Também percebe-se que há grande diferença entre os resultados para escolas privadas e federais, sendo estes superiores às escolas estaduais e municipais. Essas diferenças, porém, não ocorrem em todas as dimensões, de modo que a desigualdade educacional se concentra em um número restrito de dimensões, especialmente aquelas ligadas à capacitações através da educação. Finalmente, uma comparação do índice multidimensional com os resultados do Ideb e IOEB mostra diferenças significativas entre eles, reforçando a hipótese da necessidade de uma medida multidimensional inspirada na Abordagem das Capacitações |
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Ana Flavia MachadoGilvan Ramalho GuedesMariangela Furlan AntigoFlavio Vasconcellos ComimAlysson Lorenzon Portella2019-08-09T23:57:42Z2019-08-09T23:57:42Z2016-05-20http://hdl.handle.net/1843/FACE-ABKJEFO objetivo desta dissertação é criar e estimar um índice multidimensional de qualidade da educação para o Brasil, inspirado na Abordagem das Capacitações. Uma revisão da literatura da área é conduzida para selecionar as dimensões relevantes para tal índice, resultando na escolha de nove dimensões, divididas em capacitações para acesso à educação e capacitações através da educação. Utilizando os microdados da Saeb de 2003 e 2013 para alunos de 4ª/5ª e 8ª/9ª séries do Ensino Fundamental, disponibilizados pelo Inep, foi selecionada uma amostra representativa para UF's e dependência administrativa, assim como um conjunto de 47 variáveis utilizadas para representar as dimensões propostas para o índice. Métodos de Análise Fatorial Exploratória e Confirmatória foram utilizados para definir o conjunto de pesos para os indicadores. Os resultados revelam que houve melhoria na qualidade da educação no período, embora tímida. Além disso, a análise dos subíndices revela a multidimensionalidade da educação, uma vez que o ordenamento das UF's variou muito de acordo com a dimensão considerada. Também percebe-se que há grande diferença entre os resultados para escolas privadas e federais, sendo estes superiores às escolas estaduais e municipais. Essas diferenças, porém, não ocorrem em todas as dimensões, de modo que a desigualdade educacional se concentra em um número restrito de dimensões, especialmente aquelas ligadas à capacitações através da educação. Finalmente, uma comparação do índice multidimensional com os resultados do Ideb e IOEB mostra diferenças significativas entre eles, reforçando a hipótese da necessidade de uma medida multidimensional inspirada na Abordagem das CapacitaçõesThis dissertation propose a multidimensional index of education quality for Brazil inspired on the Capabilities Approach. A literature review is conducted to select the relevant dimensions for this index, resulting in the choosing of nine dimensions, divided in two groups: capabilities to access education and capabilities through education. Using Saeb's microdata from the years of 2003 and 2013, provided by Inep, a representative sample is selected, covering States and administrative competencies, as well as students from the 5th and 9th grades from primary education. A set of 47 variables are choosen to represent the dimensions proposed for the index. The definition of a set of weights uses Exploratory and Confirmatory Factor Analysis. The index is estimated for some groups of interest for both years. The results show that there were a improvement in the quality of education in the period, although small. Besides, the analysis of the sub-indexes reveals the multidimensionality of education, as the ordering of States according to this sub-indexes varies with the dimensions under study. It can also be noted that there is a big difference between private and Federal schools vis-à-vis schools managed by States and Municipalities. These differences, however, occur only in a few dimensions, meaning that educational inequalities stem from a small number of dimensions, not from all of them. At last, the multidimensional index is compared with two other measures of education quality used in Brazil, the Ideb and the IOEB indexes. The results show a significant difference between them, calling for the need of multidimensional measures that take into account a broader notion of education.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGIndicadores educacionais BrasilEconomiaAvaliação educacional BrasilJustiça socialEducaçãoAbordagem das CapacitaçõesAvaliação da EducaçãoSaebUma avaliação multidimensional da qualidade da educação no Brasil a partir da abordagem das capacitaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o___biblioteca___apenas_frente_allyson_para_adrianaaa.pdfapplication/pdf1387961https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FACE-ABKJEF/1/disserta__o___biblioteca___apenas_frente_allyson_para_adrianaaa.pdf01b7ccdce44b9a182886926e69ea949fMD51TEXTdisserta__o___biblioteca___apenas_frente_allyson_para_adrianaaa.pdf.txtdisserta__o___biblioteca___apenas_frente_allyson_para_adrianaaa.pdf.txtExtracted texttext/plain329959https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FACE-ABKJEF/2/disserta__o___biblioteca___apenas_frente_allyson_para_adrianaaa.pdf.txtd00e0831cb7a99846e89510448100362MD521843/FACE-ABKJEF2019-11-14 03:07:24.854oai:repositorio.ufmg.br:1843/FACE-ABKJEFRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:07:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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