Estratégias de ensino para capacitação de cuidadores informais na prevenção de úlcera por pressão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWHKU |
Resumo: | Na Atenção Domiciliar a prevalência e incidência de úlcera por pressão (UPP) variam entre 0% e 29% e 0% e 17%, respectivamente. A identificação de estratégia de ensino eficiente para a capacitação do cuidador informal na prevenção UPP em pessoas restritas ao leito é premente para mudar os dados estatísticos apresentados pelas instituições brasileiras. Objetivo: Identificar estratégias de ensino para capacitação de cuidadores informais na prevenção de úlcera por pressão em pessoas restritas ao leito no cenário domiciliário. Metodologia: utilizou-se a revisão integrativa como método. Buscou-se artigos publicados em português ou inglês no período de 2012 a 2014, com abordagem de estratégias de ensino a respeito de prevenção de UPP no ambiente domiciliar implementadas com cuidadores brasileiros, nas bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE, IBECS, Index Psicologia-tese e Coleciona SUS por meio dos descritores controlados: Ensino, Educação em Saúde, Capacitação, Educação em Enfermagem, Úlcera por Pressão, Prevenção de doenças e os descritores não-controlados Cuidador Informal e Cuidador Familiar. Resultados: Foram identificados 49 estudos e a amostra foi composta por quatro estudos que atenderam aos critérios de inclusão. A análise dos resultados permitiu identificar três estratégias de ensino: Sessão-grupo operativo/roda de conversa; Demonstração; Grupo de terapia ocupacional que resultaram em mudanças no comportamento dos cuidadores na prática com redução da ocorrência de UPP. Conclusão: A educação em saúde é uma estratégia fundamental para a capacitação do cuidador, de forma a permitir que ele compreenda o processo do cuidar, para atuar na prevenção de eventos adversos como a UPP. |
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Eline Lima BorgesSelme Silqueira de MatosMaria Helena Teixeira Piastrelli2019-08-13T22:19:44Z2019-08-13T22:19:44Z2015-06-27http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWHKUNa Atenção Domiciliar a prevalência e incidência de úlcera por pressão (UPP) variam entre 0% e 29% e 0% e 17%, respectivamente. A identificação de estratégia de ensino eficiente para a capacitação do cuidador informal na prevenção UPP em pessoas restritas ao leito é premente para mudar os dados estatísticos apresentados pelas instituições brasileiras. Objetivo: Identificar estratégias de ensino para capacitação de cuidadores informais na prevenção de úlcera por pressão em pessoas restritas ao leito no cenário domiciliário. Metodologia: utilizou-se a revisão integrativa como método. Buscou-se artigos publicados em português ou inglês no período de 2012 a 2014, com abordagem de estratégias de ensino a respeito de prevenção de UPP no ambiente domiciliar implementadas com cuidadores brasileiros, nas bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE, IBECS, Index Psicologia-tese e Coleciona SUS por meio dos descritores controlados: Ensino, Educação em Saúde, Capacitação, Educação em Enfermagem, Úlcera por Pressão, Prevenção de doenças e os descritores não-controlados Cuidador Informal e Cuidador Familiar. Resultados: Foram identificados 49 estudos e a amostra foi composta por quatro estudos que atenderam aos critérios de inclusão. A análise dos resultados permitiu identificar três estratégias de ensino: Sessão-grupo operativo/roda de conversa; Demonstração; Grupo de terapia ocupacional que resultaram em mudanças no comportamento dos cuidadores na prática com redução da ocorrência de UPP. Conclusão: A educação em saúde é uma estratégia fundamental para a capacitação do cuidador, de forma a permitir que ele compreenda o processo do cuidar, para atuar na prevenção de eventos adversos como a UPP.In household care the prevalence and incidence of pressure ulcers (PU) vary between 0% and 29% and 0% and 17%, respectively. Identifying an effective teaching strategy for the training of informal caregivers in (PU) prevention in people confined to a bed is urgent in order to change the statistical data presented by Brazilian institutions. Objective: To identify teaching strategies for training of informal caregivers in pressure ulcer prevention in people confined to a bed in the home setting. Methodology: integrative review methods were used. Research was conducted through articles published in English or Portuguese in 2012 to 2014, with an approach of teaching strategies regarding pressure ulcer prevention in the home environment implemented with Brazilian caregivers in the databases LILACS, BDENF, MEDLINE, IBECS, Psychology Index and SUS collections, through controlled descriptors: Education, Health Education, Training, Education in Nursing, pressure ulcer, disease prevention and non-controlled descriptors, Informal Caregiver, and Family Caregiver. Results: We identified 49 studies and the sample was composed of four studies that met the inclusion criteria. The analysis identified three teaching strategies: Operative group session / conversation wheel; Demonstration; Group of occupational therapy that resulted in changes in the behavior of caregivers in practice with reducing the occurrence of pressure ulcers. Conclusion: Health education is a key strategy for the training of caregivers in order to allow them to understand the process of care and to act in preventing adverse events such as pressure ulcers.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação de recursos humanos em saúdeEducação em enfermagemEnsinoÚlcera por pressão eCapacitaçãocuidadorEstratégias de ensino para capacitação de cuidadores informais na prevenção de úlcera por pressãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmaria_helena_teixeira_piastrelli.pdfapplication/pdf7263901https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZWHKU/1/maria_helena_teixeira_piastrelli.pdf97015ca1b86aeed8ad5c383e1a73329eMD51TEXTmaria_helena_teixeira_piastrelli.pdf.txtmaria_helena_teixeira_piastrelli.pdf.txtExtracted texttext/plain60028https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZWHKU/2/maria_helena_teixeira_piastrelli.pdf.txt7e28fab4a754bb868eadf756bdd9d04aMD521843/BUBD-9ZWHKU2019-11-14 08:28:58.635oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZWHKURepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:28:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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