YouTube, juventude e escola em conexão: a produção da aprendizagem ciborgue

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marco Polo Oliveira da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADUKYJ
Resumo: Desde sua criação, o YouTube é o maior site de compartilhamento de vídeos da web. Seu sucesso decorre, principalmente, da exibição de vídeos produzidos para fins de entretenimento, assistidos predominantemente pelo público jovem. A juventude ciborgue utiliza o YouTube não apenas para diversão, mas também para estudar os conteúdos curriculares. Neste contexto, a pesquisa realizada teve como foco o seguinte problema: como as videoaulas no YouTube alteram as formas de aprendizagem dos conteúdos curriculares pela juventude ciborgue? Para construir possíveis entendimentos do problema proposto, utilizou-se como metodologia, de modo articulado, elementos da netnografia, em canais do YouTube que disponibilizam videoaulas sobre conteúdos curriculares, observação de três turmas de uma escola pública de Ensino Médio, entrevistas com alunos/as e educadores/as e aplicação de questionários. A fim de analisar o grupo investigado e compreender as características multifacetadas do fenômeno observado, utilizei como referencial teórico autores/as do campo das juventudes e do campo dos Estudos Culturais, bem como as principais referências sobre as tecnologias digitais. Foi possível perceber com esta pesquisa que o uso do YouTube por parte dos/as alunos/as no percurso educacional se insere em um processo de mudança cultural que permeia as atitudes e comportamentos de uma juventude ciborgue. Tais mudanças podem alterar de maneira significativa as relações entre as culturas juvenis, a cultura escolar e a aprendizagem. Portanto, nesta dissertação argumento que a aprendizagem dos conteúdos curriculares está ciborguizada de tal forma, que elementos da cibercultura, da cultura escolar e da cultura juvenil se fundem na composição dos modos de estudar e aprender da juventude contemporânea. Tais formas de aprendizagem estão intimamente vinculadas às multiplicidades das formas de existência dos/as jovens ciborgues que cursam o Ensino Médio. Foi possível perceber ao longo da pesquisa que alguns/algumas jovens afirmaram que, quando utilizaram o YouTube para estudar os conteúdos curriculares, foram capazes de aprender de uma maneira mais rápida do que em sala de aula. Também foi possível observar que elementos da cultura juvenil, quando estão presentes nas videoaulas do YouTube, atuam na produção de sentido para os conteúdos curriculares. Situação semelhante também ocorre na escola quando há a presença de elementos da cultura juvenil e da cibercultura, que quando são incluídos nos processos educacionais, também produzem sentidos para os conteúdos curriculares. No que diz respeito às formas de aprender, é possível perceber que para a maior parte das pessoas pesquisadas, as tecnologias alteraram os processos de construção do conhecimento, inserindo-se em diferentes momentos da escolarização. E por isso é possível falar de uma aprendizagem ciborgue. Uma forma de aprender que integra os recursos analógicos comuns nas escolas com as tecnologias digitais e as conexões que elas produzem com o ciberespaço e com a cibercultura.
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spelling Shirlei Rezende SalesMarco Polo Oliveira da Silva2019-08-14T20:23:27Z2019-08-14T20:23:27Z2016-06-30http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADUKYJDesde sua criação, o YouTube é o maior site de compartilhamento de vídeos da web. Seu sucesso decorre, principalmente, da exibição de vídeos produzidos para fins de entretenimento, assistidos predominantemente pelo público jovem. A juventude ciborgue utiliza o YouTube não apenas para diversão, mas também para estudar os conteúdos curriculares. Neste contexto, a pesquisa realizada teve como foco o seguinte problema: como as videoaulas no YouTube alteram as formas de aprendizagem dos conteúdos curriculares pela juventude ciborgue? Para construir possíveis entendimentos do problema proposto, utilizou-se como metodologia, de modo articulado, elementos da netnografia, em canais do YouTube que disponibilizam videoaulas sobre conteúdos curriculares, observação de três turmas de uma escola pública de Ensino Médio, entrevistas com alunos/as e educadores/as e aplicação de questionários. A fim de analisar o grupo investigado e compreender as características multifacetadas do fenômeno observado, utilizei como referencial teórico autores/as do campo das juventudes e do campo dos Estudos Culturais, bem como as principais referências sobre as tecnologias digitais. Foi possível perceber com esta pesquisa que o uso do YouTube por parte dos/as alunos/as no percurso educacional se insere em um processo de mudança cultural que permeia as atitudes e comportamentos de uma juventude ciborgue. Tais mudanças podem alterar de maneira significativa as relações entre as culturas juvenis, a cultura escolar e a aprendizagem. Portanto, nesta dissertação argumento que a aprendizagem dos conteúdos curriculares está ciborguizada de tal forma, que elementos da cibercultura, da cultura escolar e da cultura juvenil se fundem na composição dos modos de estudar e aprender da juventude contemporânea. Tais formas de aprendizagem estão intimamente vinculadas às multiplicidades das formas de existência dos/as jovens ciborgues que cursam o Ensino Médio. Foi possível perceber ao longo da pesquisa que alguns/algumas jovens afirmaram que, quando utilizaram o YouTube para estudar os conteúdos curriculares, foram capazes de aprender de uma maneira mais rápida do que em sala de aula. Também foi possível observar que elementos da cultura juvenil, quando estão presentes nas videoaulas do YouTube, atuam na produção de sentido para os conteúdos curriculares. Situação semelhante também ocorre na escola quando há a presença de elementos da cultura juvenil e da cibercultura, que quando são incluídos nos processos educacionais, também produzem sentidos para os conteúdos curriculares. No que diz respeito às formas de aprender, é possível perceber que para a maior parte das pessoas pesquisadas, as tecnologias alteraram os processos de construção do conhecimento, inserindo-se em diferentes momentos da escolarização. E por isso é possível falar de uma aprendizagem ciborgue. Uma forma de aprender que integra os recursos analógicos comuns nas escolas com as tecnologias digitais e as conexões que elas produzem com o ciberespaço e com a cibercultura.Since its inception, YouTube is the largest video sharing site on the web. Its success is mainly due to the display of videos produced for entertainment purposes, attended predominantly by young people. The cyborg youth uses YouTube not only for fun but also to study the curriculum contents. In this context, the research carried out was focused on the following problem: how the video lessons on YouTube alter forms of learning curriculum contents for youth cyborg? To build possible understandings of the proposed problem, was used as methodology, pivotally, netnographic elements in YouTube channels that provide video lessons on curriculum contents, observation of three classes of a high school public school, interviews with students and educators and application of questionnaires. In order to analyze the group investigated and understand the multifaceted features of the observed phenomenon, I used as theoretical framework authors of the youth field and the Cultural Studies field, as well as the main references on digital technologies. From this research it was possible to realize that the use of YouTube by students in the educational route is part of a process of cultural change that permeates the attitudes and behaviors of a cyborg youth. Such changes can significantly alter the relationships between the youth cultures, the school culture and the learning. Therefore, this dissertation, I argue that the learning of curriculum contents is cyborg, so that elements of cyberculture, school culture and youth culture are fused in the composition of the ways of studying and learning of contemporary youth. Such forms of learning are closely linked to the multiplicity of existence forms of the young cyborgs who attend high school. It could be observed during the research that some young people said that when used YouTube to study the curriculum contents, they were able to learn in a faster way than in the classroom. It was also observed that elements of youth culture, when they are present in the YouTube video lessons, work in the production of meaning for curriculum contents. A similar situation also occurs in school when there is the presence of elements of youth culture and cyberculture, which when included in educational processes, also produce meanings for the curriculum contents. With regard to ways of learning, it is possible to realize that for most of the people surveyed, the technologies changed the knowledge construction processes, inserting at different times of schooling. And so it is possible to speak of a cyborg learning. One way of learning that integrates the common analog resources in schools with digital technologies and the connections that they produce with cyberspace and cyberculture.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEnsino audiovisualEducaçãoCiberculturaJuventudeTecnologia educacionalYouTube (Recurso eletrônico)Ensino médioEnsino MédioAprendizagem CiborgueCultura juvenilCiberculturaJuventudeYouTubeYouTube, juventude e escola em conexão: a produção da aprendizagem ciborgueinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_marco_polo_youtube_juventude_e_escola.pdfapplication/pdf5044862https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ADUKYJ/1/disserta__o_marco_polo_youtube_juventude_e_escola.pdf20fd5494b2a8e8ca5cb389328092cce8MD51TEXTdisserta__o_marco_polo_youtube_juventude_e_escola.pdf.txtdisserta__o_marco_polo_youtube_juventude_e_escola.pdf.txtExtracted texttext/plain363275https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ADUKYJ/2/disserta__o_marco_polo_youtube_juventude_e_escola.pdf.txtad063a544183c1366acc94d2b39ac905MD521843/BUBD-ADUKYJ2019-11-14 14:36:59.175oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ADUKYJRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:36:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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