Um método para transcrição de termos biomédicos e um protótipo de ferramenta didática para ensino de lógica em ontologia aplicada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guilherme Francis de Noronha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ECIP-AUPHKG
Resumo: O campo de ontologia aplicada está em ascensão devido à modernização dos sistemas de informação e à necessidade de atribuição semântica tanto de domínios especializados quanto da web. É então feito um grande esforço para a formalização do conteúdo para que sejam passíveis de leitura por máquinas computacionais e que informação implícita se transforme em informação explícita. A Construção de ontologias envolve um esforço que exige Interdisciplinaridade dos envolvidos por tratar de assunto especializado. Além do conhecimento de ontologia aplicada, o profissional da ciência da informação deve ter noções de sistemas de informação e tecnologia, lógica descritiva e apoio de um especialista do domínio. Com o suportedestas três bases, se torna possível construir uma ontologia bem fundamentada que atende aos requisitos da representação da informação. Contudo, notou-se que profissionais da ciência da informação nem sempre cursam disciplinas que envolvam a parte lógica da construção de ontologias. A lógica pertence ao núcleo da construçãode uma ontologia, mas ela não é usada de maneira adequada para aproveitar seu potencial. Este trabalho é uma tentativa de esclarecer o uso da lógica em ontologias. Para isto, foi criado um método de transcrição de definições formais para lógica descritiva utilizada em ontologias. A validação deste método foi testada com a transcrição de definições formais da Blood Ontology e o auxílio de motores deinferências para ontologias. Além disso, propôs-se a criação de um sistema online (nomeado como OntoLogica) voltado à didática do ensino da lógica para sistemas de ontologia aplicada. Este sistema, que foi prototipado, auxiliará aos usuários na criação e transcrição de definições para a lógica utilizando-se do método proposto neste trabalho. Os resultados das transcrições geraram inferências corretas e outras que foram consideradas equivocadas. Conclui-se que as transcrições são importantes por deduzirem conhecimento novo, mas que o campo precisa de cuidados para definição de definições biomédicos e também para sua transcrição.
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Com o suportedestas três bases, se torna possível construir uma ontologia bem fundamentada que atende aos requisitos da representação da informação. Contudo, notou-se que profissionais da ciência da informação nem sempre cursam disciplinas que envolvam a parte lógica da construção de ontologias. A lógica pertence ao núcleo da construçãode uma ontologia, mas ela não é usada de maneira adequada para aproveitar seu potencial. Este trabalho é uma tentativa de esclarecer o uso da lógica em ontologias. Para isto, foi criado um método de transcrição de definições formais para lógica descritiva utilizada em ontologias. A validação deste método foi testada com a transcrição de definições formais da Blood Ontology e o auxílio de motores deinferências para ontologias. Além disso, propôs-se a criação de um sistema online (nomeado como OntoLogica) voltado à didática do ensino da lógica para sistemas de ontologia aplicada. Este sistema, que foi prototipado, auxiliará aos usuários na criação e transcrição de definições para a lógica utilizando-se do método proposto neste trabalho. Os resultados das transcrições geraram inferências corretas e outras que foram consideradas equivocadas. Conclui-se que as transcrições são importantes por deduzirem conhecimento novo, mas que o campo precisa de cuidados para definição de definições biomédicos e também para sua transcrição.The field of applied ontology is increasing due to modernization of information systems and need of its semantization, that includes from specialist domains to the web. So is done a great effort to formalize the contents in a way that allow it be processed by computers and transform explicit information into implicit one. Nevertheless, the building process of ontologies needs an effort that requires interdisciplinarity of the responsible staff, because it involves specialist knowledge. In additionto the knowledge of applied ontology, the science information professional needs to count on knowledge from information systems and technology, knowledge from descriptive logic and support from a specialist in the realm to be built. Only with the support of these three bases will be possible to build an ontology well-grounded which attends all requisites of information representation. However, is realized thatscience information professionals not always do courses that teach the logical content that involves ontologies construction. The logic belongs to the core of ontology theory, but its not used in a suitable way to improve its potential. Therefore this work is an initiative to elucidate the use of logic in ontology based systems. To reach that, it was created a method of transcription of formal definitions based in description logic used by ontologies. The validation of the method was tested with the transcriptions of some definitions of Blood Ontology and checked with help of reasoners. Furthermore, it was proposed an online system (called OntoLogica) to help the teaching of logic in applied ontology systems. OntoLogica, which was prototyped, will help its users to create and transcript formal definitions to logic using the method proposed in this work. The results of the transcriptions made generated correct and also incorrect inferences. The conclusion of this work was thetranscriptions are important because they acquire new knowledge, but the field still needs cautions to define and transcript formal definitions.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCiência da informaçãoInferencia (Logica)Ontologias (Recuperação da informação)editores de ontologiaontologia aplicadalógica descritivainferências automáticasUm método para transcrição de termos biomédicos e um protótipo de ferramenta didática para ensino de lógica em ontologia aplicadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o___guilherme_noronha___final.pdfapplication/pdf5407679https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECIP-AUPHKG/1/disserta__o___guilherme_noronha___final.pdfcfbe6a3ec6c9271d4666547402d1a4b5MD51TEXTdisserta__o___guilherme_noronha___final.pdf.txtdisserta__o___guilherme_noronha___final.pdf.txtExtracted texttext/plain264802https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECIP-AUPHKG/2/disserta__o___guilherme_noronha___final.pdf.txt3200894776338f741ece619f604dbf79MD521843/ECIP-AUPHKG2022-05-31 15:02:17.164oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECIP-AUPHKGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-05-31T18:02:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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