As vitrines da civilização: referências estrangeiras na instrução pública em Minas Gerais no século XIX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rita Cristina Lima Lages e Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FYFES
Resumo: Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa sobre as experiências dos países estrangeiros, consideradas bem sucedidas, que serviram como parâmetros para os dirigentes políticos e educacionais na elaboração de propostas para o ensino público da Província de Minas Gerais no período compreendido entre a Independência, em 1822, e a Proclamação da República, em 1889. Entre os vários projetos que convergiriam para a formação do Estado Nacional, aqueles pertinentes à educação pública se evidenciaram como um dos fundamentais investimentos. A principal base empírica deste trabalho são as análises dos Relatórios de Presidentes de Província do Estado de Minas Gerais, produzidos ao longo do século XIX. Outros documentos, sobretudo as publicações da imprensa periódica, aportam elementos enriquecedores para análises. No domínio das proposições teórico-metodológicas para abordagem dos exemplos referenciados, considera-se que a circulação de conhecimentos promovida tanto pela mobilidade de sujeitos em diferentes espaços culturais, no caso, em países estrangeiros, quanto pelo recurso da circulação de impressos de um modo geral proporcionou condições que possibilitaram a apropriação das expertises estrangeiras. Ainda nesse movimento, considera-se os sujeitos produtores dos discursos como mediadores culturais, enquanto detentores de características que promoveram a aquisição dos conhecimentos de outras culturas, que se mostraram válidos à solução dos problemas do campo da educação pública em Minas Gerais.
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