Cultura ilustrada e educação conservadora: Bernardo Vasconcelos e sua Carta aos Senhores Eleitores (1828)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalvit Greiner de Paula
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Luciano Mendes de Faria Filho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e120
http://hdl.handle.net/1843/68182
http://orcid.org/0000-0002-4091-3926
http://orcid.org/0000-0002-1023-7138
Resumo: A partir de la Carta aos Senhores Eleitores da Província de Minas Gerais de 1828, de Bernardo Vasconcelos, presentamos nuestra comprensión del pensamiento ilustrado en Brasil, desde la Inconfidencia Minera (1789) hasta el Primer Reinado (1822-1840), y sus implicaciones con la educación. En esta fuente documental, analizada bajo el marco teórico de la historia de los conceptos y sus usos, de Reinhart Koselleck, percibimos las influencias de la Ilustración Europea en el repertorio de nuestra élite política. Consideramos, en parte, que el proyecto inconfidente mantuvo su continuidad en el discurso y las acciones de Vasconcelos, demostrando que el pensamiento escolar en el Imperio también significaba una centralización conservadora.
id UFMG_babc99b2b57d87cad1efdc45f532345d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/68182
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Cultura ilustrada e educação conservadora: Bernardo Vasconcelos e sua Carta aos Senhores Eleitores (1828)Cultura ilustrada y educacion conservadora: Bernardo Vasconcelos y su Carta a Los Estimados Votantes (1828)Brasil ImpérioEducação liberalCivilização e educaçãoAnálise do discursoBrasil imperialEducaçãoCivilizaçãoA partir de la Carta aos Senhores Eleitores da Província de Minas Gerais de 1828, de Bernardo Vasconcelos, presentamos nuestra comprensión del pensamiento ilustrado en Brasil, desde la Inconfidencia Minera (1789) hasta el Primer Reinado (1822-1840), y sus implicaciones con la educación. En esta fuente documental, analizada bajo el marco teórico de la historia de los conceptos y sus usos, de Reinhart Koselleck, percibimos las influencias de la Ilustración Europea en el repertorio de nuestra élite política. Consideramos, en parte, que el proyecto inconfidente mantuvo su continuidad en el discurso y las acciones de Vasconcelos, demostrando que el pensamiento escolar en el Imperio también significaba una centralización conservadora.Partindo da Carta aos Senhores Eleitores da Província de Minas Gerais de 1828, de Bernardo Vasconcelos, apresentamos nossa compreensão sobre o pensamento ilustrado no Brasil, da Inconfidência Mineira (1789) ao Primeiro Reinado (1822-1840), e suas implicações com a educação. Nessa fonte documental, analisada sob o referencial teórico da história dos conceitos e de seus usos, de Reinhart Koselleck, percebemos as influências do iluminismo europeu no repertório de nossa elite política. Consideramos, parcialmente, que o projeto inconfidente manteve sua continuidade no discurso e nas ações de Vasconcelos demonstrando que a escola pensada no Império também significou uma centralização conservadora.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃOUFMG2024-05-10T18:29:36Z2024-05-10T18:29:36Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdfhttps://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e1202238-0094http://hdl.handle.net/1843/68182http://orcid.org/0000-0002-4091-3926http://orcid.org/0000-0002-1023-7138porRevista brasileira de história da educaçãoDalvit Greiner de PaulaLuciano Mendes de Faria Filhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-05-10T18:29:36Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/68182Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-05-10T18:29:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura ilustrada e educação conservadora: Bernardo Vasconcelos e sua Carta aos Senhores Eleitores (1828)
Cultura ilustrada y educacion conservadora: Bernardo Vasconcelos y su Carta a Los Estimados Votantes (1828)
title Cultura ilustrada e educação conservadora: Bernardo Vasconcelos e sua Carta aos Senhores Eleitores (1828)
spellingShingle Cultura ilustrada e educação conservadora: Bernardo Vasconcelos e sua Carta aos Senhores Eleitores (1828)
Dalvit Greiner de Paula
Brasil Império
Educação liberal
Civilização e educação
Análise do discurso
Brasil imperial
Educação
Civilização
title_short Cultura ilustrada e educação conservadora: Bernardo Vasconcelos e sua Carta aos Senhores Eleitores (1828)
title_full Cultura ilustrada e educação conservadora: Bernardo Vasconcelos e sua Carta aos Senhores Eleitores (1828)
title_fullStr Cultura ilustrada e educação conservadora: Bernardo Vasconcelos e sua Carta aos Senhores Eleitores (1828)
title_full_unstemmed Cultura ilustrada e educação conservadora: Bernardo Vasconcelos e sua Carta aos Senhores Eleitores (1828)
title_sort Cultura ilustrada e educação conservadora: Bernardo Vasconcelos e sua Carta aos Senhores Eleitores (1828)
author Dalvit Greiner de Paula
author_facet Dalvit Greiner de Paula
Luciano Mendes de Faria Filho
author_role author
author2 Luciano Mendes de Faria Filho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalvit Greiner de Paula
Luciano Mendes de Faria Filho
dc.subject.por.fl_str_mv Brasil Império
Educação liberal
Civilização e educação
Análise do discurso
Brasil imperial
Educação
Civilização
topic Brasil Império
Educação liberal
Civilização e educação
Análise do discurso
Brasil imperial
Educação
Civilização
description A partir de la Carta aos Senhores Eleitores da Província de Minas Gerais de 1828, de Bernardo Vasconcelos, presentamos nuestra comprensión del pensamiento ilustrado en Brasil, desde la Inconfidencia Minera (1789) hasta el Primer Reinado (1822-1840), y sus implicaciones con la educación. En esta fuente documental, analizada bajo el marco teórico de la historia de los conceptos y sus usos, de Reinhart Koselleck, percibimos las influencias de la Ilustración Europea en el repertorio de nuestra élite política. Consideramos, en parte, que el proyecto inconfidente mantuvo su continuidad en el discurso y las acciones de Vasconcelos, demostrando que el pensamiento escolar en el Imperio también significaba una centralización conservadora.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2024-05-10T18:29:36Z
2024-05-10T18:29:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e120
2238-0094
http://hdl.handle.net/1843/68182
http://orcid.org/0000-0002-4091-3926
http://orcid.org/0000-0002-1023-7138
url https://doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e120
http://hdl.handle.net/1843/68182
http://orcid.org/0000-0002-4091-3926
http://orcid.org/0000-0002-1023-7138
identifier_str_mv 2238-0094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista brasileira de história da educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1823248068828463104