O desenho no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/48091 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo compreender a relevância da arte para o desenvolvimento infantil, conhecer a relação que as crianças estabelecem entre arte e desenho e o que pensam alguns teóricos sobre a importância do desenho. O trabalho buscou definir o que é arte analisando seus elementos constitutivos, desde os primórdios dos tempos, quando surgiram os primeiros registros na caverna, a trajetória do ensino da Arte no Brasil até os dias atuais e a concepção do desenho infantil. Destacou ainda o conhecimento das etapas do desenvolvimento gráfico da criança e sua relação com a evolução do desenvolvimento humano. Por fim, procurou-se descrever a maneira como as crianças desenham, como começam e como se desenvolvem. A partir do exposto chegou-se a conclusão de que o desenho infantil deve ser estimulado, não com a intenção de ensinar técnicas para as crianças, mas pelo fato de ser um importante processo de aprendizagem. É a oportunidade dela se expressar, de expor de forma concreta suas ideias e sentimentos, pois à medida que a criança desenha, ela aprende, se organiza e concretiza seus pensamentos. Ao mesmo tempo em que lhe dá autoconfiança por esta construindo e se expressando livremente. |
id |
UFMG_bb9e11158f7435361df4c2476fe1d56b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/48091 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
O desenho no processo de ensino-aprendizagem na educação infantilArteDesenhoCriançaEducaçãoArte - Estudo e ensinoDesenhoEducação de criançasEste trabalho tem por objetivo compreender a relevância da arte para o desenvolvimento infantil, conhecer a relação que as crianças estabelecem entre arte e desenho e o que pensam alguns teóricos sobre a importância do desenho. O trabalho buscou definir o que é arte analisando seus elementos constitutivos, desde os primórdios dos tempos, quando surgiram os primeiros registros na caverna, a trajetória do ensino da Arte no Brasil até os dias atuais e a concepção do desenho infantil. Destacou ainda o conhecimento das etapas do desenvolvimento gráfico da criança e sua relação com a evolução do desenvolvimento humano. Por fim, procurou-se descrever a maneira como as crianças desenham, como começam e como se desenvolvem. A partir do exposto chegou-se a conclusão de que o desenho infantil deve ser estimulado, não com a intenção de ensinar técnicas para as crianças, mas pelo fato de ser um importante processo de aprendizagem. É a oportunidade dela se expressar, de expor de forma concreta suas ideias e sentimentos, pois à medida que a criança desenha, ela aprende, se organiza e concretiza seus pensamentos. Ao mesmo tempo em que lhe dá autoconfiança por esta construindo e se expressando livremente.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias ContemporâneasUFMGEliette Aparecida Aleixohttp://lattes.cnpq.br/1620354910707197Kleumanery de Melo BarbozaElisângela Dias da Silva2022-12-16T12:13:16Z2022-12-16T12:13:16Z2012-10-08Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/48091porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-12-16T12:13:16Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/48091Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-12-16T12:13:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenho no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil |
title |
O desenho no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil |
spellingShingle |
O desenho no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil Elisângela Dias da Silva Arte Desenho Criança Educação Arte - Estudo e ensino Desenho Educação de crianças |
title_short |
O desenho no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil |
title_full |
O desenho no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil |
title_fullStr |
O desenho no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil |
title_full_unstemmed |
O desenho no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil |
title_sort |
O desenho no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil |
author |
Elisângela Dias da Silva |
author_facet |
Elisângela Dias da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Eliette Aparecida Aleixo http://lattes.cnpq.br/1620354910707197 Kleumanery de Melo Barboza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Elisângela Dias da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Desenho Criança Educação Arte - Estudo e ensino Desenho Educação de crianças |
topic |
Arte Desenho Criança Educação Arte - Estudo e ensino Desenho Educação de crianças |
description |
Este trabalho tem por objetivo compreender a relevância da arte para o desenvolvimento infantil, conhecer a relação que as crianças estabelecem entre arte e desenho e o que pensam alguns teóricos sobre a importância do desenho. O trabalho buscou definir o que é arte analisando seus elementos constitutivos, desde os primórdios dos tempos, quando surgiram os primeiros registros na caverna, a trajetória do ensino da Arte no Brasil até os dias atuais e a concepção do desenho infantil. Destacou ainda o conhecimento das etapas do desenvolvimento gráfico da criança e sua relação com a evolução do desenvolvimento humano. Por fim, procurou-se descrever a maneira como as crianças desenham, como começam e como se desenvolvem. A partir do exposto chegou-se a conclusão de que o desenho infantil deve ser estimulado, não com a intenção de ensinar técnicas para as crianças, mas pelo fato de ser um importante processo de aprendizagem. É a oportunidade dela se expressar, de expor de forma concreta suas ideias e sentimentos, pois à medida que a criança desenha, ela aprende, se organiza e concretiza seus pensamentos. Ao mesmo tempo em que lhe dá autoconfiança por esta construindo e se expressando livremente. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-08 2022-12-16T12:13:16Z 2022-12-16T12:13:16Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Monografia (especialização) |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/48091 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/48091 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829715199033344 |