O desenho no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elisângela Dias da Silva
Data de Publicação: 2012
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/48091
Resumo: Este trabalho tem por objetivo compreender a relevância da arte para o desenvolvimento infantil, conhecer a relação que as crianças estabelecem entre arte e desenho e o que pensam alguns teóricos sobre a importância do desenho. O trabalho buscou definir o que é arte analisando seus elementos constitutivos, desde os primórdios dos tempos, quando surgiram os primeiros registros na caverna, a trajetória do ensino da Arte no Brasil até os dias atuais e a concepção do desenho infantil. Destacou ainda o conhecimento das etapas do desenvolvimento gráfico da criança e sua relação com a evolução do desenvolvimento humano. Por fim, procurou-se descrever a maneira como as crianças desenham, como começam e como se desenvolvem. A partir do exposto chegou-se a conclusão de que o desenho infantil deve ser estimulado, não com a intenção de ensinar técnicas para as crianças, mas pelo fato de ser um importante processo de aprendizagem. É a oportunidade dela se expressar, de expor de forma concreta suas ideias e sentimentos, pois à medida que a criança desenha, ela aprende, se organiza e concretiza seus pensamentos. Ao mesmo tempo em que lhe dá autoconfiança por esta construindo e se expressando livremente.
id UFMG_bb9e11158f7435361df4c2476fe1d56b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/48091
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling O desenho no processo de ensino-aprendizagem na educação infantilArteDesenhoCriançaEducaçãoArte - Estudo e ensinoDesenhoEducação de criançasEste trabalho tem por objetivo compreender a relevância da arte para o desenvolvimento infantil, conhecer a relação que as crianças estabelecem entre arte e desenho e o que pensam alguns teóricos sobre a importância do desenho. O trabalho buscou definir o que é arte analisando seus elementos constitutivos, desde os primórdios dos tempos, quando surgiram os primeiros registros na caverna, a trajetória do ensino da Arte no Brasil até os dias atuais e a concepção do desenho infantil. Destacou ainda o conhecimento das etapas do desenvolvimento gráfico da criança e sua relação com a evolução do desenvolvimento humano. Por fim, procurou-se descrever a maneira como as crianças desenham, como começam e como se desenvolvem. A partir do exposto chegou-se a conclusão de que o desenho infantil deve ser estimulado, não com a intenção de ensinar técnicas para as crianças, mas pelo fato de ser um importante processo de aprendizagem. É a oportunidade dela se expressar, de expor de forma concreta suas ideias e sentimentos, pois à medida que a criança desenha, ela aprende, se organiza e concretiza seus pensamentos. Ao mesmo tempo em que lhe dá autoconfiança por esta construindo e se expressando livremente.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias ContemporâneasUFMGEliette Aparecida Aleixohttp://lattes.cnpq.br/1620354910707197Kleumanery de Melo BarbozaElisângela Dias da Silva2022-12-16T12:13:16Z2022-12-16T12:13:16Z2012-10-08Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/48091porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-12-16T12:13:16Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/48091Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-12-16T12:13:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenho no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil
title O desenho no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil
spellingShingle O desenho no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil
Elisângela Dias da Silva
Arte
Desenho
Criança
Educação
Arte - Estudo e ensino
Desenho
Educação de crianças
title_short O desenho no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil
title_full O desenho no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil
title_fullStr O desenho no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil
title_full_unstemmed O desenho no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil
title_sort O desenho no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil
author Elisângela Dias da Silva
author_facet Elisângela Dias da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Eliette Aparecida Aleixo
http://lattes.cnpq.br/1620354910707197
Kleumanery de Melo Barboza
dc.contributor.author.fl_str_mv Elisângela Dias da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Desenho
Criança
Educação
Arte - Estudo e ensino
Desenho
Educação de crianças
topic Arte
Desenho
Criança
Educação
Arte - Estudo e ensino
Desenho
Educação de crianças
description Este trabalho tem por objetivo compreender a relevância da arte para o desenvolvimento infantil, conhecer a relação que as crianças estabelecem entre arte e desenho e o que pensam alguns teóricos sobre a importância do desenho. O trabalho buscou definir o que é arte analisando seus elementos constitutivos, desde os primórdios dos tempos, quando surgiram os primeiros registros na caverna, a trajetória do ensino da Arte no Brasil até os dias atuais e a concepção do desenho infantil. Destacou ainda o conhecimento das etapas do desenvolvimento gráfico da criança e sua relação com a evolução do desenvolvimento humano. Por fim, procurou-se descrever a maneira como as crianças desenham, como começam e como se desenvolvem. A partir do exposto chegou-se a conclusão de que o desenho infantil deve ser estimulado, não com a intenção de ensinar técnicas para as crianças, mas pelo fato de ser um importante processo de aprendizagem. É a oportunidade dela se expressar, de expor de forma concreta suas ideias e sentimentos, pois à medida que a criança desenha, ela aprende, se organiza e concretiza seus pensamentos. Ao mesmo tempo em que lhe dá autoconfiança por esta construindo e se expressando livremente.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-08
2022-12-16T12:13:16Z
2022-12-16T12:13:16Z
dc.type.driver.fl_str_mv Monografia (especialização)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/48091
url http://hdl.handle.net/1843/48091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829715199033344