Canção popular e criação cênica na intervenção urbana Naquela Bairro Encantado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eberth Guimaraes da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9B7GPP
Resumo: Esta dissertação, de caráter teórico-prático, tem por finalidade a investigação da utilização de canções populares urbanas na intervenção Naquele Bairro Encantado, caracterizada por ser um trabalho de improvisação com máscaras expressivas em uma região tradicional da cidade de Belo Horizonte. A busca pela compreensão das canções como elemento dramatúrgico da intervenção instigou a necessidade de entendimento do que é a canção e da relação letra e melodia em sua estrutura. A partir da Semiótica da Canção pudemos encontrar os processos de identificação de uma canção e, em seguida, analisamos o discurso dessas canções no processo de criação e na performance com o público. O espaço de apresentação também foi considerado como elemento dramatúrgico e influenciador da peculiaridade da intervenção. Evidenciou-se a força dramatúrgica da canção especificamente nessa intervenção, proporcionando maior aproximação com o público, revelando emoções e conduzindo as açõesimprovisadas.
id UFMG_bc12c3753f6543dbf13fa140726a8af0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-9B7GPP
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maurilio Andrade RochaMariana de Lima e MunizLuiz Otavio Carvalho Goncalves de SouzaDavi de Oliveira PintoEberth Guimaraes da Silva2019-08-14T14:29:21Z2019-08-14T14:29:21Z2012-10-23http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9B7GPPEsta dissertação, de caráter teórico-prático, tem por finalidade a investigação da utilização de canções populares urbanas na intervenção Naquele Bairro Encantado, caracterizada por ser um trabalho de improvisação com máscaras expressivas em uma região tradicional da cidade de Belo Horizonte. A busca pela compreensão das canções como elemento dramatúrgico da intervenção instigou a necessidade de entendimento do que é a canção e da relação letra e melodia em sua estrutura. A partir da Semiótica da Canção pudemos encontrar os processos de identificação de uma canção e, em seguida, analisamos o discurso dessas canções no processo de criação e na performance com o público. O espaço de apresentação também foi considerado como elemento dramatúrgico e influenciador da peculiaridade da intervenção. Evidenciou-se a força dramatúrgica da canção especificamente nessa intervenção, proporcionando maior aproximação com o público, revelando emoções e conduzindo as açõesimprovisadas.This dissertation, theoretical and practical aims at investigating the use of popular songs in urban intervention Naquele bairro encantado, characterized by being a work of improvisation with expressive masks in a traditional area of the city of Belo Horizonte. The quest forunderstanding the songs as part of dramaturgical intervention prompted the need to understand what is the song and the lyrics and melody relationship in its structure. From the Semiótica da Canção could find the process of identification of a song and then we analyzed the speech of these songs in the process of creation and performance with the audience. The presentation space was also considered as an element of uniqueness and influential dramaturgical intervention. Revealed the strength of the song specifically this dramaturgical intervention, providing a closer relationship with the public, revealing emotions and actionsleading improvised.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTeatro de máscarasImprovisação (Representação teatral)Performance (Arte)Música SemióticaMúsica popularIntervenções urbanasLagoinha (Belo Horizonte, MG)Intervenção urbanaCanção popularCanção popular e criação cênica na intervenção urbana Naquela Bairro Encantadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o___eberth_guimar_es_da_silva.pdfapplication/pdf4214367https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9B7GPP/1/disserta__o___eberth_guimar_es_da_silva.pdf58998978bdf4c50e4891045dd1d32607MD51TEXTdisserta__o___eberth_guimar_es_da_silva.pdf.txtdisserta__o___eberth_guimar_es_da_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain207260https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9B7GPP/2/disserta__o___eberth_guimar_es_da_silva.pdf.txtd50900f46efff1a4deeab2ee2119dec5MD521843/JSSS-9B7GPP2019-11-14 15:12:16.046oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-9B7GPPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:12:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Canção popular e criação cênica na intervenção urbana Naquela Bairro Encantado
title Canção popular e criação cênica na intervenção urbana Naquela Bairro Encantado
spellingShingle Canção popular e criação cênica na intervenção urbana Naquela Bairro Encantado
Eberth Guimaraes da Silva
Intervenção urbana
Canção popular
Teatro de máscaras
Improvisação (Representação teatral)
Performance (Arte)
Música Semiótica
Música popular
Intervenções urbanas
Lagoinha (Belo Horizonte, MG)
title_short Canção popular e criação cênica na intervenção urbana Naquela Bairro Encantado
title_full Canção popular e criação cênica na intervenção urbana Naquela Bairro Encantado
title_fullStr Canção popular e criação cênica na intervenção urbana Naquela Bairro Encantado
title_full_unstemmed Canção popular e criação cênica na intervenção urbana Naquela Bairro Encantado
title_sort Canção popular e criação cênica na intervenção urbana Naquela Bairro Encantado
author Eberth Guimaraes da Silva
author_facet Eberth Guimaraes da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maurilio Andrade Rocha
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Mariana de Lima e Muniz
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Luiz Otavio Carvalho Goncalves de Souza
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Davi de Oliveira Pinto
dc.contributor.author.fl_str_mv Eberth Guimaraes da Silva
contributor_str_mv Maurilio Andrade Rocha
Mariana de Lima e Muniz
Luiz Otavio Carvalho Goncalves de Souza
Davi de Oliveira Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção urbana
Canção popular
topic Intervenção urbana
Canção popular
Teatro de máscaras
Improvisação (Representação teatral)
Performance (Arte)
Música Semiótica
Música popular
Intervenções urbanas
Lagoinha (Belo Horizonte, MG)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Teatro de máscaras
Improvisação (Representação teatral)
Performance (Arte)
Música Semiótica
Música popular
Intervenções urbanas
Lagoinha (Belo Horizonte, MG)
description Esta dissertação, de caráter teórico-prático, tem por finalidade a investigação da utilização de canções populares urbanas na intervenção Naquele Bairro Encantado, caracterizada por ser um trabalho de improvisação com máscaras expressivas em uma região tradicional da cidade de Belo Horizonte. A busca pela compreensão das canções como elemento dramatúrgico da intervenção instigou a necessidade de entendimento do que é a canção e da relação letra e melodia em sua estrutura. A partir da Semiótica da Canção pudemos encontrar os processos de identificação de uma canção e, em seguida, analisamos o discurso dessas canções no processo de criação e na performance com o público. O espaço de apresentação também foi considerado como elemento dramatúrgico e influenciador da peculiaridade da intervenção. Evidenciou-se a força dramatúrgica da canção especificamente nessa intervenção, proporcionando maior aproximação com o público, revelando emoções e conduzindo as açõesimprovisadas.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-10-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T14:29:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T14:29:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9B7GPP
url http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9B7GPP
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9B7GPP/1/disserta__o___eberth_guimar_es_da_silva.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9B7GPP/2/disserta__o___eberth_guimar_es_da_silva.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 58998978bdf4c50e4891045dd1d32607
d50900f46efff1a4deeab2ee2119dec5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589469191798784