Canção popular e criação cênica na intervenção urbana Naquela Bairro Encantado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9B7GPP |
Resumo: | Esta dissertação, de caráter teórico-prático, tem por finalidade a investigação da utilização de canções populares urbanas na intervenção Naquele Bairro Encantado, caracterizada por ser um trabalho de improvisação com máscaras expressivas em uma região tradicional da cidade de Belo Horizonte. A busca pela compreensão das canções como elemento dramatúrgico da intervenção instigou a necessidade de entendimento do que é a canção e da relação letra e melodia em sua estrutura. A partir da Semiótica da Canção pudemos encontrar os processos de identificação de uma canção e, em seguida, analisamos o discurso dessas canções no processo de criação e na performance com o público. O espaço de apresentação também foi considerado como elemento dramatúrgico e influenciador da peculiaridade da intervenção. Evidenciou-se a força dramatúrgica da canção especificamente nessa intervenção, proporcionando maior aproximação com o público, revelando emoções e conduzindo as açõesimprovisadas. |
id |
UFMG_bc12c3753f6543dbf13fa140726a8af0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-9B7GPP |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maurilio Andrade RochaMariana de Lima e MunizLuiz Otavio Carvalho Goncalves de SouzaDavi de Oliveira PintoEberth Guimaraes da Silva2019-08-14T14:29:21Z2019-08-14T14:29:21Z2012-10-23http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9B7GPPEsta dissertação, de caráter teórico-prático, tem por finalidade a investigação da utilização de canções populares urbanas na intervenção Naquele Bairro Encantado, caracterizada por ser um trabalho de improvisação com máscaras expressivas em uma região tradicional da cidade de Belo Horizonte. A busca pela compreensão das canções como elemento dramatúrgico da intervenção instigou a necessidade de entendimento do que é a canção e da relação letra e melodia em sua estrutura. A partir da Semiótica da Canção pudemos encontrar os processos de identificação de uma canção e, em seguida, analisamos o discurso dessas canções no processo de criação e na performance com o público. O espaço de apresentação também foi considerado como elemento dramatúrgico e influenciador da peculiaridade da intervenção. Evidenciou-se a força dramatúrgica da canção especificamente nessa intervenção, proporcionando maior aproximação com o público, revelando emoções e conduzindo as açõesimprovisadas.This dissertation, theoretical and practical aims at investigating the use of popular songs in urban intervention Naquele bairro encantado, characterized by being a work of improvisation with expressive masks in a traditional area of the city of Belo Horizonte. The quest forunderstanding the songs as part of dramaturgical intervention prompted the need to understand what is the song and the lyrics and melody relationship in its structure. From the Semiótica da Canção could find the process of identification of a song and then we analyzed the speech of these songs in the process of creation and performance with the audience. The presentation space was also considered as an element of uniqueness and influential dramaturgical intervention. Revealed the strength of the song specifically this dramaturgical intervention, providing a closer relationship with the public, revealing emotions and actionsleading improvised.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTeatro de máscarasImprovisação (Representação teatral)Performance (Arte)Música SemióticaMúsica popularIntervenções urbanasLagoinha (Belo Horizonte, MG)Intervenção urbanaCanção popularCanção popular e criação cênica na intervenção urbana Naquela Bairro Encantadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o___eberth_guimar_es_da_silva.pdfapplication/pdf4214367https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9B7GPP/1/disserta__o___eberth_guimar_es_da_silva.pdf58998978bdf4c50e4891045dd1d32607MD51TEXTdisserta__o___eberth_guimar_es_da_silva.pdf.txtdisserta__o___eberth_guimar_es_da_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain207260https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9B7GPP/2/disserta__o___eberth_guimar_es_da_silva.pdf.txtd50900f46efff1a4deeab2ee2119dec5MD521843/JSSS-9B7GPP2019-11-14 15:12:16.046oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-9B7GPPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:12:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Canção popular e criação cênica na intervenção urbana Naquela Bairro Encantado |
title |
Canção popular e criação cênica na intervenção urbana Naquela Bairro Encantado |
spellingShingle |
Canção popular e criação cênica na intervenção urbana Naquela Bairro Encantado Eberth Guimaraes da Silva Intervenção urbana Canção popular Teatro de máscaras Improvisação (Representação teatral) Performance (Arte) Música Semiótica Música popular Intervenções urbanas Lagoinha (Belo Horizonte, MG) |
title_short |
Canção popular e criação cênica na intervenção urbana Naquela Bairro Encantado |
title_full |
Canção popular e criação cênica na intervenção urbana Naquela Bairro Encantado |
title_fullStr |
Canção popular e criação cênica na intervenção urbana Naquela Bairro Encantado |
title_full_unstemmed |
Canção popular e criação cênica na intervenção urbana Naquela Bairro Encantado |
title_sort |
Canção popular e criação cênica na intervenção urbana Naquela Bairro Encantado |
author |
Eberth Guimaraes da Silva |
author_facet |
Eberth Guimaraes da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maurilio Andrade Rocha |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Mariana de Lima e Muniz |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Luiz Otavio Carvalho Goncalves de Souza |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Davi de Oliveira Pinto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eberth Guimaraes da Silva |
contributor_str_mv |
Maurilio Andrade Rocha Mariana de Lima e Muniz Luiz Otavio Carvalho Goncalves de Souza Davi de Oliveira Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intervenção urbana Canção popular |
topic |
Intervenção urbana Canção popular Teatro de máscaras Improvisação (Representação teatral) Performance (Arte) Música Semiótica Música popular Intervenções urbanas Lagoinha (Belo Horizonte, MG) |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Teatro de máscaras Improvisação (Representação teatral) Performance (Arte) Música Semiótica Música popular Intervenções urbanas Lagoinha (Belo Horizonte, MG) |
description |
Esta dissertação, de caráter teórico-prático, tem por finalidade a investigação da utilização de canções populares urbanas na intervenção Naquele Bairro Encantado, caracterizada por ser um trabalho de improvisação com máscaras expressivas em uma região tradicional da cidade de Belo Horizonte. A busca pela compreensão das canções como elemento dramatúrgico da intervenção instigou a necessidade de entendimento do que é a canção e da relação letra e melodia em sua estrutura. A partir da Semiótica da Canção pudemos encontrar os processos de identificação de uma canção e, em seguida, analisamos o discurso dessas canções no processo de criação e na performance com o público. O espaço de apresentação também foi considerado como elemento dramatúrgico e influenciador da peculiaridade da intervenção. Evidenciou-se a força dramatúrgica da canção especificamente nessa intervenção, proporcionando maior aproximação com o público, revelando emoções e conduzindo as açõesimprovisadas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-10-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T14:29:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T14:29:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9B7GPP |
url |
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9B7GPP |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9B7GPP/1/disserta__o___eberth_guimar_es_da_silva.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9B7GPP/2/disserta__o___eberth_guimar_es_da_silva.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
58998978bdf4c50e4891045dd1d32607 d50900f46efff1a4deeab2ee2119dec5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589469191798784 |