A escola de tempo integral e os seus impactos sobre a organização do trabalho escolar e do gestor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roseni Maria Andrade Dias
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LLGAV
Resumo: As escolas de Ribeirão das Neves são contempladas pelo programa Mais Educação. E a escola ABC do saber é uma destas escolas. E o programa atende alunos que já estudam na instituição, sendo que esses ficarão tempo integral na escola. Ampliando o tempo na escola e as oportunidades de aprendizagem para crianças e adolescentes do ensino fundamental nas escolas do município. Sendo nove horas dentro da escola em que terão no contra turno oficinas diversas e aulas de reforço. A organização está dentro do currículo escolar, sendo que está explícito no PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola ABC do Saber. A gestão está envolvida nesse novo modelo de educação, pois o alunado ficará mais tempo dentro da escola. Exigindo mais apoio, atenção, acolhimento, em todos os aspectos como: alimentação, higiene, saúde, aprendizado, disciplina. Envolvendo todo corpo discente e docente da unidade escolar. Na cidade de Ribeirão das Neves, este é um projeto inovador que chegou com força total no município no ano de 2009. Tendo que mudar toda a estrutura da escola para atender essa nova demanda. São alunos que ficarão no contra turno, tendo que ter espaço adequado, atividades diversas, alimentação de qualidade e profissionais qualificados. O gestor no processo de implantação e implementação deste projeto e processo de mudança na escola deve ser um líder e para conseguir liderar toda a equipe de professorado, alunado, e demais profissionais da educação deve estimular a participação e a construção da autonomia da escola. Exige-se também a participação de toda comunidade escolar, de apoio da secretaria da educação e demais órgãos públicos. Extrapolando os muros da escola, desenvolvendo projetos culturais em locais diversos, como no entorno da escola. Sendo esta ampliação do tempo na escola um momento de aprendizagem significativa, que muitas vezes é a única oportunidade do aluno. A ampliação do tempo na escola para crianças e adolescentes, muda a história de vida deles, na maioria das vezes, estão saindo da criminalidade nas ruas, da violência, do abandono. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), resguardando o direito de ser um ser humano digno, com seus direitos e deveres garantidos, oportunizando a socialização. Esse processo é inovador e exige que o gestor uma reorganização do trabalho escolar, e reorganização do espaço físico, refazer o quadro de funcionários, a grade curricular, os oficineiros. Enfim, e estimular a participação e o apoio de toda equipe escolar.
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