A prática constante-aleatória: efeitos da manipulação do aspecto da habilidade e o tipo de perturbação no processo adaptativo em aprendizagem motora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joao Vitor Alves Pereira Fialho
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9BPK5S
Resumo: O objetivo desse estudo foi investigar o efeito da prática constante-aleatória, com manipulação dos diferentes aspectos da habilidade, na adaptação a diferentes tipos de perturbação no processo adaptativo em aprendizagem motora. Três experimentos, constituídos de duas fases (estabilização e adaptação), foram realizados. A fase de estabilização foi dividida em duas etapas: uma de prática constante e outra de prática aleatória, que orientou a formação dos três gruposexperimentais com variação do aspecto perceptivo, motor e perceptivo-motor da habilidade, respectivamente. Em seguida, iniciou-se a fase de adaptação, que teve um tipo de perturbação em cada experimento. No primeiro experimento foi inserida uma perturbação perceptiva, no segundo uma perturbação motora e no terceiro umaperturbação perceptivo-motora. Participaram deste trabalho estudantesuniversitários que praticaram uma tarefa que consistiu em tocar sensores em uma seqüência pré-determinada em integração a um estímulo visual. As medidas utilizadas nesse estudo foram divididas em medidas de desempenho (erro absoluto, erro variável, erro constante e magnitude e variabilidade do tempo de reação), medidas sobre a microestrutura da habilidade (magnitude e variabilidade do tempo total de movimento), medidas sobre a macroestrutura da inabilidade (magnitude e variabilidade do tempo relativo dos cinco componentes da habilidade e tentativas erradas) e medidas complementares (tentativas para atingir o critério de desempenho e sujeitos eliminados). No geral, os resultados dos três experimentos permitiram concluir que: a) existe uma hierarquia de dificuldade em relação ao aspecto da habilidade manipulado na prática aleatória, com a prática variando o aspecto perceptivo-motor sendo mais difícil do que a prática variando o aspectomotor, e a prática variando o aspecto motor sendo mais difícil do que a prática variando o aspecto perceptivo; b) existe uma hierarquia em relação ao tipo de perturbação, com a perturbação perceptiva sendo menor do que a perturbação motora e a perceptivo-motora, e a perturbação motora sendo menor do que a perceptivo-motora; c) parece haver uma relação de especificidade entre a capacidade de adaptação a uma perturbação e o aspecto da habilidade manipulado na prática aleatória.
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Participaram deste trabalho estudantesuniversitários que praticaram uma tarefa que consistiu em tocar sensores em uma seqüência pré-determinada em integração a um estímulo visual. As medidas utilizadas nesse estudo foram divididas em medidas de desempenho (erro absoluto, erro variável, erro constante e magnitude e variabilidade do tempo de reação), medidas sobre a microestrutura da habilidade (magnitude e variabilidade do tempo total de movimento), medidas sobre a macroestrutura da inabilidade (magnitude e variabilidade do tempo relativo dos cinco componentes da habilidade e tentativas erradas) e medidas complementares (tentativas para atingir o critério de desempenho e sujeitos eliminados). No geral, os resultados dos três experimentos permitiram concluir que: a) existe uma hierarquia de dificuldade em relação ao aspecto da habilidade manipulado na prática aleatória, com a prática variando o aspecto perceptivo-motor sendo mais difícil do que a prática variando o aspectomotor, e a prática variando o aspecto motor sendo mais difícil do que a prática variando o aspecto perceptivo; b) existe uma hierarquia em relação ao tipo de perturbação, com a perturbação perceptiva sendo menor do que a perturbação motora e a perceptivo-motora, e a perturbação motora sendo menor do que a perceptivo-motora; c) parece haver uma relação de especificidade entre a capacidade de adaptação a uma perturbação e o aspecto da habilidade manipulado na prática aleatória.The aim of this study was to investigate the effect of constant-random practice, with manipulation of different skill aspects, on adaptation of different types of perturbation in adaptive process of motor learning. Three experiments, composed by two phases (stabilization and adaptation), were conducted. The stabilization phase was divided in two stages: one with constante practice and another with random practice, which guided the three formed groups with perceptive, motor and perceptive-motor skill aspect variation, respectively. After that, the adaptation phase started with one type of perturbation in each experiment. In the first experiment was inserted a perceptive perturbation, in the second a motor perturbation and in the third a perceptive-motorperturbation. Undergraduate students participated in this study and performed a task that consisted of touch sensors in a pre-determinate sequence in integration with a visual stimulus. The measures used in this study were divided in performance measures (absolute error, variable error, constant error and reaction time magnitude and variability), skill microstructure measures (overall movement time magnitude andvariability), skill macrostructure measures (five components relative time magnitude and variability) and complementary measures (trials to achieve the performance criterion and eliminated subjects). Altogether, the results of the three experiments allowed conclude that: a) there is a hierarchi of difficulty in relation to the skill aspect manipulated in random practice, with the practice varying the perceptive-motor aspect being more difficult than the practice varying the motor aspect, and with the practice varying the motor aspect being more difficult than the practice varying theperceptive aspect; b) there is a hierarchi in relation to the type of perturbation, with the perceptive perturbation being more easy than the motor and perceptive-motor perturbation, and the motor perturbation being more easy than the perceptive-motor perturbation; c) it seems to have one relation of specificity between the perturbation ability adapt and the skill aspect manipulated in random practice.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAprendizagem motoraEducação físicaRealimentação (Psicologia)Estrutura de práticaAprendizagem motoraProcesso adaptativoPrática constante-aleatóriaPerturbaçãoA prática constante-aleatória: efeitos da manipulação do aspecto da habilidade e o tipo de perturbação no processo adaptativo em aprendizagem motorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_joaovitoralves.pdfapplication/pdf15154525https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9BPK5S/1/dissertacao_joaovitoralves.pdf4e10e4aec86b4142dbab088b321229a0MD51TEXTdissertacao_joaovitoralves.pdf.txtdissertacao_joaovitoralves.pdf.txtExtracted texttext/plain416682https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9BPK5S/2/dissertacao_joaovitoralves.pdf.txt4629971d965512a8798a3936a0318edfMD521843/BUBD-9BPK5S2019-11-14 13:51:11.476oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9BPK5SRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:51:11Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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