O jogo, a brincadeira e o brincar na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lisieux Maria Guedes Coelho Carvalho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVSXQ
Resumo: O uso sistematizado e pedagógico dos jogos e brincadeiras pode contribuir na mudança de comportamento como também na interação entre os grupos de crianças de 2 a 5 anos no espaço da educação infantil. No entanto, é necessário que os profissionais atuantes na educação infantil conscientizem , valorizem e percebam a importância do ato de brincar, o uso dos jogos e brincadeiras como elementos essenciais para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social das crianças. O professor deve perceber que brincando a criança tem a oportunidade de experimentar o objeto de conhecimento, explorá-lo, descobri-lo, criá-lo. Nos momentos de brincadeira a criança pode pensar livremente, ousar, imaginar, e nesta hora é livre para criar, não tem medo de errar, brinca com a possibilidade, a capacidade de lidar com símbolos que aqui se torna primordial, brincar e imaginar que um pedaço de pano é o que ele quer que seja.
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