Memórias de docentes universitários e a produção do conhecimento no programa de pós-graduação em educação/UFMG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Claudia Oliveira Santos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84KGUT
Resumo: O objetivo deste trabalho é explicar como as memórias dos docentes do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, exprimem, ressaltam as práticas de produção do conhecimento científico face ao contexto histórico das políticas públicas do país, no período de 1972 aos anos de 2007. O referencial teórico deste trabalho fundamenta-se nos estudos de Habermas, que possibilitaram ressignificar a produção do conhecimento dos professores deste programa, por meio da discussão coletiva, da reflexividade, do interesse e da ação comunicativa, consideradas categorias essenciais na centralidade do trabalho intelectual. A metodologia deste trabalho incluiu procedimentos quantitativos e qualitativos, que buscaram qualificar as relações entre memórias de docentes e produção do conhecimento. Para tanto, o design metodológico do estudo de caso desta pesquisa estruturou-se da seguinte forma: desenvolvimento da análise documental, situando os diversos contextos sociais que nortearam a construção dos documentos e das memórias dos docentes, seguido de entrevistas com foco na memória dos docentes e finalmente incluíram-se as análises estatísticas referentes produção bibliográfica, artística e técnica, no período de 1997 a 2007. As análises dos dados possibilitaram organizar a produção do conhecimento da Pós- Graduação em Educação/UFMG em três momentos: a) Produção Nacional- observa-se que a produção do conhecimento nesse momento se faz para a criação de políticas públicas e a estrutura macroeducacional brasileira. Nesse sentido, as pesquisas compreendem as análises dos problemas da educação, essencialmente voltadas para os estudos teóricos quantitativos, a fim de determinar a formação dos professores do ensino superior e os quadros de gestão da educação brasileira. b) Produção Autorreferente-o trabalho intelectual desenha-se a partir da realidade brasileira em relação às novas práticas sociais presentes na sociedade civil, procurando analisar e reconstruir as interações com os processos econômicos e políticos, o que exige a reconstrução metodológica e epistemológica da produção teórica dessa Pós- Graduação, em face das lutas sociais e a democratização do país. c) Produção Avaliativa - produção que se destaca pela diversidade educacional com os desafios que redirecionam os saberes e os fazeres das políticas públicas de avaliação, principalmente em relação aos indicativos da CAPES. As entrevistas com foco na memória dos docentes nortearam as categorias da produção do conhecimento, quais sejam: interesse, a própria ação comunicativa, as políticas públicas, as orientações de trabalhos científicos, os tempos de produção e dimensão hermenêutica e a especificidade do trabalho com a pesquisa do orientador. A dimensão quantitativa da pesquisa revelou que os dados da produção bibliográfica gráfica têm apresentado um crescimento significativo, consolidando assim a crescente produção acadêmica do Programa, em direção às políticas propostas pelos PNGs, CAPES e agências de fomentos. Finalmente, esta tese concluiu também que memória, além de lembranças trabalhadas coletivamente é concebida como conhecimento em construção em face da complexidade da construção da ciência em educação.
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spelling Maria de Lourdes Rocha de LimaCarlos roberto Jamil CuryPura Lúcia Oliver MartinsMaria Rita Neto Sales OliveiraBernardo Jefferson de OliveiraAngela Imaculada L de F DalbenClaudia Oliveira Santos2019-08-10T01:43:12Z2019-08-10T01:43:12Z2009-05-06http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84KGUTO objetivo deste trabalho é explicar como as memórias dos docentes do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, exprimem, ressaltam as práticas de produção do conhecimento científico face ao contexto histórico das políticas públicas do país, no período de 1972 aos anos de 2007. O referencial teórico deste trabalho fundamenta-se nos estudos de Habermas, que possibilitaram ressignificar a produção do conhecimento dos professores deste programa, por meio da discussão coletiva, da reflexividade, do interesse e da ação comunicativa, consideradas categorias essenciais na centralidade do trabalho intelectual. A metodologia deste trabalho incluiu procedimentos quantitativos e qualitativos, que buscaram qualificar as relações entre memórias de docentes e produção do conhecimento. Para tanto, o design metodológico do estudo de caso desta pesquisa estruturou-se da seguinte forma: desenvolvimento da análise documental, situando os diversos contextos sociais que nortearam a construção dos documentos e das memórias dos docentes, seguido de entrevistas com foco na memória dos docentes e finalmente incluíram-se as análises estatísticas referentes produção bibliográfica, artística e técnica, no período de 1997 a 2007. As análises dos dados possibilitaram organizar a produção do conhecimento da Pós- Graduação em Educação/UFMG em três momentos: a) Produção Nacional- observa-se que a produção do conhecimento nesse momento se faz para a criação de políticas públicas e a estrutura macroeducacional brasileira. Nesse sentido, as pesquisas compreendem as análises dos problemas da educação, essencialmente voltadas para os estudos teóricos quantitativos, a fim de determinar a formação dos professores do ensino superior e os quadros de gestão da educação brasileira. b) Produção Autorreferente-o trabalho intelectual desenha-se a partir da realidade brasileira em relação às novas práticas sociais presentes na sociedade civil, procurando analisar e reconstruir as interações com os processos econômicos e políticos, o que exige a reconstrução metodológica e epistemológica da produção teórica dessa Pós- Graduação, em face das lutas sociais e a democratização do país. c) Produção Avaliativa - produção que se destaca pela diversidade educacional com os desafios que redirecionam os saberes e os fazeres das políticas públicas de avaliação, principalmente em relação aos indicativos da CAPES. As entrevistas com foco na memória dos docentes nortearam as categorias da produção do conhecimento, quais sejam: interesse, a própria ação comunicativa, as políticas públicas, as orientações de trabalhos científicos, os tempos de produção e dimensão hermenêutica e a especificidade do trabalho com a pesquisa do orientador. A dimensão quantitativa da pesquisa revelou que os dados da produção bibliográfica gráfica têm apresentado um crescimento significativo, consolidando assim a crescente produção acadêmica do Programa, em direção às políticas propostas pelos PNGs, CAPES e agências de fomentos. Finalmente, esta tese concluiu também que memória, além de lembranças trabalhadas coletivamente é concebida como conhecimento em construção em face da complexidade da construção da ciência em educação.The main purpose of the present work is to explain how the memories of the professor of the Post-graduation Program of the Faculty of Education, at the Federal University o Minas Gerais, express, salient the conceptions and practices of scientific knowledg production in face of the historical context of the public policies of Brazil, in the perio from 1972 through 2007. The theoretical referential of this work is based on Habermas to understand knowledg production of the university professors, through collective discussion, reflectiveness an critics, regarded essential in the centrality of the intellectual work. The methodological choices of the present study included quantitative and qualitativ procedures that sought to qualify the relationships between the professors memorie and knowledge production. For such, the methodological design draw as follows development of the documental analyses, followed by interviews focusing on th professors memories bibliographical. The documental analyses have allowed for the organization of the knowledg production of the Post Graduation Program of Education/UFMG, in three moments: a) National Production we have observed that knowledge production at that moment i aimed at the creation of public policies and at the Brazilian macro-educational structure In that sense, the researches include analyzes of the educational problems, directe essentially on the quantitative theoretical studies, in order to determine the formation o the high education professors and the frames of the Brazilian education administration. b) Self-Referent Production the intellectual work is designed from the Brazilian realit in relation to the new social practices present at the civil society, searching fo analyzing and reconstructing its interactions with the economical and politica processes, what demands the methodological and epistemological reconstruction of th theoretical production of that Program, in face to the social battles and in th democratization of the country. c) Evaluative Production production which i outstanding for the educational diversity with the challenges that redirect knowledg and actions of the evaluative public policies especially in relation to the CAPE indicators. The interviews focused on the professors memories have guided the categories o knowledge production, thus being: interest, the very communicative act, the publi policies, and the orientation of scientific works, of production and the hermeneutica dimension, and the specificity of the work with the tutors research. The researchs quantitative dimension has reveled that the data from the bibliographi production of the professors consolidating the ever increasing academic production o towards the policies of scientific sponsoring and development. The carried out research led to the conclusion that this Program participates and ha participated in the construction of the Education Science, to make possible th democratization and expansion of the process of inclusion and citizenship. Finally, this thesis have concluded that memory is as construction known in the face o the complexity of the science in education.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTeoria do conhecimentoEducaçãoEnsino superior Minas GeraisMemória de docenteProdução do conhecimento e pós-graduaçãoMemórias de docentes universitários e a produção do conhecimento no programa de pós-graduação em educação/UFMGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL2000000174.pdfapplication/pdf1080995https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84KGUT/1/2000000174.pdf12a7af747a0a6949f1c648491e882764MD51TEXT2000000174.pdf.txt2000000174.pdf.txtExtracted texttext/plain413813https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84KGUT/2/2000000174.pdf.txtda8fb91411b739a40a3743defdc448aaMD521843/FAEC-84KGUT2019-11-14 03:25:44.334oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-84KGUTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:25:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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