A reconfiguração da notícia de jornal nos manuais didáticos de Língua Portuguesa: gêneros e tipos textuais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/ALDR-7G7H5S |
Resumo: | Com o objetivo de se adequarem às sugestões dos Parâmetros Curriculares Nacionais que orientam o ensino da língua portuguesa nas escolas de todo o país, os manuais didáticos vêm incorporando em suas páginas diversos gêneros discursivos. O objetivo é levar aos alunos uma série de gêneros importantes para a inclusão social e ao mesmo tempo promover práticas de leitura e escrita. Quando certos textos são extraídos de sua situação comunicativa original e colocados no manual didático para atender a uma finalidade pedagógica, algumas propriedades do gênero são modificadas na nova prática discursiva em que esses textos passam a ser consumidos e interpretados. É o que ocorre, por exemplo, com os textos de jornal.Acreditamos, portanto, que a incorporação do gênero notícia de jornal ao manual didático traz algumas modificações nas características situacionais que definem o próprio gênero discursivo, já que a mudança situacional trará alterações nas restrições e parâmetros característicos do gênero. Essas mudanças nas propriedades características do gênero proporcionam o que chamamos neste trabalho de reconfigurações, conceito pertinente pela postura assumida na nova situação de comunicação a situação sala de aula: de um gênero discursivo ligado a práticas sociais a um tipo de texto usado para simular práticas comunicativas. |
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Wander Emediato de SouzaMaria de Lourdes Meirelles MatêncioEliana Amarante de Mendonca MendesAdriano Rodrigues de Melo2019-08-10T16:27:14Z2019-08-10T16:27:14Z2008-07-07http://hdl.handle.net/1843/ALDR-7G7H5SCom o objetivo de se adequarem às sugestões dos Parâmetros Curriculares Nacionais que orientam o ensino da língua portuguesa nas escolas de todo o país, os manuais didáticos vêm incorporando em suas páginas diversos gêneros discursivos. O objetivo é levar aos alunos uma série de gêneros importantes para a inclusão social e ao mesmo tempo promover práticas de leitura e escrita. Quando certos textos são extraídos de sua situação comunicativa original e colocados no manual didático para atender a uma finalidade pedagógica, algumas propriedades do gênero são modificadas na nova prática discursiva em que esses textos passam a ser consumidos e interpretados. É o que ocorre, por exemplo, com os textos de jornal.Acreditamos, portanto, que a incorporação do gênero notícia de jornal ao manual didático traz algumas modificações nas características situacionais que definem o próprio gênero discursivo, já que a mudança situacional trará alterações nas restrições e parâmetros característicos do gênero. Essas mudanças nas propriedades características do gênero proporcionam o que chamamos neste trabalho de reconfigurações, conceito pertinente pela postura assumida na nova situação de comunicação a situação sala de aula: de um gênero discursivo ligado a práticas sociais a um tipo de texto usado para simular práticas comunicativas.Em vue de s´adapter aux PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) qui guident l´enseignement de la langue portugaise lês écoles au Brésil, les manuels didactiques intègrent de plus em plus dans leurs pages de différents genres textuels. Lê but serait d´apprendre aux étudiantes dês genres considerés importants pour l´inclusion sociale et, em même temps, de promouvoir la practique de la lecture et de l´écriture à l´école. Néanmoins, quand certains textes sont extraits de sa situation de communication originelle et mis dans un manuel didactique em vue d´une finlité pédagogique, dês propriétés génériques sont modifiées dans cette nouvelle situation. Ces textes sont alors consummés et intérpretés différemment. Ce justement ce qui se passe avec les textes de journal lorsquils sont integres aux manuels didactiques.Nous croyons que l´intégration du genre journalistique dans le manuel à des fins de didactisation fait modifier les caractéristiques situationnelles qui définissent le genre. Ces modofications des paramètres caractéristiques du genre vont déclencher ce que l´on appelle ici une reconfiguration.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAnálise do discursoJornais na educaçãoComunicação de massa e linguagemGêneros textuaisLingüisticaLivros didaticosGêneros discursivosparâmetrosgêneros discursivosdiscurso jornalísticotipos textuaisreconfiguraçõesA reconfiguração da notícia de jornal nos manuais didáticos de Língua Portuguesa: gêneros e tipos textuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALadriano_rmelo_diss.pdfapplication/pdf2620559https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-7G7H5S/1/adriano_rmelo_diss.pdf6cc6beee628906b4afce8fbbe2caa680MD51TEXTadriano_rmelo_diss.pdf.txtadriano_rmelo_diss.pdf.txtExtracted texttext/plain252143https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ALDR-7G7H5S/2/adriano_rmelo_diss.pdf.txtc26dfc9915941d77eeb642e49e0a19aaMD521843/ALDR-7G7H5S2019-11-14 04:12:55.786oai:repositorio.ufmg.br:1843/ALDR-7G7H5SRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:12:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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