Dificuldades de implementação de processos colegiados na Escola Municipal "Geralda Paz"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCH84 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo analisar a dificuldade de implementação de processos colegiados na Escola Municipal Geralda Paz, localizada na cidade de Santa Luzia/MG. Busca identificar especialmente o motivo pelo qual os pais ou responsáveis não se mobilizam para a participação conjunta com a escola. A análise foi realizada através dos registros da escola, no que tange a participação dos pais em reuniões ou eventos e na observação da realidade vivenciada no espaço escolar, embasada em especialistas/ pesquisadores nessa temática e na leitura dos Cadernos do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Ministério da Educação. Identifica algumas falhas que podem afetar essa relação e estabelece algumas proposições para se reverter essa situação de descompromisso dos pais com os processos da instituição escolar, destacando a importância dessa parceria para que se construa uma gestão democrática de forma efetiva, fazendo cumprir a representatividade popular nos processos decisórios da escola. Finalmente sinaliza a necessidade de se partilhar o poder entre as várias formas de colegiado e a necessidade de monitoramento das parcerias, que ainda é nosso objetivo. |
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