Dificuldades de implementação de processos colegiados na Escola Municipal "Geralda Paz"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCH84 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo analisar a dificuldade de implementação de processos colegiados na Escola Municipal Geralda Paz, localizada na cidade de Santa Luzia/MG. Busca identificar especialmente o motivo pelo qual os pais ou responsáveis não se mobilizam para a participação conjunta com a escola. A análise foi realizada através dos registros da escola, no que tange a participação dos pais em reuniões ou eventos e na observação da realidade vivenciada no espaço escolar, embasada em especialistas/ pesquisadores nessa temática e na leitura dos Cadernos do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Ministério da Educação. Identifica algumas falhas que podem afetar essa relação e estabelece algumas proposições para se reverter essa situação de descompromisso dos pais com os processos da instituição escolar, destacando a importância dessa parceria para que se construa uma gestão democrática de forma efetiva, fazendo cumprir a representatividade popular nos processos decisórios da escola. Finalmente sinaliza a necessidade de se partilhar o poder entre as várias formas de colegiado e a necessidade de monitoramento das parcerias, que ainda é nosso objetivo. |
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Dificuldades de implementação de processos colegiados na Escola Municipal "Geralda Paz"ComunidadeGestão democráticaParticipaçãoProcessos colegiadosComunidade e escolaPlanejamento educacionalGestão democráticaEscolas Organização e AdministraçãoO presente trabalho tem por objetivo analisar a dificuldade de implementação de processos colegiados na Escola Municipal Geralda Paz, localizada na cidade de Santa Luzia/MG. Busca identificar especialmente o motivo pelo qual os pais ou responsáveis não se mobilizam para a participação conjunta com a escola. A análise foi realizada através dos registros da escola, no que tange a participação dos pais em reuniões ou eventos e na observação da realidade vivenciada no espaço escolar, embasada em especialistas/ pesquisadores nessa temática e na leitura dos Cadernos do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Ministério da Educação. Identifica algumas falhas que podem afetar essa relação e estabelece algumas proposições para se reverter essa situação de descompromisso dos pais com os processos da instituição escolar, destacando a importância dessa parceria para que se construa uma gestão democrática de forma efetiva, fazendo cumprir a representatividade popular nos processos decisórios da escola. Finalmente sinaliza a necessidade de se partilhar o poder entre as várias formas de colegiado e a necessidade de monitoramento das parcerias, que ainda é nosso objetivo.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBeatriz Lopes FalcãoHormindo Pereira de Souza JuniorJuliana Faria Maciel2019-08-11T22:15:27Z2019-08-11T22:15:27Z2011-01-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCH84info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T13:48:38Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FCH84Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T13:48:38Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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