Educação integral: uma realidade distante
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQK6L |
Resumo: | O presente trabalho trata-se de uma análise da Escola em Tempo Integral implantado nas escolas estaduais de Minas Gerais, especificamente na Escola Estadual Irmã Raimunda Marques, na periferia da cidade de Curvelo/MG. Muitas dificuldades estão sendo enfrentadas desde que iniciamos com o Projeto Tempo Integral, em 2008. Obtivemos êxito com a implantação do projeto, principalmente, no que se refere ao auxílio pedagógico e aprendizagem dos alunos, com melhora significativa por parte dos alunos, elevando a proficiência da escola e zerando o baixo desempenho em língua portuguesa e matemática. No entanto, algumas dificuldades ainda persistem, dentre elas a oferta de uma boa infraestrutura física no prédio escolar para abrigar o projeto Tempo Integral no contraturno; permitindo um espaço salubre e bem organizado; a falta de interação entre os dois turnos, de forma que o aluno seja avaliado em sua integralidade, seus avanços cognitivos, sociais e culturais. Outro dado relevante e merecedor de análise diz respeito aos recursos destinados ao projeto, que estão sempre aquém das demandas e não chegam em tempo hábil. Também podemos destacar dificuldades de parcerias com a iniciativa privada, rotatividade dos alunos, falta de cursos de formação profissional para os docentes que atuam no projeto e assistência por um pedagogo diariamente para o projeto e mais, acompanhar de perto a aplicação dos recursos destinados às atividades pedagógicas, possibilitando assim, um desenvolvimento cognitivo, psicológico, valorização do eu, e das habilidades individuais dos alunos, através das oficinas pedagógicas. Esperamos que a inclusão do Projeto Tempo Integral no PPP venha, de fato, promover uma aprendizagem significativa aos discentes participantes, pois todas as dificuldades foram inseridas no PPP da escola no ano de 2014 para serem sanadas já em 2015. |
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Beatriz Lopes FalcãoElizete Alves Matoso2019-08-13T00:45:29Z2019-08-13T00:45:29Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQK6LO presente trabalho trata-se de uma análise da Escola em Tempo Integral implantado nas escolas estaduais de Minas Gerais, especificamente na Escola Estadual Irmã Raimunda Marques, na periferia da cidade de Curvelo/MG. Muitas dificuldades estão sendo enfrentadas desde que iniciamos com o Projeto Tempo Integral, em 2008. Obtivemos êxito com a implantação do projeto, principalmente, no que se refere ao auxílio pedagógico e aprendizagem dos alunos, com melhora significativa por parte dos alunos, elevando a proficiência da escola e zerando o baixo desempenho em língua portuguesa e matemática. No entanto, algumas dificuldades ainda persistem, dentre elas a oferta de uma boa infraestrutura física no prédio escolar para abrigar o projeto Tempo Integral no contraturno; permitindo um espaço salubre e bem organizado; a falta de interação entre os dois turnos, de forma que o aluno seja avaliado em sua integralidade, seus avanços cognitivos, sociais e culturais. Outro dado relevante e merecedor de análise diz respeito aos recursos destinados ao projeto, que estão sempre aquém das demandas e não chegam em tempo hábil. Também podemos destacar dificuldades de parcerias com a iniciativa privada, rotatividade dos alunos, falta de cursos de formação profissional para os docentes que atuam no projeto e assistência por um pedagogo diariamente para o projeto e mais, acompanhar de perto a aplicação dos recursos destinados às atividades pedagógicas, possibilitando assim, um desenvolvimento cognitivo, psicológico, valorização do eu, e das habilidades individuais dos alunos, através das oficinas pedagógicas. Esperamos que a inclusão do Projeto Tempo Integral no PPP venha, de fato, promover uma aprendizagem significativa aos discentes participantes, pois todas as dificuldades foram inseridas no PPP da escola no ano de 2014 para serem sanadas já em 2015.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação integralEscolas Organização e administraçãoEscolas de tempo integralTempo IntegralFormação docenteAprendizagemEstrutura físicaEducação integral: uma realidade distanteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALelizete.pdfapplication/pdf268878https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQK6L/1/elizete.pdf0cc172e03e036aef505f6f0d7c01bca9MD51TEXTelizete.pdf.txtelizete.pdf.txtExtracted texttext/plain135641https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQK6L/2/elizete.pdf.txt3dba520863ca331d36a28a41b46259cdMD521843/BUBD-9WQK6L2019-11-14 20:32:55.05oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WQK6LRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:32:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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