A literatura e suas apropriações por jovens leitores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Zelia Versiani Machado
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/IOMS-5W4J8H
Resumo: Esta pesquisa analisa o que lêem e como interagem com livros de literatura os jovens que se encontram na fase de formação humana que corresponde à faixa etária de 10 a 14 anos, em dois contextos escolares, que, apesar de unidos por um projeto denominado Giroletras, caracterizam diferentes possibilidades de leituras da literatura, pois as condições - sociais, históricas, econômicas, culturais - que definem o letramento literário de uma e outra comunidade de leitores são distintas. A tese propõe um desenvolvimento que considera antes as práticas escolares de leitura literária, nos espaços de mediação das bibliotecas e das salas de aula, por meio da análise de ações e representações da literatura implícitas nos discursos e nas práticas das mediadoras, percurso necessário para se chegar depois aos modos de apropriação dos jovens, seu principal objetivo. Na biblioteca escolar e na sala da aula, os discursos que se tecem sobre a leitura literária insinuam diferentes modos de relação dos sujeitos-leitores com os livros. O primeiro espaço - o da biblioteca - se coloca com grande visibilidade quando se procura entender o lugar que ocupa a literatura nas escolas, pois é onde as mediações possíveis da leitura literária se descolam do âmbito restrito das mediações didatizadas, o que faz supor uma movimentação menos marcada por ações pontuais de verificação. A sala de aula, por sua vez, imprime às apropriações o caráter de dinamização de estratégias, visto que às mediações sobrepõem-se ações menos ou mais sistemáticas de circulação de livros e de socialização leitora. Os modos de apropriação da literatura por leitores jovens constituem etapa central do trabalho, para a qual confluem as análises das possibilidades dadas por mediações nos espaços de leitura - biblioteca e sala de aula - nas escolas. Os leitores falam de suas preferências e do que entendem sobre esse tipo de leitura, dados que reunidos permitem uma categorização quanto ao grau de dependência que se estabelece entre eles e as práticas escolares, no que tange à formação do leitor no sentido da sua autonomia. Agrupamento que projeta uma cartografia de escolhas, que supõem regras contemporâneas que orientam o campo da literatura para jovens no Brasil, sem as quais não se vê em profundidade os modos de apropriação que se quer caracterizar.
id UFMG_c21464c73b17a596734dd60a2332381b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/IOMS-5W4J8H
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria das Gracas Rodrigues PaulinoRegina ZilbermanMaria Zilda Ferreira CuryIvete Lara Camargos WaltyMagdah Becker SoaresMaria Aparecida Paiva S dos SantosMaria Zelia Versiani Machado2019-08-14T16:53:35Z2019-08-14T16:53:35Z2003-03-10http://hdl.handle.net/1843/IOMS-5W4J8HEsta pesquisa analisa o que lêem e como interagem com livros de literatura os jovens que se encontram na fase de formação humana que corresponde à faixa etária de 10 a 14 anos, em dois contextos escolares, que, apesar de unidos por um projeto denominado Giroletras, caracterizam diferentes possibilidades de leituras da literatura, pois as condições - sociais, históricas, econômicas, culturais - que definem o letramento literário de uma e outra comunidade de leitores são distintas. A tese propõe um desenvolvimento que considera antes as práticas escolares de leitura literária, nos espaços de mediação das bibliotecas e das salas de aula, por meio da análise de ações e representações da literatura implícitas nos discursos e nas práticas das mediadoras, percurso necessário para se chegar depois aos modos de apropriação dos jovens, seu principal objetivo. Na biblioteca escolar e na sala da aula, os discursos que se tecem sobre a leitura literária insinuam diferentes modos de relação dos sujeitos-leitores com os livros. O primeiro espaço - o da biblioteca - se coloca com grande visibilidade quando se procura entender o lugar que ocupa a literatura nas escolas, pois é onde as mediações possíveis da leitura literária se descolam do âmbito restrito das mediações didatizadas, o que faz supor uma movimentação menos marcada por ações pontuais de verificação. A sala de aula, por sua vez, imprime às apropriações o caráter de dinamização de estratégias, visto que às mediações sobrepõem-se ações menos ou mais sistemáticas de circulação de livros e de socialização leitora. Os modos de apropriação da literatura por leitores jovens constituem etapa central do trabalho, para a qual confluem as análises das possibilidades dadas por mediações nos espaços de leitura - biblioteca e sala de aula - nas escolas. Os leitores falam de suas preferências e do que entendem sobre esse tipo de leitura, dados que reunidos permitem uma categorização quanto ao grau de dependência que se estabelece entre eles e as práticas escolares, no que tange à formação do leitor no sentido da sua autonomia. Agrupamento que projeta uma cartografia de escolhas, que supõem regras contemporâneas que orientam o campo da literatura para jovens no Brasil, sem as quais não se vê em profundidade os modos de apropriação que se quer caracterizar.This research analyses what youngsters aged between 10 and 14, and that are met in the process of human formation read and how they interact with literature books in two school contexts that, despite being linked by a project named Giroletras, characterize different possibilities of literature reading, because social, historical, economical and cultural conditions that define the literary literacy of one reader community and another are distinct. The thesis proposes a development that first considers the school practices of literary reading in the mediation spaces of libraries and classrooms, through the analysis of literature actions and representation implicit in the discourses and in the practices of the mediators. All of this is necessary in order to have its main aim, which is the youngster appropriation way, reached later. In the school library and in the classroom, the discourses woven about literary reading insinuate different ways of relation of the readersubject with the books. The first space the library is easily seen when one tries to understand the place occupied by literature in schools, because it is there that the possible mediation of literary reading is detached from the restrict scope of didactic mediation and it is where, supposedly there is less assessment. The classroom, on the other hand, gives the appropriation, the character of making strategies dynamic, as this mediation is superimposed by less or more systematic actions of book circulation and reading socialization. The way young readers appropriate literature constitutes the central stage of this work. It is there that the analyses of the possibilities given by the mediation in school reading spaces - library and classroom - join themselves. The readers talk about their preferences and what they understand about this type of reading. This data allows to categorize the amount of dependence established between the readers and the school practices, in respect to the reader formation in relation to his autonomy. This gathering projects a map of choices, that suppose contemporary rules that drive the literature field for youngsters in Brazil. Without these rules the ways of appropriation that want to be characterized can not been seen deeply .Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLeitura  Aprendizagem  EducaçãoLeitores e leitura    LetramentoLetramentoFormação de leitoresLeitura literáriaA literatura e suas apropriações por jovens leitoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL2000000050.pdfapplication/pdf955637https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-5W4J8H/1/2000000050.pdf7bf25d988925fad1c0ab3349485dc0afMD51TEXT2000000050.pdf.txt2000000050.pdf.txtExtracted texttext/plain465880https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-5W4J8H/2/2000000050.pdf.txt13379a354e24b9037ef0657741180594MD521843/IOMS-5W4J8H2019-11-14 13:27:15.644oai:repositorio.ufmg.br:1843/IOMS-5W4J8HRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:27:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A literatura e suas apropriações por jovens leitores
title A literatura e suas apropriações por jovens leitores
spellingShingle A literatura e suas apropriações por jovens leitores
Maria Zelia Versiani Machado
Letramento
Formação de leitores
Leitura literária
Leitura  Aprendizagem  
Educação
Leitores e leitura    
Letramento
title_short A literatura e suas apropriações por jovens leitores
title_full A literatura e suas apropriações por jovens leitores
title_fullStr A literatura e suas apropriações por jovens leitores
title_full_unstemmed A literatura e suas apropriações por jovens leitores
title_sort A literatura e suas apropriações por jovens leitores
author Maria Zelia Versiani Machado
author_facet Maria Zelia Versiani Machado
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria das Gracas Rodrigues Paulino
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Regina Zilberman
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Zilda Ferreira Cury
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Ivete Lara Camargos Walty
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Magdah Becker Soares
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Maria Aparecida Paiva S dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Zelia Versiani Machado
contributor_str_mv Maria das Gracas Rodrigues Paulino
Regina Zilberman
Maria Zilda Ferreira Cury
Ivete Lara Camargos Walty
Magdah Becker Soares
Maria Aparecida Paiva S dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Formação de leitores
Leitura literária
topic Letramento
Formação de leitores
Leitura literária
Leitura  Aprendizagem  
Educação
Leitores e leitura    
Letramento
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Leitura  Aprendizagem  
Educação
Leitores e leitura    
Letramento
description Esta pesquisa analisa o que lêem e como interagem com livros de literatura os jovens que se encontram na fase de formação humana que corresponde à faixa etária de 10 a 14 anos, em dois contextos escolares, que, apesar de unidos por um projeto denominado Giroletras, caracterizam diferentes possibilidades de leituras da literatura, pois as condições - sociais, históricas, econômicas, culturais - que definem o letramento literário de uma e outra comunidade de leitores são distintas. A tese propõe um desenvolvimento que considera antes as práticas escolares de leitura literária, nos espaços de mediação das bibliotecas e das salas de aula, por meio da análise de ações e representações da literatura implícitas nos discursos e nas práticas das mediadoras, percurso necessário para se chegar depois aos modos de apropriação dos jovens, seu principal objetivo. Na biblioteca escolar e na sala da aula, os discursos que se tecem sobre a leitura literária insinuam diferentes modos de relação dos sujeitos-leitores com os livros. O primeiro espaço - o da biblioteca - se coloca com grande visibilidade quando se procura entender o lugar que ocupa a literatura nas escolas, pois é onde as mediações possíveis da leitura literária se descolam do âmbito restrito das mediações didatizadas, o que faz supor uma movimentação menos marcada por ações pontuais de verificação. A sala de aula, por sua vez, imprime às apropriações o caráter de dinamização de estratégias, visto que às mediações sobrepõem-se ações menos ou mais sistemáticas de circulação de livros e de socialização leitora. Os modos de apropriação da literatura por leitores jovens constituem etapa central do trabalho, para a qual confluem as análises das possibilidades dadas por mediações nos espaços de leitura - biblioteca e sala de aula - nas escolas. Os leitores falam de suas preferências e do que entendem sobre esse tipo de leitura, dados que reunidos permitem uma categorização quanto ao grau de dependência que se estabelece entre eles e as práticas escolares, no que tange à formação do leitor no sentido da sua autonomia. Agrupamento que projeta uma cartografia de escolhas, que supõem regras contemporâneas que orientam o campo da literatura para jovens no Brasil, sem as quais não se vê em profundidade os modos de apropriação que se quer caracterizar.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-03-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T16:53:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T16:53:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/IOMS-5W4J8H
url http://hdl.handle.net/1843/IOMS-5W4J8H
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-5W4J8H/1/2000000050.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-5W4J8H/2/2000000050.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7bf25d988925fad1c0ab3349485dc0af
13379a354e24b9037ef0657741180594
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677060039507968