Dean-woodcock sensory motor battery

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amanda Augusto Aquino
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AA4HLU
Resumo: A avaliação neuropsicológica é um processo pelo qual domínios neurocognitivos são examinados com o propósito de estabelecer uma relação entre a emergência de comportamentos e as funções cerebrais de um indivíduo. Os déficits sensoriais e motores podem ter um profundo impacto na habilidade do indivíduo de interagir com o ambiente, incluindo dificuldades com as atividades de vida diária e o funcionamento acadêmico, social e vocacional. Além disso, as habilidades sensório-motoras possuem um alto poder patognomônico e tem sido relacionado às funções cognitivas superiores, sendo, desta forma, utilizada tanto na neurologia quanto na neuropsicologia clínica. No entanto, apesar da importância clínica de avaliar a aptidão sensorial e motora, a metodologia de avaliação nesta área permaneceu inalterada por várias décadas. O objetivo desta revisão da literatura foi elencar os estudos que utilizaram a Dean-Woodcock Sensory-Motor Battery (DWSMB) durante a infância e especificar os principais comprometimentos encontrados. Foi demonstrado que a DWSMB foi utilizada na infância para avaliação do desenvolvimento sensório-motor em crianças com desenvolvimento típico e, abordando os sujeitos clínicos, para mensuração das habilidades sensoriais e motoras de crianças com Transtornos do Desenvolvimento (TD). Diante deste cenário, a questão principal a ser respondida foi: Quais subtestes da DWSMB se encontram mais comprometidos em crianças com TD? Embora essa população tenha um comprometimento geral, foi possível inferir que os subtestes da DWSMB mais comprometidos nas crianças com TD foram aqueles que envolvem as habilidades motoras subcorticais e habilidades sensoriais simples.
id UFMG_c2362a0ca0e22961ff9cca1590cded9f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AA4HLU
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Vitor Geraldi HaaseAmanda Augusto Aquino2019-08-14T08:08:12Z2019-08-14T08:08:12Z2015-12-11http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AA4HLUA avaliação neuropsicológica é um processo pelo qual domínios neurocognitivos são examinados com o propósito de estabelecer uma relação entre a emergência de comportamentos e as funções cerebrais de um indivíduo. Os déficits sensoriais e motores podem ter um profundo impacto na habilidade do indivíduo de interagir com o ambiente, incluindo dificuldades com as atividades de vida diária e o funcionamento acadêmico, social e vocacional. Além disso, as habilidades sensório-motoras possuem um alto poder patognomônico e tem sido relacionado às funções cognitivas superiores, sendo, desta forma, utilizada tanto na neurologia quanto na neuropsicologia clínica. No entanto, apesar da importância clínica de avaliar a aptidão sensorial e motora, a metodologia de avaliação nesta área permaneceu inalterada por várias décadas. O objetivo desta revisão da literatura foi elencar os estudos que utilizaram a Dean-Woodcock Sensory-Motor Battery (DWSMB) durante a infância e especificar os principais comprometimentos encontrados. Foi demonstrado que a DWSMB foi utilizada na infância para avaliação do desenvolvimento sensório-motor em crianças com desenvolvimento típico e, abordando os sujeitos clínicos, para mensuração das habilidades sensoriais e motoras de crianças com Transtornos do Desenvolvimento (TD). Diante deste cenário, a questão principal a ser respondida foi: Quais subtestes da DWSMB se encontram mais comprometidos em crianças com TD? Embora essa população tenha um comprometimento geral, foi possível inferir que os subtestes da DWSMB mais comprometidos nas crianças com TD foram aqueles que envolvem as habilidades motoras subcorticais e habilidades sensoriais simples.Neuropsychological evaluation is a process by which neurocognitive domains are examined with the purpose of establishing a relation between emerging behaviors and the individuals brain functions. Sensory and motor deficits may have a deep impact in the persons ability to interact with the environment, including difficulties with daily activities, as well as academic, social and professional life. Moreover, sensory-motor skills have a high pathognomonic power and have been related to superior cognitive functions, thereby, being used in both neurology and neuropsychology. However, in spite of the clinical importance of evaluating motor and sensory skills, the test methodology in this area remained unchanged for many decades. The objective of this review was to point out the studies that have used the Dean-Woodcock Sensory-Motor Battery (DWSMB) in children and to specify the main impairments that were found. It was shown that the DWSMB was used, through childhood, to appraise the sensory-motor development in people with normal development and, regarding clinical cases, for measuring the sensory and motor skills of children with Developmental Disturbances (DD). In this scenario, the main question was: Which DWSMB subscale trials showed greater impairment in children with DD? Despite the general impairment found in this population, it was possible to infer that the most severe DWSMB subscale results were the ones involving subcortical motor skills and simple sensory abilities.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBateria sensório-motoraDean-Woodcock sensório-motor da bateriaNeurociênciasInfânciaBateria sensório-motoraInfânciaDean-Woodcock Sensory-Motor BatteryDean-woodcock sensory motor batteryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdean_woodcock_sensory_motor_battery___aplica__es_e_perspectivas_na__inf_ncia.pdfapplication/pdf626297https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AA4HLU/1/dean_woodcock_sensory_motor_battery___aplica__es_e_perspectivas_na__inf_ncia.pdfe9b31d884c155030f86093b10d98b787MD51TEXTdean_woodcock_sensory_motor_battery___aplica__es_e_perspectivas_na__inf_ncia.pdf.txtdean_woodcock_sensory_motor_battery___aplica__es_e_perspectivas_na__inf_ncia.pdf.txtExtracted texttext/plain56055https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AA4HLU/2/dean_woodcock_sensory_motor_battery___aplica__es_e_perspectivas_na__inf_ncia.pdf.txta5469dc51eebd959d81a9d21bc6b7376MD521843/BUOS-AA4HLU2019-11-14 15:25:37.861oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AA4HLURepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:25:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dean-woodcock sensory motor battery
title Dean-woodcock sensory motor battery
spellingShingle Dean-woodcock sensory motor battery
Amanda Augusto Aquino
Bateria sensório-motora
Infância
Dean-Woodcock Sensory-Motor Battery
Bateria sensório-motora
Dean-Woodcock sensório-motor da bateria
Neurociências
Infância
title_short Dean-woodcock sensory motor battery
title_full Dean-woodcock sensory motor battery
title_fullStr Dean-woodcock sensory motor battery
title_full_unstemmed Dean-woodcock sensory motor battery
title_sort Dean-woodcock sensory motor battery
author Amanda Augusto Aquino
author_facet Amanda Augusto Aquino
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vitor Geraldi Haase
dc.contributor.author.fl_str_mv Amanda Augusto Aquino
contributor_str_mv Vitor Geraldi Haase
dc.subject.por.fl_str_mv Bateria sensório-motora
Infância
Dean-Woodcock Sensory-Motor Battery
topic Bateria sensório-motora
Infância
Dean-Woodcock Sensory-Motor Battery
Bateria sensório-motora
Dean-Woodcock sensório-motor da bateria
Neurociências
Infância
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Bateria sensório-motora
Dean-Woodcock sensório-motor da bateria
Neurociências
Infância
description A avaliação neuropsicológica é um processo pelo qual domínios neurocognitivos são examinados com o propósito de estabelecer uma relação entre a emergência de comportamentos e as funções cerebrais de um indivíduo. Os déficits sensoriais e motores podem ter um profundo impacto na habilidade do indivíduo de interagir com o ambiente, incluindo dificuldades com as atividades de vida diária e o funcionamento acadêmico, social e vocacional. Além disso, as habilidades sensório-motoras possuem um alto poder patognomônico e tem sido relacionado às funções cognitivas superiores, sendo, desta forma, utilizada tanto na neurologia quanto na neuropsicologia clínica. No entanto, apesar da importância clínica de avaliar a aptidão sensorial e motora, a metodologia de avaliação nesta área permaneceu inalterada por várias décadas. O objetivo desta revisão da literatura foi elencar os estudos que utilizaram a Dean-Woodcock Sensory-Motor Battery (DWSMB) durante a infância e especificar os principais comprometimentos encontrados. Foi demonstrado que a DWSMB foi utilizada na infância para avaliação do desenvolvimento sensório-motor em crianças com desenvolvimento típico e, abordando os sujeitos clínicos, para mensuração das habilidades sensoriais e motoras de crianças com Transtornos do Desenvolvimento (TD). Diante deste cenário, a questão principal a ser respondida foi: Quais subtestes da DWSMB se encontram mais comprometidos em crianças com TD? Embora essa população tenha um comprometimento geral, foi possível inferir que os subtestes da DWSMB mais comprometidos nas crianças com TD foram aqueles que envolvem as habilidades motoras subcorticais e habilidades sensoriais simples.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T08:08:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T08:08:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AA4HLU
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AA4HLU
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AA4HLU/1/dean_woodcock_sensory_motor_battery___aplica__es_e_perspectivas_na__inf_ncia.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AA4HLU/2/dean_woodcock_sensory_motor_battery___aplica__es_e_perspectivas_na__inf_ncia.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e9b31d884c155030f86093b10d98b787
a5469dc51eebd959d81a9d21bc6b7376
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589305197658112