Educação em saúde para os escolares participantes da campanha da geohelmintíase: um estudo de intervenção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A45H4S |
Resumo: | A elevada magnitude e ampla distribuição geográfica das geohelmintíases, aliadas às repercussões negativas que podem causar no organismo humano, têm conferido a essas infecções uma posição relevante entre os principais problemas de saúde da população. Como estratégia de redução da carga de infecção pelos geohelmintos, o Ministério da Saúde propõe a implantação do tratamento quimioprofilático em escolares do ensino público na faixa etária entre 5 a 14 anos. Assim, este trabalho objetivou desenvolver um programa educativo como forma de intervenção para os escolares participantes da campanha nacional de geohelmintíases em uma escola do município de Marechal Deodoro AL. A elaboração da proposta de intervenção foi baseada no Planejamento Estratégico Situacional (PES). Fez-se a pesquisa bibliográfica na base de dados do SciELO na biblioteca virtual do NESCON (Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais). Na escola, a ação ocorreu no período de 4 a 8 de Agosto de 2014. 297 escolares entre 5 a 14 anos de idade receberam o tratamento através da ingestão do Albendazol 400mg. Observou-se que os escolares do sexo masculino realizaram a ingestão da medicação em 53,8%; enquanto que do sexo feminino 46,2%. Portanto, a atuação do Programa de Saúde na Escola (PSE) é de suma importância para minimizar agravos, prevenir doenças e promover ações voltadas para a saúde dos escolares, visando assim, um cuidado de forma humanizada, proporcionando um melhor rendimento escolar e uma melhor qualidade de vida. |
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Claudimary Bispo dos SantosFlavia Casasanta MariniMichell Alencar Alves Correia2019-08-11T05:33:55Z2019-08-11T05:33:55Z2015-07-11http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A45H4SA elevada magnitude e ampla distribuição geográfica das geohelmintíases, aliadas às repercussões negativas que podem causar no organismo humano, têm conferido a essas infecções uma posição relevante entre os principais problemas de saúde da população. Como estratégia de redução da carga de infecção pelos geohelmintos, o Ministério da Saúde propõe a implantação do tratamento quimioprofilático em escolares do ensino público na faixa etária entre 5 a 14 anos. Assim, este trabalho objetivou desenvolver um programa educativo como forma de intervenção para os escolares participantes da campanha nacional de geohelmintíases em uma escola do município de Marechal Deodoro AL. A elaboração da proposta de intervenção foi baseada no Planejamento Estratégico Situacional (PES). Fez-se a pesquisa bibliográfica na base de dados do SciELO na biblioteca virtual do NESCON (Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais). Na escola, a ação ocorreu no período de 4 a 8 de Agosto de 2014. 297 escolares entre 5 a 14 anos de idade receberam o tratamento através da ingestão do Albendazol 400mg. Observou-se que os escolares do sexo masculino realizaram a ingestão da medicação em 53,8%; enquanto que do sexo feminino 46,2%. Portanto, a atuação do Programa de Saúde na Escola (PSE) é de suma importância para minimizar agravos, prevenir doenças e promover ações voltadas para a saúde dos escolares, visando assim, um cuidado de forma humanizada, proporcionando um melhor rendimento escolar e uma melhor qualidade de vida.The high magnitude and wide geographical distribution of geohelmintíases, combined with the negative impact that may have on the human body, have given to these infections an important position among the major health problems of the population. How reduction strategy by STH infection load, the Ministry of Health proposes the implementation of chemoprophylaxis treatment in public schoolchildren aged 5-14 years. Thus, this study aimed to develop an educational program as an intervention for school children at the National geohelmintíases campaign at a school in the city of Marechal Deodoro - AL. The elaboration of the intervention proposal was based on the Situation Strategic Planning (PES). There was a literature search in SciELO database in the virtual library of NESCON (Center for Public Health Education, Faculty of Medicine, Federal University of Minas Gerais). At school, the action took place in the period 4-8 August 2014. 297 students between 5-14 years of age received treatment through the intake Albendazole 400mg. It was observed that the male students performed the medication intake by 53.8%; while female 46.2%. Therefore, the performance of the Health Program at School (PSE) is very important to minimize injuries, prevent diseases and promote actions for the health of schoolchildren, thus aiming at a care in a humane way, providing improved school performance and better quality of life.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSaúde da famíliaGeohelmintíasePrevençãoEscolaresEducação em SaúdeEducação em saúde para os escolares participantes da campanha da geohelmintíase: um estudo de intervençãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_aprovado_michell_alencar_alves_correia.pdfapplication/pdf102810https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-A45H4S/1/tcc_aprovado_michell_alencar_alves_correia.pdf183f414e8b17ecb27c9d52d8a57ec762MD51TEXTtcc_aprovado_michell_alencar_alves_correia.pdf.txttcc_aprovado_michell_alencar_alves_correia.pdf.txtExtracted texttext/plain40035https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-A45H4S/2/tcc_aprovado_michell_alencar_alves_correia.pdf.txtaca92af7cdbbdb2fe1be80e9059c092eMD521843/BUOS-A45H4S2019-11-14 05:59:47.609oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-A45H4SRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:59:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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