Estudo da Influência do portal concweb na aprendizagem da disciplina Estruturas de Concreto Armado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gláucia Nolasco de Almeida Mello
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/PASA-9FKGP8
Resumo: Esta tese apresenta um estudo da influência da utilização do ambiente digital ConcWeb na aprendizagem da disciplina Estruturas de Concreto Armado. Para interpretar esta influência a coleta de dados foi feita em duas etapas. A primeira etapa consistiu das provas dos alunos que não tiveram contato com o ambiente. E, a segunda foi composta pelas provas dos alunos que utilizaram o ConcWeb bem como pelo monitoramento do acesso desses mesmos alunos ao ambiente. Todas as provas foram recorrigidas para valores do tipo 0/1 e em seguida avaliadas segundo o modelo Rasch para dados dicotômicos. Esta análise gerou uma escala de mensuração de desempenho dos aluno. As medidas obtidas ao longo do semestre foram ajustadas a modelos hierárquicos lineares permitindo assim, descrever trajetórias de aprendizagem dos alunos nos dois cenários. Os resultados encontrados evidenciam uma influência positiva do ambiente ConcWeb no processo de aprendizagem do aluno pois a variável preditora para indicar o utilização do ambiente foi estatisticamente significante (p<0,01) no ajuste da equação que descreve a trajetória de mudança do desempenho em Concreto Armado II para a turma que utilizou o ambiente. Evidenciam também que trabalhar ou estagiar na área de estruturas contribui positivamente no desenvolvimento da aprendizagem do aluno. Com relação ao questionário que avalia o ambiente ConcWeb a maioria dos alunos escolheu as opções positivas para a resposta da maioria de suas respostas. Além disso, a grande maioria respondeu que utilizaria o ambiente novamente.
id UFMG_c3e2974eec1202a3f52df2c765c7148e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/PASA-9FKGP8
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Jose Marcio Fonseca CalixtoElizabeth Vieira MaiaElizabeth Vieira MaiaJose Ricardo Queiroz FrancoSebastiao Salvador Real PereiraRenato Cardoso MesquitaWaldenor Barros Moraes FilhoGláucia Nolasco de Almeida Mello2019-08-12T22:21:52Z2019-08-12T22:21:52Z2013-12-03http://hdl.handle.net/1843/PASA-9FKGP8Esta tese apresenta um estudo da influência da utilização do ambiente digital ConcWeb na aprendizagem da disciplina Estruturas de Concreto Armado. Para interpretar esta influência a coleta de dados foi feita em duas etapas. A primeira etapa consistiu das provas dos alunos que não tiveram contato com o ambiente. E, a segunda foi composta pelas provas dos alunos que utilizaram o ConcWeb bem como pelo monitoramento do acesso desses mesmos alunos ao ambiente. Todas as provas foram recorrigidas para valores do tipo 0/1 e em seguida avaliadas segundo o modelo Rasch para dados dicotômicos. Esta análise gerou uma escala de mensuração de desempenho dos aluno. As medidas obtidas ao longo do semestre foram ajustadas a modelos hierárquicos lineares permitindo assim, descrever trajetórias de aprendizagem dos alunos nos dois cenários. Os resultados encontrados evidenciam uma influência positiva do ambiente ConcWeb no processo de aprendizagem do aluno pois a variável preditora para indicar o utilização do ambiente foi estatisticamente significante (p<0,01) no ajuste da equação que descreve a trajetória de mudança do desempenho em Concreto Armado II para a turma que utilizou o ambiente. Evidenciam também que trabalhar ou estagiar na área de estruturas contribui positivamente no desenvolvimento da aprendizagem do aluno. Com relação ao questionário que avalia o ambiente ConcWeb a maioria dos alunos escolheu as opções positivas para a resposta da maioria de suas respostas. Além disso, a grande maioria respondeu que utilizaria o ambiente novamente.This thesis presents a study on the influence of ConcWeb online virtual environment on learning process for reinforced concrete design. To acces this influence data was collected in two ways. The first one consisted of exams of student who had no contact with the environment. The second data set was composed by the same exams but for students who used ConcWeb as well as by the students' access to the virtual environment. The exams were regraded for right or wrong type answers, and then evaluated according to the Rasch model for dichotomous data. This analysis led to a measurement scale of student performance. The measurements obtained obtained durin the course of one semester were adjusted to hierarchical linear models in order to describe the students' learning trajectories in both scenarios. The results show a positive influence of ConcWeb in the students' learning process, since the access redictor variable is an important factor in the equation for the longitudinal study of the group whick used the environment.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEngenharia de estruturasConcreto armadoSoftware educacionalAmbientes virtuaisAprendizagemEstruturas de concreto armadoSimulaçãoNovas tecnologias educacionaisEstudo da Influência do portal concweb na aprendizagem da disciplina Estruturas de Concreto Armadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL37.pdfapplication/pdf6879349https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/PASA-9FKGP8/1/37.pdf6a8ae0ea55a076e23e3ba1f32ee50221MD51TEXT37.pdf.txt37.pdf.txtExtracted texttext/plain141807https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/PASA-9FKGP8/2/37.pdf.txtdd93158c2591139040b9061010547a34MD521843/PASA-9FKGP82019-11-14 20:08:14.352oai:repositorio.ufmg.br:1843/PASA-9FKGP8Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:08:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo da Influência do portal concweb na aprendizagem da disciplina Estruturas de Concreto Armado
title Estudo da Influência do portal concweb na aprendizagem da disciplina Estruturas de Concreto Armado
spellingShingle Estudo da Influência do portal concweb na aprendizagem da disciplina Estruturas de Concreto Armado
Gláucia Nolasco de Almeida Mello
Software educacional
Ambientes virtuais
Aprendizagem
Estruturas de concreto armado
Simulação
Novas tecnologias educacionais
Engenharia de estruturas
Concreto armado
title_short Estudo da Influência do portal concweb na aprendizagem da disciplina Estruturas de Concreto Armado
title_full Estudo da Influência do portal concweb na aprendizagem da disciplina Estruturas de Concreto Armado
title_fullStr Estudo da Influência do portal concweb na aprendizagem da disciplina Estruturas de Concreto Armado
title_full_unstemmed Estudo da Influência do portal concweb na aprendizagem da disciplina Estruturas de Concreto Armado
title_sort Estudo da Influência do portal concweb na aprendizagem da disciplina Estruturas de Concreto Armado
author Gláucia Nolasco de Almeida Mello
author_facet Gláucia Nolasco de Almeida Mello
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jose Marcio Fonseca Calixto
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Elizabeth Vieira Maia
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Elizabeth Vieira Maia
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Jose Ricardo Queiroz Franco
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Sebastiao Salvador Real Pereira
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Renato Cardoso Mesquita
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Waldenor Barros Moraes Filho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gláucia Nolasco de Almeida Mello
contributor_str_mv Jose Marcio Fonseca Calixto
Elizabeth Vieira Maia
Elizabeth Vieira Maia
Jose Ricardo Queiroz Franco
Sebastiao Salvador Real Pereira
Renato Cardoso Mesquita
Waldenor Barros Moraes Filho
dc.subject.por.fl_str_mv Software educacional
Ambientes virtuais
Aprendizagem
Estruturas de concreto armado
Simulação
Novas tecnologias educacionais
topic Software educacional
Ambientes virtuais
Aprendizagem
Estruturas de concreto armado
Simulação
Novas tecnologias educacionais
Engenharia de estruturas
Concreto armado
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de estruturas
Concreto armado
description Esta tese apresenta um estudo da influência da utilização do ambiente digital ConcWeb na aprendizagem da disciplina Estruturas de Concreto Armado. Para interpretar esta influência a coleta de dados foi feita em duas etapas. A primeira etapa consistiu das provas dos alunos que não tiveram contato com o ambiente. E, a segunda foi composta pelas provas dos alunos que utilizaram o ConcWeb bem como pelo monitoramento do acesso desses mesmos alunos ao ambiente. Todas as provas foram recorrigidas para valores do tipo 0/1 e em seguida avaliadas segundo o modelo Rasch para dados dicotômicos. Esta análise gerou uma escala de mensuração de desempenho dos aluno. As medidas obtidas ao longo do semestre foram ajustadas a modelos hierárquicos lineares permitindo assim, descrever trajetórias de aprendizagem dos alunos nos dois cenários. Os resultados encontrados evidenciam uma influência positiva do ambiente ConcWeb no processo de aprendizagem do aluno pois a variável preditora para indicar o utilização do ambiente foi estatisticamente significante (p<0,01) no ajuste da equação que descreve a trajetória de mudança do desempenho em Concreto Armado II para a turma que utilizou o ambiente. Evidenciam também que trabalhar ou estagiar na área de estruturas contribui positivamente no desenvolvimento da aprendizagem do aluno. Com relação ao questionário que avalia o ambiente ConcWeb a maioria dos alunos escolheu as opções positivas para a resposta da maioria de suas respostas. Além disso, a grande maioria respondeu que utilizaria o ambiente novamente.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-12-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T22:21:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T22:21:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/PASA-9FKGP8
url http://hdl.handle.net/1843/PASA-9FKGP8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/PASA-9FKGP8/1/37.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/PASA-9FKGP8/2/37.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a8ae0ea55a076e23e3ba1f32ee50221
dd93158c2591139040b9061010547a34
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589514382278656