Estudo da Influência do portal concweb na aprendizagem da disciplina Estruturas de Concreto Armado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/PASA-9FKGP8 |
Resumo: | Esta tese apresenta um estudo da influência da utilização do ambiente digital ConcWeb na aprendizagem da disciplina Estruturas de Concreto Armado. Para interpretar esta influência a coleta de dados foi feita em duas etapas. A primeira etapa consistiu das provas dos alunos que não tiveram contato com o ambiente. E, a segunda foi composta pelas provas dos alunos que utilizaram o ConcWeb bem como pelo monitoramento do acesso desses mesmos alunos ao ambiente. Todas as provas foram recorrigidas para valores do tipo 0/1 e em seguida avaliadas segundo o modelo Rasch para dados dicotômicos. Esta análise gerou uma escala de mensuração de desempenho dos aluno. As medidas obtidas ao longo do semestre foram ajustadas a modelos hierárquicos lineares permitindo assim, descrever trajetórias de aprendizagem dos alunos nos dois cenários. Os resultados encontrados evidenciam uma influência positiva do ambiente ConcWeb no processo de aprendizagem do aluno pois a variável preditora para indicar o utilização do ambiente foi estatisticamente significante (p<0,01) no ajuste da equação que descreve a trajetória de mudança do desempenho em Concreto Armado II para a turma que utilizou o ambiente. Evidenciam também que trabalhar ou estagiar na área de estruturas contribui positivamente no desenvolvimento da aprendizagem do aluno. Com relação ao questionário que avalia o ambiente ConcWeb a maioria dos alunos escolheu as opções positivas para a resposta da maioria de suas respostas. Além disso, a grande maioria respondeu que utilizaria o ambiente novamente. |
id |
UFMG_c3e2974eec1202a3f52df2c765c7148e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/PASA-9FKGP8 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Jose Marcio Fonseca CalixtoElizabeth Vieira MaiaElizabeth Vieira MaiaJose Ricardo Queiroz FrancoSebastiao Salvador Real PereiraRenato Cardoso MesquitaWaldenor Barros Moraes FilhoGláucia Nolasco de Almeida Mello2019-08-12T22:21:52Z2019-08-12T22:21:52Z2013-12-03http://hdl.handle.net/1843/PASA-9FKGP8Esta tese apresenta um estudo da influência da utilização do ambiente digital ConcWeb na aprendizagem da disciplina Estruturas de Concreto Armado. Para interpretar esta influência a coleta de dados foi feita em duas etapas. A primeira etapa consistiu das provas dos alunos que não tiveram contato com o ambiente. E, a segunda foi composta pelas provas dos alunos que utilizaram o ConcWeb bem como pelo monitoramento do acesso desses mesmos alunos ao ambiente. Todas as provas foram recorrigidas para valores do tipo 0/1 e em seguida avaliadas segundo o modelo Rasch para dados dicotômicos. Esta análise gerou uma escala de mensuração de desempenho dos aluno. As medidas obtidas ao longo do semestre foram ajustadas a modelos hierárquicos lineares permitindo assim, descrever trajetórias de aprendizagem dos alunos nos dois cenários. Os resultados encontrados evidenciam uma influência positiva do ambiente ConcWeb no processo de aprendizagem do aluno pois a variável preditora para indicar o utilização do ambiente foi estatisticamente significante (p<0,01) no ajuste da equação que descreve a trajetória de mudança do desempenho em Concreto Armado II para a turma que utilizou o ambiente. Evidenciam também que trabalhar ou estagiar na área de estruturas contribui positivamente no desenvolvimento da aprendizagem do aluno. Com relação ao questionário que avalia o ambiente ConcWeb a maioria dos alunos escolheu as opções positivas para a resposta da maioria de suas respostas. Além disso, a grande maioria respondeu que utilizaria o ambiente novamente.This thesis presents a study on the influence of ConcWeb online virtual environment on learning process for reinforced concrete design. To acces this influence data was collected in two ways. The first one consisted of exams of student who had no contact with the environment. The second data set was composed by the same exams but for students who used ConcWeb as well as by the students' access to the virtual environment. The exams were regraded for right or wrong type answers, and then evaluated according to the Rasch model for dichotomous data. This analysis led to a measurement scale of student performance. The measurements obtained obtained durin the course of one semester were adjusted to hierarchical linear models in order to describe the students' learning trajectories in both scenarios. The results show a positive influence of ConcWeb in the students' learning process, since the access redictor variable is an important factor in the equation for the longitudinal study of the group whick used the environment.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEngenharia de estruturasConcreto armadoSoftware educacionalAmbientes virtuaisAprendizagemEstruturas de concreto armadoSimulaçãoNovas tecnologias educacionaisEstudo da Influência do portal concweb na aprendizagem da disciplina Estruturas de Concreto Armadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL37.pdfapplication/pdf6879349https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/PASA-9FKGP8/1/37.pdf6a8ae0ea55a076e23e3ba1f32ee50221MD51TEXT37.pdf.txt37.pdf.txtExtracted texttext/plain141807https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/PASA-9FKGP8/2/37.pdf.txtdd93158c2591139040b9061010547a34MD521843/PASA-9FKGP82019-11-14 20:08:14.352oai:repositorio.ufmg.br:1843/PASA-9FKGP8Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:08:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo da Influência do portal concweb na aprendizagem da disciplina Estruturas de Concreto Armado |
title |
Estudo da Influência do portal concweb na aprendizagem da disciplina Estruturas de Concreto Armado |
spellingShingle |
Estudo da Influência do portal concweb na aprendizagem da disciplina Estruturas de Concreto Armado Gláucia Nolasco de Almeida Mello Software educacional Ambientes virtuais Aprendizagem Estruturas de concreto armado Simulação Novas tecnologias educacionais Engenharia de estruturas Concreto armado |
title_short |
Estudo da Influência do portal concweb na aprendizagem da disciplina Estruturas de Concreto Armado |
title_full |
Estudo da Influência do portal concweb na aprendizagem da disciplina Estruturas de Concreto Armado |
title_fullStr |
Estudo da Influência do portal concweb na aprendizagem da disciplina Estruturas de Concreto Armado |
title_full_unstemmed |
Estudo da Influência do portal concweb na aprendizagem da disciplina Estruturas de Concreto Armado |
title_sort |
Estudo da Influência do portal concweb na aprendizagem da disciplina Estruturas de Concreto Armado |
author |
Gláucia Nolasco de Almeida Mello |
author_facet |
Gláucia Nolasco de Almeida Mello |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jose Marcio Fonseca Calixto |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Elizabeth Vieira Maia |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Elizabeth Vieira Maia |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Jose Ricardo Queiroz Franco |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Sebastiao Salvador Real Pereira |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Renato Cardoso Mesquita |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
Waldenor Barros Moraes Filho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gláucia Nolasco de Almeida Mello |
contributor_str_mv |
Jose Marcio Fonseca Calixto Elizabeth Vieira Maia Elizabeth Vieira Maia Jose Ricardo Queiroz Franco Sebastiao Salvador Real Pereira Renato Cardoso Mesquita Waldenor Barros Moraes Filho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Software educacional Ambientes virtuais Aprendizagem Estruturas de concreto armado Simulação Novas tecnologias educacionais |
topic |
Software educacional Ambientes virtuais Aprendizagem Estruturas de concreto armado Simulação Novas tecnologias educacionais Engenharia de estruturas Concreto armado |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia de estruturas Concreto armado |
description |
Esta tese apresenta um estudo da influência da utilização do ambiente digital ConcWeb na aprendizagem da disciplina Estruturas de Concreto Armado. Para interpretar esta influência a coleta de dados foi feita em duas etapas. A primeira etapa consistiu das provas dos alunos que não tiveram contato com o ambiente. E, a segunda foi composta pelas provas dos alunos que utilizaram o ConcWeb bem como pelo monitoramento do acesso desses mesmos alunos ao ambiente. Todas as provas foram recorrigidas para valores do tipo 0/1 e em seguida avaliadas segundo o modelo Rasch para dados dicotômicos. Esta análise gerou uma escala de mensuração de desempenho dos aluno. As medidas obtidas ao longo do semestre foram ajustadas a modelos hierárquicos lineares permitindo assim, descrever trajetórias de aprendizagem dos alunos nos dois cenários. Os resultados encontrados evidenciam uma influência positiva do ambiente ConcWeb no processo de aprendizagem do aluno pois a variável preditora para indicar o utilização do ambiente foi estatisticamente significante (p<0,01) no ajuste da equação que descreve a trajetória de mudança do desempenho em Concreto Armado II para a turma que utilizou o ambiente. Evidenciam também que trabalhar ou estagiar na área de estruturas contribui positivamente no desenvolvimento da aprendizagem do aluno. Com relação ao questionário que avalia o ambiente ConcWeb a maioria dos alunos escolheu as opções positivas para a resposta da maioria de suas respostas. Além disso, a grande maioria respondeu que utilizaria o ambiente novamente. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-12-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T22:21:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T22:21:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/PASA-9FKGP8 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/PASA-9FKGP8 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/PASA-9FKGP8/1/37.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/PASA-9FKGP8/2/37.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6a8ae0ea55a076e23e3ba1f32ee50221 dd93158c2591139040b9061010547a34 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589514382278656 |