Os impactos das avaliações externas no cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beatriz Campolina da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCFWC
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso - TCC propõe uma reflexão sobre os impactos das avaliações externas no cotidiano escolar e o processo de avaliação de uma forma geral nas escolas públicas estaduais, seus parâmetros, instrumentos, seus indicadores e como os resultados vão impactar na escola e comunidade escolar. É fundamental que as tomadas de decisões sobre o processo ensino aprendizagem sejam coerentes com Projeto Político Pedagógico PPP da escola e que os resultados sejam fidedignos e proporcionem melhoria na educação de qualidade para todos. Para este estudo utilizamos como referência, entre outros, Darling e Ascher (1991), que em suas pesquisas verificam a necessidade da abordagem de todos os aspectos sociais e cognitivos nos instrumentos de avaliação que apresentem características como validade e credibilidade, e que, o processo de avaliação interna e externa da escola seja coerente e democrático, contemplando todos que fazem parte da escola.
id UFMG_c4376826f55c95f4a261401afd508252
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZCFWC
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Priscila Rezende MoreiraBeatriz Campolina da Silva2019-08-14T07:23:10Z2019-08-14T07:23:10Z2015-08-15http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCFWCO presente Trabalho de Conclusão de Curso - TCC propõe uma reflexão sobre os impactos das avaliações externas no cotidiano escolar e o processo de avaliação de uma forma geral nas escolas públicas estaduais, seus parâmetros, instrumentos, seus indicadores e como os resultados vão impactar na escola e comunidade escolar. É fundamental que as tomadas de decisões sobre o processo ensino aprendizagem sejam coerentes com Projeto Político Pedagógico PPP da escola e que os resultados sejam fidedignos e proporcionem melhoria na educação de qualidade para todos. Para este estudo utilizamos como referência, entre outros, Darling e Ascher (1991), que em suas pesquisas verificam a necessidade da abordagem de todos os aspectos sociais e cognitivos nos instrumentos de avaliação que apresentem características como validade e credibilidade, e que, o processo de avaliação interna e externa da escola seja coerente e democrático, contemplando todos que fazem parte da escola.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas Organização e administraçãoAvaliação educacionalAvaliaçãoProjeto político pedagógicoInstrumentosEscola democráticaOs impactos das avaliações externas no cotidiano escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_beatrizcampolinadasilva_turma1.pdfapplication/pdf501540https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCFWC/1/tcc_beatrizcampolinadasilva_turma1.pdf850c3d2c97d3718ec58c5f123454eddaMD51TEXTtcc_beatrizcampolinadasilva_turma1.pdf.txttcc_beatrizcampolinadasilva_turma1.pdf.txtExtracted texttext/plain60867https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCFWC/2/tcc_beatrizcampolinadasilva_turma1.pdf.txtf860f99b2b0f351508cb97d7e0b1842aMD521843/BUBD-9ZCFWC2019-11-14 14:02:21.81oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZCFWCRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:02:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os impactos das avaliações externas no cotidiano escolar
title Os impactos das avaliações externas no cotidiano escolar
spellingShingle Os impactos das avaliações externas no cotidiano escolar
Beatriz Campolina da Silva
Avaliação
Projeto político pedagógico
Instrumentos
Escola democrática
Escolas Organização e administração
Avaliação educacional
title_short Os impactos das avaliações externas no cotidiano escolar
title_full Os impactos das avaliações externas no cotidiano escolar
title_fullStr Os impactos das avaliações externas no cotidiano escolar
title_full_unstemmed Os impactos das avaliações externas no cotidiano escolar
title_sort Os impactos das avaliações externas no cotidiano escolar
author Beatriz Campolina da Silva
author_facet Beatriz Campolina da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Priscila Rezende Moreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Beatriz Campolina da Silva
contributor_str_mv Priscila Rezende Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Projeto político pedagógico
Instrumentos
Escola democrática
topic Avaliação
Projeto político pedagógico
Instrumentos
Escola democrática
Escolas Organização e administração
Avaliação educacional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Escolas Organização e administração
Avaliação educacional
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso - TCC propõe uma reflexão sobre os impactos das avaliações externas no cotidiano escolar e o processo de avaliação de uma forma geral nas escolas públicas estaduais, seus parâmetros, instrumentos, seus indicadores e como os resultados vão impactar na escola e comunidade escolar. É fundamental que as tomadas de decisões sobre o processo ensino aprendizagem sejam coerentes com Projeto Político Pedagógico PPP da escola e que os resultados sejam fidedignos e proporcionem melhoria na educação de qualidade para todos. Para este estudo utilizamos como referência, entre outros, Darling e Ascher (1991), que em suas pesquisas verificam a necessidade da abordagem de todos os aspectos sociais e cognitivos nos instrumentos de avaliação que apresentem características como validade e credibilidade, e que, o processo de avaliação interna e externa da escola seja coerente e democrático, contemplando todos que fazem parte da escola.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T07:23:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T07:23:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCFWC
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCFWC
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCFWC/1/tcc_beatrizcampolinadasilva_turma1.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCFWC/2/tcc_beatrizcampolinadasilva_turma1.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 850c3d2c97d3718ec58c5f123454edda
f860f99b2b0f351508cb97d7e0b1842a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589518511570944