Os impactos das avaliações externas no cotidiano escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCFWC |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso - TCC propõe uma reflexão sobre os impactos das avaliações externas no cotidiano escolar e o processo de avaliação de uma forma geral nas escolas públicas estaduais, seus parâmetros, instrumentos, seus indicadores e como os resultados vão impactar na escola e comunidade escolar. É fundamental que as tomadas de decisões sobre o processo ensino aprendizagem sejam coerentes com Projeto Político Pedagógico PPP da escola e que os resultados sejam fidedignos e proporcionem melhoria na educação de qualidade para todos. Para este estudo utilizamos como referência, entre outros, Darling e Ascher (1991), que em suas pesquisas verificam a necessidade da abordagem de todos os aspectos sociais e cognitivos nos instrumentos de avaliação que apresentem características como validade e credibilidade, e que, o processo de avaliação interna e externa da escola seja coerente e democrático, contemplando todos que fazem parte da escola. |
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Priscila Rezende MoreiraBeatriz Campolina da Silva2019-08-14T07:23:10Z2019-08-14T07:23:10Z2015-08-15http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCFWCO presente Trabalho de Conclusão de Curso - TCC propõe uma reflexão sobre os impactos das avaliações externas no cotidiano escolar e o processo de avaliação de uma forma geral nas escolas públicas estaduais, seus parâmetros, instrumentos, seus indicadores e como os resultados vão impactar na escola e comunidade escolar. É fundamental que as tomadas de decisões sobre o processo ensino aprendizagem sejam coerentes com Projeto Político Pedagógico PPP da escola e que os resultados sejam fidedignos e proporcionem melhoria na educação de qualidade para todos. Para este estudo utilizamos como referência, entre outros, Darling e Ascher (1991), que em suas pesquisas verificam a necessidade da abordagem de todos os aspectos sociais e cognitivos nos instrumentos de avaliação que apresentem características como validade e credibilidade, e que, o processo de avaliação interna e externa da escola seja coerente e democrático, contemplando todos que fazem parte da escola.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas Organização e administraçãoAvaliação educacionalAvaliaçãoProjeto político pedagógicoInstrumentosEscola democráticaOs impactos das avaliações externas no cotidiano escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_beatrizcampolinadasilva_turma1.pdfapplication/pdf501540https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCFWC/1/tcc_beatrizcampolinadasilva_turma1.pdf850c3d2c97d3718ec58c5f123454eddaMD51TEXTtcc_beatrizcampolinadasilva_turma1.pdf.txttcc_beatrizcampolinadasilva_turma1.pdf.txtExtracted texttext/plain60867https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCFWC/2/tcc_beatrizcampolinadasilva_turma1.pdf.txtf860f99b2b0f351508cb97d7e0b1842aMD521843/BUBD-9ZCFWC2019-11-14 14:02:21.81oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZCFWCRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:02:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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