Práticas de escrita em um contexto de formação continuada: um estudo etnográfico do curso de especialização linguagem e tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raquel Aparecida Soares Reis Franco
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3NHWH
Resumo: Ao longo das últimas décadas, houve um aumento significativo de pesquisas que tratam das práticas de escrita na Educação Básica. Contudo, pouco foi investigado no contexto brasileiro, quanto ao campo dos letramentos acadêmicos (MARINHO, 2010a; OLIVEIRA, 2011; PASQUOTTE-VIEIRA, 2014). Considerando esse cenário, esta pesquisa teve como principal objetivo analisar e compreender os significados das práticas de escrita do curso de pósgraduação lato sensu em nível de especialização denominado Linguagem de Tecnologia (LINTEC) de uma instituição de Ensino Superior da região metropolitana de Belo Horizonte no estado de Minas Gerais. Tomei como referencial teórico os pressupostos apontados pelos Novos Estudos do Letramento (NEL) (LILLIS; SCOTT, 2007; LEA e STREET, 1998), uma vez que esse grupo concebe o letramento como prática social. Sob o viés da perspectiva etnográfica (HEATH, 1982; STREET, 2003; CASTANHEIRA, 2004; GREEN; DIXON; ZAHARLIC, 2002), acompanhei durante um ano e meio o curso de pós-graduação lato sensu, adotando os seguintes procedimentos metodológicos: registros em vídeo, notas de campo, observação participante, análise do espaço institucional e entrevistas com os alunos e professores do referido curso. Holisticamente, primeiramente, apresentei, de modo geral, a organização das aulas e as práticas de escrita ocorridas nas aulas presencias e virtuais do curso LINTEC, buscando traçar a natureza intertextual de como os alunos se engajavam na produção escrita na turma pesquisada. A partir disso, selecionei dois casos expressivos (MITCHELL, 1984) que foram descritos, analisados e interpretados (WOLCOTT, 1994). Pude perceber pelos resultados deste trabalho que os significados da escrita para os participantes constituem o que foi denominado de modelo autônomo de letramento (STREET, 1984), evidenciando, assim, a natureza tensa e conflituosa nas interações mediadas pela escrita nesse curso de especialização. Além disso, demonstrei a necessidade de se refletir, tomando como referência o modelo ideológico de letramento (STREET, 1984), sobre as concepções de letramento que orientam os cursos de formação continuada.
id UFMG_c673f478a060091a353d1e5bc4dd5801
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A3NHWH
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Lucia CastanheiraGilcinei Teodoro CarvalhoElizabeth Guzzo de AlmeidaRaquel Salek FiadMaria de Fatima Cardoso GomesBrian Vicent StreetRaquel Aparecida Soares Reis Franco2019-08-11T01:53:26Z2019-08-11T01:53:26Z2015-08-31http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3NHWHAo longo das últimas décadas, houve um aumento significativo de pesquisas que tratam das práticas de escrita na Educação Básica. Contudo, pouco foi investigado no contexto brasileiro, quanto ao campo dos letramentos acadêmicos (MARINHO, 2010a; OLIVEIRA, 2011; PASQUOTTE-VIEIRA, 2014). Considerando esse cenário, esta pesquisa teve como principal objetivo analisar e compreender os significados das práticas de escrita do curso de pósgraduação lato sensu em nível de especialização denominado Linguagem de Tecnologia (LINTEC) de uma instituição de Ensino Superior da região metropolitana de Belo Horizonte no estado de Minas Gerais. Tomei como referencial teórico os pressupostos apontados pelos Novos Estudos do Letramento (NEL) (LILLIS; SCOTT, 2007; LEA e STREET, 1998), uma vez que esse grupo concebe o letramento como prática social. Sob o viés da perspectiva etnográfica (HEATH, 1982; STREET, 2003; CASTANHEIRA, 2004; GREEN; DIXON; ZAHARLIC, 2002), acompanhei durante um ano e meio o curso de pós-graduação lato sensu, adotando os seguintes procedimentos metodológicos: registros em vídeo, notas de campo, observação participante, análise do espaço institucional e entrevistas com os alunos e professores do referido curso. Holisticamente, primeiramente, apresentei, de modo geral, a organização das aulas e as práticas de escrita ocorridas nas aulas presencias e virtuais do curso LINTEC, buscando traçar a natureza intertextual de como os alunos se engajavam na produção escrita na turma pesquisada. A partir disso, selecionei dois casos expressivos (MITCHELL, 1984) que foram descritos, analisados e interpretados (WOLCOTT, 1994). Pude perceber pelos resultados deste trabalho que os significados da escrita para os participantes constituem o que foi denominado de modelo autônomo de letramento (STREET, 1984), evidenciando, assim, a natureza tensa e conflituosa nas interações mediadas pela escrita nesse curso de especialização. Além disso, demonstrei a necessidade de se refletir, tomando como referência o modelo ideológico de letramento (STREET, 1984), sobre as concepções de letramento que orientam os cursos de formação continuada.Over the past decades, there has been a significant increase in research dealing with writing practices in Basic Education. However, little has been investigated in the Brazilian context in the field of academic literacies (MARINHO, 2010a; OLIVEIRA, 2011; PASQUOTTE-VIEIRA, 2014). Considering this context, this study aimed to analyze and understand the meanings of writing practices in the post-graduation course Language and Technology, LINTEC, offered by an institution of higher education in the metropolitan area of Belo Horizonte, Minas Gerais. I consider the assumptions of the New Literacy Studies (NLS) group (LILLIS; SCOTT, 2007; LEA; STREET, 1998), since this group conceives literacy as a social practice. Using the principles of the ethnographic perspective (HEATH, 1982; STREET, 2003 CASTANHEIRA, 2004; GREEN; DIXON; ZAHARLIC, 2002), I followed for one year and a half the course LINTEC, adopting these following methodological procedures: video recordings, field notes, participant observation, analysis of the institutional space and interviews with students and teachers of the course. From a holistic perspective, first of all, presented the organization of classes and writing practices that have occurred in face to face classroom and in the online classroom. I sought to draw the intertextual nature of how students were engaged in the written production in the research group. Then I selected two significant cases (MITCHELL, 1984) which were described, analyzed and interpreted (Wolcott, 1994). The result of the study showed that the meanings of writing, for the participants, constitute what Street (1984) calls the autonomous model of literacy. It also highlighted the tense and confrontational nature of the interactions mediated by writing in the post-graduation course. Beyond that, I demonstrated the need to reflect, taking as a reference the ideological model of literacy (STREET, 1984) about that literacy concepts that guide the continuing education courses.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFormação profissionalLetramentoRedação acadêmicaEscritaLetramentos acadêmicosFormação continuadaPráticas de escritaPráticas de escrita em um contexto de formação continuada: um estudo etnográfico do curso de especialização linguagem e tecnologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_raquel_franco___versa_o_final.pdfapplication/pdf7153244https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A3NHWH/1/tese_raquel_franco___versa_o_final.pdf6f295d87ef9fc1ece5bbff5ff1d78157MD51TEXTtese_raquel_franco___versa_o_final.pdf.txttese_raquel_franco___versa_o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain399422https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A3NHWH/2/tese_raquel_franco___versa_o_final.pdf.txtb83c39b691a22797214943e57bc0b796MD521843/BUBD-A3NHWH2019-11-14 09:52:55.479oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A3NHWHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:52:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas de escrita em um contexto de formação continuada: um estudo etnográfico do curso de especialização linguagem e tecnologia
title Práticas de escrita em um contexto de formação continuada: um estudo etnográfico do curso de especialização linguagem e tecnologia
spellingShingle Práticas de escrita em um contexto de formação continuada: um estudo etnográfico do curso de especialização linguagem e tecnologia
Raquel Aparecida Soares Reis Franco
Letramentos acadêmicos
Formação continuada
Práticas de escrita
Formação profissional
Letramento
Redação acadêmica
Escrita
title_short Práticas de escrita em um contexto de formação continuada: um estudo etnográfico do curso de especialização linguagem e tecnologia
title_full Práticas de escrita em um contexto de formação continuada: um estudo etnográfico do curso de especialização linguagem e tecnologia
title_fullStr Práticas de escrita em um contexto de formação continuada: um estudo etnográfico do curso de especialização linguagem e tecnologia
title_full_unstemmed Práticas de escrita em um contexto de formação continuada: um estudo etnográfico do curso de especialização linguagem e tecnologia
title_sort Práticas de escrita em um contexto de formação continuada: um estudo etnográfico do curso de especialização linguagem e tecnologia
author Raquel Aparecida Soares Reis Franco
author_facet Raquel Aparecida Soares Reis Franco
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Lucia Castanheira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gilcinei Teodoro Carvalho
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Elizabeth Guzzo de Almeida
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Raquel Salek Fiad
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Maria de Fatima Cardoso Gomes
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Brian Vicent Street
dc.contributor.author.fl_str_mv Raquel Aparecida Soares Reis Franco
contributor_str_mv Maria Lucia Castanheira
Gilcinei Teodoro Carvalho
Elizabeth Guzzo de Almeida
Raquel Salek Fiad
Maria de Fatima Cardoso Gomes
Brian Vicent Street
dc.subject.por.fl_str_mv Letramentos acadêmicos
Formação continuada
Práticas de escrita
topic Letramentos acadêmicos
Formação continuada
Práticas de escrita
Formação profissional
Letramento
Redação acadêmica
Escrita
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Formação profissional
Letramento
Redação acadêmica
Escrita
description Ao longo das últimas décadas, houve um aumento significativo de pesquisas que tratam das práticas de escrita na Educação Básica. Contudo, pouco foi investigado no contexto brasileiro, quanto ao campo dos letramentos acadêmicos (MARINHO, 2010a; OLIVEIRA, 2011; PASQUOTTE-VIEIRA, 2014). Considerando esse cenário, esta pesquisa teve como principal objetivo analisar e compreender os significados das práticas de escrita do curso de pósgraduação lato sensu em nível de especialização denominado Linguagem de Tecnologia (LINTEC) de uma instituição de Ensino Superior da região metropolitana de Belo Horizonte no estado de Minas Gerais. Tomei como referencial teórico os pressupostos apontados pelos Novos Estudos do Letramento (NEL) (LILLIS; SCOTT, 2007; LEA e STREET, 1998), uma vez que esse grupo concebe o letramento como prática social. Sob o viés da perspectiva etnográfica (HEATH, 1982; STREET, 2003; CASTANHEIRA, 2004; GREEN; DIXON; ZAHARLIC, 2002), acompanhei durante um ano e meio o curso de pós-graduação lato sensu, adotando os seguintes procedimentos metodológicos: registros em vídeo, notas de campo, observação participante, análise do espaço institucional e entrevistas com os alunos e professores do referido curso. Holisticamente, primeiramente, apresentei, de modo geral, a organização das aulas e as práticas de escrita ocorridas nas aulas presencias e virtuais do curso LINTEC, buscando traçar a natureza intertextual de como os alunos se engajavam na produção escrita na turma pesquisada. A partir disso, selecionei dois casos expressivos (MITCHELL, 1984) que foram descritos, analisados e interpretados (WOLCOTT, 1994). Pude perceber pelos resultados deste trabalho que os significados da escrita para os participantes constituem o que foi denominado de modelo autônomo de letramento (STREET, 1984), evidenciando, assim, a natureza tensa e conflituosa nas interações mediadas pela escrita nesse curso de especialização. Além disso, demonstrei a necessidade de se refletir, tomando como referência o modelo ideológico de letramento (STREET, 1984), sobre as concepções de letramento que orientam os cursos de formação continuada.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T01:53:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T01:53:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3NHWH
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3NHWH
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A3NHWH/1/tese_raquel_franco___versa_o_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A3NHWH/2/tese_raquel_franco___versa_o_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6f295d87ef9fc1ece5bbff5ff1d78157
b83c39b691a22797214943e57bc0b796
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677038827864064