Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_c6de5fc8a73d4c977a2684e4d22f1f00
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8PLJB8
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Cristiano Mauro Assis GomesClaudia de Vilhena Schayer SabinoJader dos Reis SampaioNeyfsom Carlos Fernandes Matias2019-08-11T21:53:17Z2019-08-11T21:53:17Z2011-02-11http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8PLJB8As atividades extracurriculares apresentam impactos positivos nas interações sociais, na vinculação com a instituição escolar e, principalmente, na proficiência acadêmica. No Brasil, observa-se a expansão de ações socioeducativas que, em grande maioria, são desenvolvidas por Organizações Não Governamentais (ONGs), visando ao atendimento de crianças e adolescentes fora do horário da escola formal. A articulação com essas instituições vem se desenvolvendo no País com o intuito de promover a educação em tempo integral brasileira. Tal fato ocorre sob duas justificativas: a primeira de que promove a proteção social dos atendidos e a segunda de que o envolvimento em atividades extraclasse impulsiona o desempenho escolar. A presente dissertação tem por objetivo investigar se a proficiência acadêmica de estudantes participantes de um programa extracurricular, desenvolvido por ONGs em parceria com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, é superior em relação aos não participantes. A hipótese do estudo é a de que estudantes frequentes às atividades das ONGs apresentariam proficiência acadêmica superior. Os participantes da pesquisa foram 1.133 estudantes do segundo ano de escolarização, matriculados em Escolas Municipais, da região Leste de Belo Horizonte. Destes, 107 eram participantes das atividades oferecidas pelas ONGs. Como medida para proficiência acadêmica, utilizou-se as notas da Provinha Brasil (PB), aplicada em 2009, que foram comparadas, entre participantes e não participantes das ONGs. Observou-se que, em oito instituições, as atividades oferecidas eram de escolarização e em duas eram esportivas e culturais. Detectou-se uma predominância da forma escolar no cotidiano de aplicação das atividades. A partir do tamanho do efeito, foi calculado o tamanho do crescimento das notas no ciclo da avaliação. Os resultados não corroboraram a hipótese do estudo e demonstraram que os estudantes participantes das atividades oferecidas pelas ONGs não apresentaram resultados superiores em relação aos outros, evidenciando o fato de que as atividades desenvolvidas não influenciaram a proficiência acadêmica. Ser aluno de algumas escolas implicou em notas superiores na PB, em relação às outras. Concluiu-se que, além dos estudantes vinculados às ONGs não se destacarem em relação aos outros, faz-se necessário a realização de mais pesquisas sobre o tema pelo fato de que não foram investigadas quais eram as atividades que o grupo dos não participantes realizava fora da escola que possam ter influenciado no seu resultado. O que ressalta a necessidade de se entender este estudo como exploratório, mas que contribui com informações iniciais. Além disso, é importante também considerar outras questões, em estudos futuros, que possibilitem a observação de quais aspectos são mais relevantes como, por exemplo, inteligência, motivação, nível socioeconômico, envolvimento dos pais na educação dos filhos, recursos do ambiente familiar e atividades extraclasses, dentre outros. A não inclusão de variáveis como essas é uma das limitações deste estudo.Extracurricular activities have positive impacts on social interactions, in connection with the academic institution, and especially in academic proficiency. In Brazil, there is the expansion of social and educational activities that most often were developed by nongovernmental organizations (NGOs), aiming to serve children and adolescents outside the formal school schedule. Collaboration with these institutions has been developed in this country with the aim of promoting the Brazilian full-time education. This fact is occur under two justifications: first that promote the social protection of the treated and the second that involvement in extracurricular activities boost school performance. This thesis aims to investigate whether the academic proficiency of students in an extracurricular program, developed by NGOs in partnership with the Municipality of Belo Horizonte, is higher compared to non-participants. The study hypothesis is that students frequent the activities of NGOs would present superior academic proficiency. Survey participants were 1133 students in the second year of schooling, registered in municipal schools, from the eastern region of Belo Horizonte. Of these, 107 were participating in the activities offered by NGO. To measure academic proficiency, was used the notes of Provinha Brasil (PB), applied in 2009, which were compared between participants and nonparticipants of NGO´s. Was observed that in eight institutions, were offered schooling activities and in other two it were sports and cultural. A school predominance has been detected in the daily implementation of activities. Based in these on our results, the increasing performance of students on exams were observed in cycle of evaluation. The results did not corroborate the hypothesis of the study and showed that students participating in the activities offered by the NGOs did not show superior results compared to the others, pointing that the activities did not influence the academic proficiency. Being a student of some schools resulted in higher grades in PB, relative to other. It was concluded that besides the students linked to NGOs not stand out compared to others, it is necessary to research more on the subject because the activities that the group of nonparticipants did out of school that may have influenced its outcome were not investigated. This fact highlights the need to understand this study as exploratory, but it contributes to initial information. Furthermore, it is also important to consider other issues in future studies, which allow the observation of the most relevant aspects, such as the intelligence, motivation, socioeconomic status, parental involvement in children's education, family environment resources and activities extracurricular. The non-inclusion of this variables is a limitation of this study.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGOrganizações não-governamentaisEducaçãoPsicologiaAtividades extracurricularesProficiência acadêmicaContraturnoAções socioeducativasA influência das atividades extracurriculares junto à proficiênciaacadêmicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALa_influencia_das_atividades_extracurriculares_junto_a_proficiencia__academica.pdfapplication/pdf1423097https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8PLJB8/1/a_influencia_das_atividades_extracurriculares_junto_a_proficiencia__academica.pdf0b76f10583d4f8879710d421fa5478b7MD51TEXTa_influencia_das_atividades_extracurriculares_junto_a_proficiencia__academica.pdf.txta_influencia_das_atividades_extracurriculares_junto_a_proficiencia__academica.pdf.txtExtracted texttext/plain261467https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8PLJB8/2/a_influencia_das_atividades_extracurriculares_junto_a_proficiencia__academica.pdf.txt7fd4e56909f3c834c1ef98ce6478c8feMD521843/BUOS-8PLJB82019-11-14 06:37:42.381oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8PLJB8Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:37:42Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548129307328512