Escolas de tempo integral e atividades extracurriculares: universos à espera da Psicologia brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Neyfsom Carlos Fernandes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2009v15n3p120
Resumo: Resumo   Observa-se que, no Brasil, diversas ações vêm sendo desenvolvidas com o intuito de se implantar uma educação em tempo integral. Sabe-se que as atividades ligadas ao esporte, às artes e culturais podem contribuir significativamente nesse sentido. Com base nisso, este artigo apresenta algumas iniciativas que visavam à execução de escolas de tempo integral e como as atividades extracurriculares podem ser úteis na efetivação de uma educação em tempo integral. O objetivo deste estudo foi o de verificar o que já se tem publicado sobre as escolas de tempo integral e atividades extracurriculares, desde uma pesquisa bibliográfica, nos periódicos "Psicologia: teoria e pesquisa"; "Psicologia: reflexão e crítica"; "Psicologia escolar e educacional". As considerações finais apontam que o estudo sobre as atividades extracurriculares e escolas de tempo integral ainda é embrionário no Brasil e que urge a realização de pesquisas empíricas sobre atividades extracurriculares no País.     Full time school and extracurricular activities: universes waiting of the Brazilian Psychology     Abstract   It has been noted that in Brazil, lots of actions has been developing in order to deploy a full – time education. It has been known that the activities related to sports, arts and cultural can contribute significantly in this way. From that, this article shows some initiatives that had targeted the execution of full time schools and how the Extracurricular Activities can be useful in the realization of a full time education. The aim of this study was to verify what already has been published about Full Time Schools and Extracurricular Activities , from a reference research in the periodicals Psicologia: Teoria e Prática; Psicologia: Reflexão e Crítica; Psicologia Escolar e Educacional. The final considerations point that the study about the Extracurricular Activities and the full time schools are still embryonic in Brazil, and that urges the realization of empirical researches about Extracurricular Activities in the country.     Escuelas de tiempo completo y actividades extracurriculares     Resumen   En Brasil, diversas acciones han sido desarrolladas con la intención de implantar de la Educación de Tiempo Completo. Se sabe que las actividades vinculadas a desportes, artes y cultura pueden contribuir significativamente en esta dirección. A partir de esto, este artículo presenta algunas iniciativas que tienen como objetivo la ejecución de Escuelas de Tiempo Completo y cómo las Actividades Extracurriculares pueden ser útiles en la efectuación de una educación de tiempo completo. Este estudio tuvo el objetivo de verificar lo que ya existe publicado sobre las Escuelas de Tiempo Completo y Actividades Extracurriculares, a partir de una investigación en la bibliografía de los siguientes periódicos: Psicologia: Teoria e Pesquisa; Psicologia: Reflexão e Crítica; Psicologia Escolar e Educacional. Las consideraciones finales indican que el estudio sobre las Actividades Extracurriculares y Escuelas de Tiempo Completo es todavía embrionario en Brasil y que hay urgencia en la realización de investigaciones empíricas sobre actividades extracurriculares en el país.  
id PUC_MG-3_3cb541b626a3e0381be45ae2c5e3d050
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1023
network_acronym_str PUC_MG-3
network_name_str Psicologia em Revista (Online)
repository_id_str
spelling Escolas de tempo integral e atividades extracurriculares: universos à espera da Psicologia brasileiraPalavras-chaveescola de tempo integralatividades extracurricularescriança e adolescente. / Key-wordsfull time schoolextracurricular activitieschild and adolescents. / Palabras llaveescuela de tiempo completoactividades extracurricularesnResumo   Observa-se que, no Brasil, diversas ações vêm sendo desenvolvidas com o intuito de se implantar uma educação em tempo integral. Sabe-se que as atividades ligadas ao esporte, às artes e culturais podem contribuir significativamente nesse sentido. Com base nisso, este artigo apresenta algumas iniciativas que visavam à execução de escolas de tempo integral e como as atividades extracurriculares podem ser úteis na efetivação de uma educação em tempo integral. O objetivo deste estudo foi o de verificar o que já se tem publicado sobre as escolas de tempo integral e atividades extracurriculares, desde uma pesquisa bibliográfica, nos periódicos "Psicologia: teoria e pesquisa"; "Psicologia: reflexão e crítica"; "Psicologia escolar e educacional". As considerações finais apontam que o estudo sobre as atividades extracurriculares e escolas de tempo integral ainda é embrionário no Brasil e que urge a realização de pesquisas empíricas sobre atividades extracurriculares no País.     Full time school and extracurricular activities: universes waiting of the Brazilian Psychology     Abstract   It has been noted that in Brazil, lots of actions has been developing in order to deploy a full – time education. It has been known that the activities related to sports, arts and cultural can contribute significantly in this way. From that, this article shows some initiatives that had targeted the execution of full time schools and how the Extracurricular Activities can be useful in the realization of a full time education. The aim of this study was to verify what already has been published about Full Time Schools and Extracurricular Activities , from a reference research in the periodicals Psicologia: Teoria e Prática; Psicologia: Reflexão e Crítica; Psicologia Escolar e Educacional. The final considerations point that the study about the Extracurricular Activities and the full time schools are still embryonic in Brazil, and that urges the realization of empirical researches about Extracurricular Activities in the country.     Escuelas de tiempo completo y actividades extracurriculares     Resumen   En Brasil, diversas acciones han sido desarrolladas con la intención de implantar de la Educación de Tiempo Completo. Se sabe que las actividades vinculadas a desportes, artes y cultura pueden contribuir significativamente en esta dirección. A partir de esto, este artículo presenta algunas iniciativas que tienen como objetivo la ejecución de Escuelas de Tiempo Completo y cómo las Actividades Extracurriculares pueden ser útiles en la efectuación de una educación de tiempo completo. Este estudio tuvo el objetivo de verificar lo que ya existe publicado sobre las Escuelas de Tiempo Completo y Actividades Extracurriculares, a partir de una investigación en la bibliografía de los siguientes periódicos: Psicologia: Teoria e Pesquisa; Psicologia: Reflexão e Crítica; Psicologia Escolar e Educacional. Las consideraciones finales indican que el estudio sobre las Actividades Extracurriculares y Escuelas de Tiempo Completo es todavía embrionario en Brasil y que hay urgencia en la realización de investigaciones empíricas sobre actividades extracurriculares en el país.  Editora PUC Minas2010-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2009v15n3p12010.5752/P.1678-9563.2009v15n3p120Psicologia em Revista; v. 15 n. 3 (2009): Psicologia em Revista; 120 - 1391678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2009v15n3p120/959Matias, Neyfsom Carlos Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-15T15:21:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1023Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2020-06-15T15:21:13Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolas de tempo integral e atividades extracurriculares: universos à espera da Psicologia brasileira
title Escolas de tempo integral e atividades extracurriculares: universos à espera da Psicologia brasileira
spellingShingle Escolas de tempo integral e atividades extracurriculares: universos à espera da Psicologia brasileira
Matias, Neyfsom Carlos Fernandes
Palavras-chave
escola de tempo integral
atividades extracurriculares
criança e adolescente. / Key-words
full time school
extracurricular activities
child and adolescents. / Palabras llave
escuela de tiempo completo
actividades extracurriculares
n
title_short Escolas de tempo integral e atividades extracurriculares: universos à espera da Psicologia brasileira
title_full Escolas de tempo integral e atividades extracurriculares: universos à espera da Psicologia brasileira
title_fullStr Escolas de tempo integral e atividades extracurriculares: universos à espera da Psicologia brasileira
title_full_unstemmed Escolas de tempo integral e atividades extracurriculares: universos à espera da Psicologia brasileira
title_sort Escolas de tempo integral e atividades extracurriculares: universos à espera da Psicologia brasileira
author Matias, Neyfsom Carlos Fernandes
author_facet Matias, Neyfsom Carlos Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matias, Neyfsom Carlos Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave
escola de tempo integral
atividades extracurriculares
criança e adolescente. / Key-words
full time school
extracurricular activities
child and adolescents. / Palabras llave
escuela de tiempo completo
actividades extracurriculares
n
topic Palavras-chave
escola de tempo integral
atividades extracurriculares
criança e adolescente. / Key-words
full time school
extracurricular activities
child and adolescents. / Palabras llave
escuela de tiempo completo
actividades extracurriculares
n
description Resumo   Observa-se que, no Brasil, diversas ações vêm sendo desenvolvidas com o intuito de se implantar uma educação em tempo integral. Sabe-se que as atividades ligadas ao esporte, às artes e culturais podem contribuir significativamente nesse sentido. Com base nisso, este artigo apresenta algumas iniciativas que visavam à execução de escolas de tempo integral e como as atividades extracurriculares podem ser úteis na efetivação de uma educação em tempo integral. O objetivo deste estudo foi o de verificar o que já se tem publicado sobre as escolas de tempo integral e atividades extracurriculares, desde uma pesquisa bibliográfica, nos periódicos "Psicologia: teoria e pesquisa"; "Psicologia: reflexão e crítica"; "Psicologia escolar e educacional". As considerações finais apontam que o estudo sobre as atividades extracurriculares e escolas de tempo integral ainda é embrionário no Brasil e que urge a realização de pesquisas empíricas sobre atividades extracurriculares no País.     Full time school and extracurricular activities: universes waiting of the Brazilian Psychology     Abstract   It has been noted that in Brazil, lots of actions has been developing in order to deploy a full – time education. It has been known that the activities related to sports, arts and cultural can contribute significantly in this way. From that, this article shows some initiatives that had targeted the execution of full time schools and how the Extracurricular Activities can be useful in the realization of a full time education. The aim of this study was to verify what already has been published about Full Time Schools and Extracurricular Activities , from a reference research in the periodicals Psicologia: Teoria e Prática; Psicologia: Reflexão e Crítica; Psicologia Escolar e Educacional. The final considerations point that the study about the Extracurricular Activities and the full time schools are still embryonic in Brazil, and that urges the realization of empirical researches about Extracurricular Activities in the country.     Escuelas de tiempo completo y actividades extracurriculares     Resumen   En Brasil, diversas acciones han sido desarrolladas con la intención de implantar de la Educación de Tiempo Completo. Se sabe que las actividades vinculadas a desportes, artes y cultura pueden contribuir significativamente en esta dirección. A partir de esto, este artículo presenta algunas iniciativas que tienen como objetivo la ejecución de Escuelas de Tiempo Completo y cómo las Actividades Extracurriculares pueden ser útiles en la efectuación de una educación de tiempo completo. Este estudio tuvo el objetivo de verificar lo que ya existe publicado sobre las Escuelas de Tiempo Completo y Actividades Extracurriculares, a partir de una investigación en la bibliografía de los siguientes periódicos: Psicologia: Teoria e Pesquisa; Psicologia: Reflexão e Crítica; Psicologia Escolar e Educacional. Las consideraciones finales indican que el estudio sobre las Actividades Extracurriculares y Escuelas de Tiempo Completo es todavía embrionario en Brasil y que hay urgencia en la realización de investigaciones empíricas sobre actividades extracurriculares en el país.  
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2009v15n3p120
10.5752/P.1678-9563.2009v15n3p120
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2009v15n3p120
identifier_str_mv 10.5752/P.1678-9563.2009v15n3p120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9563.2009v15n3p120/959
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Revista; v. 15 n. 3 (2009): Psicologia em Revista; 120 - 139
1678-9563
1677-1168
reponame:Psicologia em Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC MINAS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC MINAS
institution PUC MINAS
reponame_str Psicologia em Revista (Online)
collection Psicologia em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@pucminas.br
_version_ 1797688271797485568