Revisão integrativa de literatura: perfil do docente para a formação do profissional de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2ZHRP |
Resumo: | A relação dinâmica estabelecida entre o professor e os alunos, dentro do ambiente de ensino, faz com que este profissional deixe de ser um mero instrutor ou treinador e torne-se um verdadeiro educador. Neste contexto, além de ser o responsável pela transmissão do conhecimento, o professor também é capaz de imprimir nos alunos seu perfil profissional, podendo cativá-los ou não para sua área de atuação. O desafio do professor se torna ainda mais complexo durante sua atuação no ensino superior, pois este se torna mediador do primeiro contato do acadêmico com sua futura profissão, adquirindo a responsabilidade de formar profissionais aptos para a atuação no mercado de trabalho. Diante do exposto, o objetivo da presente revisão integrativa de literatura foi identificar o perfil do docente que atua no ensino e formação do profissional de enfermagem. Durante a revisão o primeiro tópico abordado foi relacionado à formação inicial do professor e sua influência sobre a atuação docente, apontando que o enfermeiro durante a graduação não recebe nenhuma formação específica voltada para a docência o que dificulta e prejudica a qualidade de sua atuação enquanto professor. Este déficit na formação docente do profissional é citado como um dos principais obstáculos enfrentados pelo enfermeiro-professor durante sua carreira. Deste modo, diante desta problemática, foi identificada a necessidade da inclusão de programas de educação continuada que sejam voltados para a formação profissional do enfermeiro em sua atuação docente, apontando a importância da contínua capacitação destes profissionais para o sucesso do ensino. |
id |
UFMG_c6ef06fc5b0dbbd41b4f0802c4b71c7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A2ZHRP |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Walter Batista CicariniZidia Rocha MagalhaesMara Aparecida Pereira de Avila2019-08-12T03:54:31Z2019-08-12T03:54:31Z2015-07-03http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2ZHRPA relação dinâmica estabelecida entre o professor e os alunos, dentro do ambiente de ensino, faz com que este profissional deixe de ser um mero instrutor ou treinador e torne-se um verdadeiro educador. Neste contexto, além de ser o responsável pela transmissão do conhecimento, o professor também é capaz de imprimir nos alunos seu perfil profissional, podendo cativá-los ou não para sua área de atuação. O desafio do professor se torna ainda mais complexo durante sua atuação no ensino superior, pois este se torna mediador do primeiro contato do acadêmico com sua futura profissão, adquirindo a responsabilidade de formar profissionais aptos para a atuação no mercado de trabalho. Diante do exposto, o objetivo da presente revisão integrativa de literatura foi identificar o perfil do docente que atua no ensino e formação do profissional de enfermagem. Durante a revisão o primeiro tópico abordado foi relacionado à formação inicial do professor e sua influência sobre a atuação docente, apontando que o enfermeiro durante a graduação não recebe nenhuma formação específica voltada para a docência o que dificulta e prejudica a qualidade de sua atuação enquanto professor. Este déficit na formação docente do profissional é citado como um dos principais obstáculos enfrentados pelo enfermeiro-professor durante sua carreira. Deste modo, diante desta problemática, foi identificada a necessidade da inclusão de programas de educação continuada que sejam voltados para a formação profissional do enfermeiro em sua atuação docente, apontando a importância da contínua capacitação destes profissionais para o sucesso do ensino.The dynamic relation established between teacher and students within the teaching environment, makes this professional no longer a simple instructor or coach and become a true educator. In this context, besides being responsible for the transmission of knowledge, the teacher is also able to print in students your professional profile and can captivate them or not for their area. The teacher's defiance becomes even more complex during his performance in higher educationbecause this becomes mediator of first contact the academic with his future profession, acquiring the responsibility to train professionals able to acting in the job market. Given the above, the objective of this integrative literature review was to identify the profile of the docent who works in the education and training institutions of nursing professionals. During the review the first topic discussed was related to initial formation of teachers and its influence on teaching practicepointing out that the nurse during the graduation does not receive any specific training focused to teaching which makes it difficult and affects the quality of their performance as a teacher. This deficit in teacher training professional is cited as one of the main obstacles faced by the nurse-teacher during his career. Thus, front of this problem, the need to include continuing education programs that are aimed at the professional education of nurses in their educational performance were identified, pointing out the importance of continuous training of these professionals to the success of education.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação de recursos humanos em saúdeDocente deEnsinoenfermagemEducação superiorEducação de enfermagemRevisão integrativa de literatura: perfil do docente para a formação do profissional de enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmara_aparecida_pereira_de__vila.pdfapplication/pdf6961111https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2ZHRP/1/mara_aparecida_pereira_de__vila.pdfcc3f15c77c43a6ca9a704da408406397MD51TEXTmara_aparecida_pereira_de__vila.pdf.txtmara_aparecida_pereira_de__vila.pdf.txtExtracted texttext/plain51568https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2ZHRP/2/mara_aparecida_pereira_de__vila.pdf.txt24d8d70fadd238e3a15bc1389cddf6c7MD521843/BUBD-A2ZHRP2019-11-14 09:59:55.57oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A2ZHRPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:59:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Revisão integrativa de literatura: perfil do docente para a formação do profissional de enfermagem |
title |
Revisão integrativa de literatura: perfil do docente para a formação do profissional de enfermagem |
spellingShingle |
Revisão integrativa de literatura: perfil do docente para a formação do profissional de enfermagem Mara Aparecida Pereira de Avila Docente de Ensino enfermagem Educação superior Educação de enfermagem Educação em enfermagem Capacitação de recursos humanos em saúde |
title_short |
Revisão integrativa de literatura: perfil do docente para a formação do profissional de enfermagem |
title_full |
Revisão integrativa de literatura: perfil do docente para a formação do profissional de enfermagem |
title_fullStr |
Revisão integrativa de literatura: perfil do docente para a formação do profissional de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Revisão integrativa de literatura: perfil do docente para a formação do profissional de enfermagem |
title_sort |
Revisão integrativa de literatura: perfil do docente para a formação do profissional de enfermagem |
author |
Mara Aparecida Pereira de Avila |
author_facet |
Mara Aparecida Pereira de Avila |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Walter Batista Cicarini |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Zidia Rocha Magalhaes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mara Aparecida Pereira de Avila |
contributor_str_mv |
Walter Batista Cicarini Zidia Rocha Magalhaes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docente de Ensino enfermagem Educação superior Educação de enfermagem |
topic |
Docente de Ensino enfermagem Educação superior Educação de enfermagem Educação em enfermagem Capacitação de recursos humanos em saúde |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Capacitação de recursos humanos em saúde |
description |
A relação dinâmica estabelecida entre o professor e os alunos, dentro do ambiente de ensino, faz com que este profissional deixe de ser um mero instrutor ou treinador e torne-se um verdadeiro educador. Neste contexto, além de ser o responsável pela transmissão do conhecimento, o professor também é capaz de imprimir nos alunos seu perfil profissional, podendo cativá-los ou não para sua área de atuação. O desafio do professor se torna ainda mais complexo durante sua atuação no ensino superior, pois este se torna mediador do primeiro contato do acadêmico com sua futura profissão, adquirindo a responsabilidade de formar profissionais aptos para a atuação no mercado de trabalho. Diante do exposto, o objetivo da presente revisão integrativa de literatura foi identificar o perfil do docente que atua no ensino e formação do profissional de enfermagem. Durante a revisão o primeiro tópico abordado foi relacionado à formação inicial do professor e sua influência sobre a atuação docente, apontando que o enfermeiro durante a graduação não recebe nenhuma formação específica voltada para a docência o que dificulta e prejudica a qualidade de sua atuação enquanto professor. Este déficit na formação docente do profissional é citado como um dos principais obstáculos enfrentados pelo enfermeiro-professor durante sua carreira. Deste modo, diante desta problemática, foi identificada a necessidade da inclusão de programas de educação continuada que sejam voltados para a formação profissional do enfermeiro em sua atuação docente, apontando a importância da contínua capacitação destes profissionais para o sucesso do ensino. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-07-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T03:54:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T03:54:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2ZHRP |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2ZHRP |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2ZHRP/1/mara_aparecida_pereira_de__vila.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2ZHRP/2/mara_aparecida_pereira_de__vila.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cc3f15c77c43a6ca9a704da408406397 24d8d70fadd238e3a15bc1389cddf6c7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589223766294528 |