Revisão integrativa de literatura: perfil do docente para a formação do profissional de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mara Aparecida Pereira de Avila
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2ZHRP
Resumo: A relação dinâmica estabelecida entre o professor e os alunos, dentro do ambiente de ensino, faz com que este profissional deixe de ser um mero instrutor ou treinador e torne-se um verdadeiro educador. Neste contexto, além de ser o responsável pela transmissão do conhecimento, o professor também é capaz de imprimir nos alunos seu perfil profissional, podendo cativá-los ou não para sua área de atuação. O desafio do professor se torna ainda mais complexo durante sua atuação no ensino superior, pois este se torna mediador do primeiro contato do acadêmico com sua futura profissão, adquirindo a responsabilidade de formar profissionais aptos para a atuação no mercado de trabalho. Diante do exposto, o objetivo da presente revisão integrativa de literatura foi identificar o perfil do docente que atua no ensino e formação do profissional de enfermagem. Durante a revisão o primeiro tópico abordado foi relacionado à formação inicial do professor e sua influência sobre a atuação docente, apontando que o enfermeiro durante a graduação não recebe nenhuma formação específica voltada para a docência o que dificulta e prejudica a qualidade de sua atuação enquanto professor. Este déficit na formação docente do profissional é citado como um dos principais obstáculos enfrentados pelo enfermeiro-professor durante sua carreira. Deste modo, diante desta problemática, foi identificada a necessidade da inclusão de programas de educação continuada que sejam voltados para a formação profissional do enfermeiro em sua atuação docente, apontando a importância da contínua capacitação destes profissionais para o sucesso do ensino.
id UFMG_c6ef06fc5b0dbbd41b4f0802c4b71c7d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A2ZHRP
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Walter Batista CicariniZidia Rocha MagalhaesMara Aparecida Pereira de Avila2019-08-12T03:54:31Z2019-08-12T03:54:31Z2015-07-03http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2ZHRPA relação dinâmica estabelecida entre o professor e os alunos, dentro do ambiente de ensino, faz com que este profissional deixe de ser um mero instrutor ou treinador e torne-se um verdadeiro educador. Neste contexto, além de ser o responsável pela transmissão do conhecimento, o professor também é capaz de imprimir nos alunos seu perfil profissional, podendo cativá-los ou não para sua área de atuação. O desafio do professor se torna ainda mais complexo durante sua atuação no ensino superior, pois este se torna mediador do primeiro contato do acadêmico com sua futura profissão, adquirindo a responsabilidade de formar profissionais aptos para a atuação no mercado de trabalho. Diante do exposto, o objetivo da presente revisão integrativa de literatura foi identificar o perfil do docente que atua no ensino e formação do profissional de enfermagem. Durante a revisão o primeiro tópico abordado foi relacionado à formação inicial do professor e sua influência sobre a atuação docente, apontando que o enfermeiro durante a graduação não recebe nenhuma formação específica voltada para a docência o que dificulta e prejudica a qualidade de sua atuação enquanto professor. Este déficit na formação docente do profissional é citado como um dos principais obstáculos enfrentados pelo enfermeiro-professor durante sua carreira. Deste modo, diante desta problemática, foi identificada a necessidade da inclusão de programas de educação continuada que sejam voltados para a formação profissional do enfermeiro em sua atuação docente, apontando a importância da contínua capacitação destes profissionais para o sucesso do ensino.The dynamic relation established between teacher and students within the teaching environment, makes this professional no longer a simple instructor or coach and become a true educator. In this context, besides being responsible for the transmission of knowledge, the teacher is also able to print in students your professional profile and can captivate them or not for their area. The teacher's defiance becomes even more complex during his performance in higher educationbecause this becomes mediator of first contact the academic with his future profession, acquiring the responsibility to train professionals able to acting in the job market. Given the above, the objective of this integrative literature review was to identify the profile of the docent who works in the education and training institutions of nursing professionals. During the review the first topic discussed was related to initial formation of teachers and its influence on teaching practicepointing out that the nurse during the graduation does not receive any specific training focused to teaching which makes it difficult and affects the quality of their performance as a teacher. This deficit in teacher training professional is cited as one of the main obstacles faced by the nurse-teacher during his career. Thus, front of this problem, the need to include continuing education programs that are aimed at the professional education of nurses in their educational performance were identified, pointing out the importance of continuous training of these professionals to the success of education.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação de recursos humanos em saúdeDocente deEnsinoenfermagemEducação superiorEducação de enfermagemRevisão integrativa de literatura: perfil do docente para a formação do profissional de enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmara_aparecida_pereira_de__vila.pdfapplication/pdf6961111https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2ZHRP/1/mara_aparecida_pereira_de__vila.pdfcc3f15c77c43a6ca9a704da408406397MD51TEXTmara_aparecida_pereira_de__vila.pdf.txtmara_aparecida_pereira_de__vila.pdf.txtExtracted texttext/plain51568https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2ZHRP/2/mara_aparecida_pereira_de__vila.pdf.txt24d8d70fadd238e3a15bc1389cddf6c7MD521843/BUBD-A2ZHRP2019-11-14 09:59:55.57oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A2ZHRPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:59:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Revisão integrativa de literatura: perfil do docente para a formação do profissional de enfermagem
title Revisão integrativa de literatura: perfil do docente para a formação do profissional de enfermagem
spellingShingle Revisão integrativa de literatura: perfil do docente para a formação do profissional de enfermagem
Mara Aparecida Pereira de Avila
Docente de
Ensino
enfermagem
Educação superior
Educação de enfermagem
Educação em enfermagem
Capacitação de recursos humanos em saúde
title_short Revisão integrativa de literatura: perfil do docente para a formação do profissional de enfermagem
title_full Revisão integrativa de literatura: perfil do docente para a formação do profissional de enfermagem
title_fullStr Revisão integrativa de literatura: perfil do docente para a formação do profissional de enfermagem
title_full_unstemmed Revisão integrativa de literatura: perfil do docente para a formação do profissional de enfermagem
title_sort Revisão integrativa de literatura: perfil do docente para a formação do profissional de enfermagem
author Mara Aparecida Pereira de Avila
author_facet Mara Aparecida Pereira de Avila
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Walter Batista Cicarini
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Zidia Rocha Magalhaes
dc.contributor.author.fl_str_mv Mara Aparecida Pereira de Avila
contributor_str_mv Walter Batista Cicarini
Zidia Rocha Magalhaes
dc.subject.por.fl_str_mv Docente de
Ensino
enfermagem
Educação superior
Educação de enfermagem
topic Docente de
Ensino
enfermagem
Educação superior
Educação de enfermagem
Educação em enfermagem
Capacitação de recursos humanos em saúde
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em enfermagem
Capacitação de recursos humanos em saúde
description A relação dinâmica estabelecida entre o professor e os alunos, dentro do ambiente de ensino, faz com que este profissional deixe de ser um mero instrutor ou treinador e torne-se um verdadeiro educador. Neste contexto, além de ser o responsável pela transmissão do conhecimento, o professor também é capaz de imprimir nos alunos seu perfil profissional, podendo cativá-los ou não para sua área de atuação. O desafio do professor se torna ainda mais complexo durante sua atuação no ensino superior, pois este se torna mediador do primeiro contato do acadêmico com sua futura profissão, adquirindo a responsabilidade de formar profissionais aptos para a atuação no mercado de trabalho. Diante do exposto, o objetivo da presente revisão integrativa de literatura foi identificar o perfil do docente que atua no ensino e formação do profissional de enfermagem. Durante a revisão o primeiro tópico abordado foi relacionado à formação inicial do professor e sua influência sobre a atuação docente, apontando que o enfermeiro durante a graduação não recebe nenhuma formação específica voltada para a docência o que dificulta e prejudica a qualidade de sua atuação enquanto professor. Este déficit na formação docente do profissional é citado como um dos principais obstáculos enfrentados pelo enfermeiro-professor durante sua carreira. Deste modo, diante desta problemática, foi identificada a necessidade da inclusão de programas de educação continuada que sejam voltados para a formação profissional do enfermeiro em sua atuação docente, apontando a importância da contínua capacitação destes profissionais para o sucesso do ensino.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T03:54:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T03:54:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2ZHRP
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2ZHRP
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2ZHRP/1/mara_aparecida_pereira_de__vila.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2ZHRP/2/mara_aparecida_pereira_de__vila.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cc3f15c77c43a6ca9a704da408406397
24d8d70fadd238e3a15bc1389cddf6c7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589223766294528