Educação profissional técnica de nível médio em enfermagem: revisão integrativa da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUFFH |
Resumo: | O objetivo do estudo foi levantar, nas publicações científicas nacionais compreendidas no período entre 2001 e 2011, quais as dificuldades e os desafios da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem apontados pelos autores. Foi adotada a metodologia de revisão integrativa da literatura. A busca sistemática dos estudos foi realizada entre outubro e dezembro de 2011, nas bases de dados LILACS, SciELO, IBICT e USP, através do cruzamento dos descritores enfermagem, educação profissional, educação, técnico em enfermagem e educação profissionalizante. Após a análise das publicações, segundo os critérios de inclusão determinados, foram elegíveis 18 pesquisas. As variáveis de interesse desta pesquisa foram os dados da publicação, as características dos autores, o local e a metodologia do estudo. Os resultados foram apresentados através da estatística descritiva e em tabelas e quadros sinópticos. Observou-se a escassez de pesquisas sobre a temática nos últimos 10 anos (média de 1,8 estudos por ano) e uma concentração das produções no sudeste do país, especialmente no estado de São Paulo. Os resultados dos estudos trouxeram importantes subsídios para a reflexão acerca da educação profissionalizante em enfermagem, na medida em que apontaram dificuldades vivenciadas nos cotidianos das escolas e os desafios para a sua melhoria. |
id |
UFMG_39782c0e5a279a2752b856f66016b3db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DUFFH |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Anadias Trajano CamargosAnezia Moreira Faria MadeiraIsabela Cristina Moraes Campos2019-08-13T02:29:02Z2019-08-13T02:29:02Z2012-02-25http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUFFHO objetivo do estudo foi levantar, nas publicações científicas nacionais compreendidas no período entre 2001 e 2011, quais as dificuldades e os desafios da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem apontados pelos autores. Foi adotada a metodologia de revisão integrativa da literatura. A busca sistemática dos estudos foi realizada entre outubro e dezembro de 2011, nas bases de dados LILACS, SciELO, IBICT e USP, através do cruzamento dos descritores enfermagem, educação profissional, educação, técnico em enfermagem e educação profissionalizante. Após a análise das publicações, segundo os critérios de inclusão determinados, foram elegíveis 18 pesquisas. As variáveis de interesse desta pesquisa foram os dados da publicação, as características dos autores, o local e a metodologia do estudo. Os resultados foram apresentados através da estatística descritiva e em tabelas e quadros sinópticos. Observou-se a escassez de pesquisas sobre a temática nos últimos 10 anos (média de 1,8 estudos por ano) e uma concentração das produções no sudeste do país, especialmente no estado de São Paulo. Os resultados dos estudos trouxeram importantes subsídios para a reflexão acerca da educação profissionalizante em enfermagem, na medida em que apontaram dificuldades vivenciadas nos cotidianos das escolas e os desafios para a sua melhoria.The study objective was to raise, in scientific publications included in the period between 2001 and 2011, what difficulties and challenges in the technical professional education average nursing indicated by the authors. The methodology adopted was the integrative literature review. A systematic search of studies was conducted between October and December 2011, in the databases LILACS, SciELO, IBICT and USP, through the intersection of the descriptors "nursing", "professional education", "education", technical nursing" and "professional education". After reviewing the publications according to specific inclusion criteria, 18 studies were eligible. The variables of interest of this research were published data, the characteristics of authors, place and methodology of the study. The results were presented using descriptive statistics, tables and summary tables. There was a dearth of research on the topic over the last 10 years (mean 1.8 studies per year) and a concentration of production in the Southeast, especially in São Paulo. The results of the studies provided important subsidies for reflection on professional education in nursing, as it showed the difficulties experienced in everyday school and the challenges for improvement.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalEducação em enfermagemEducação profissionalizanteEnfermagemEducação profissional técnica de nível médio em enfermagem: revisão integrativa da literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_cefpepe__isabella_cristina_moraes_campos__1_.pdfapplication/pdf566360https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DUFFH/1/tcc_cefpepe__isabella_cristina_moraes_campos__1_.pdfe7c7f708b86adee99b7d5f137b16f1fcMD51TEXTtcc_cefpepe__isabella_cristina_moraes_campos__1_.pdf.txttcc_cefpepe__isabella_cristina_moraes_campos__1_.pdf.txtExtracted texttext/plain60431https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DUFFH/2/tcc_cefpepe__isabella_cristina_moraes_campos__1_.pdf.txt3f926c6c933e7ea67244e6b4dfd60aa0MD521843/BUBD-9DUFFH2019-11-14 20:48:18.693oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DUFFHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:48:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação profissional técnica de nível médio em enfermagem: revisão integrativa da literatura |
title |
Educação profissional técnica de nível médio em enfermagem: revisão integrativa da literatura |
spellingShingle |
Educação profissional técnica de nível médio em enfermagem: revisão integrativa da literatura Isabela Cristina Moraes Campos Educação em enfermagem Educação profissionalizante Enfermagem Educação em enfermagem Capacitação profissional |
title_short |
Educação profissional técnica de nível médio em enfermagem: revisão integrativa da literatura |
title_full |
Educação profissional técnica de nível médio em enfermagem: revisão integrativa da literatura |
title_fullStr |
Educação profissional técnica de nível médio em enfermagem: revisão integrativa da literatura |
title_full_unstemmed |
Educação profissional técnica de nível médio em enfermagem: revisão integrativa da literatura |
title_sort |
Educação profissional técnica de nível médio em enfermagem: revisão integrativa da literatura |
author |
Isabela Cristina Moraes Campos |
author_facet |
Isabela Cristina Moraes Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Anadias Trajano Camargos |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Anezia Moreira Faria Madeira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Isabela Cristina Moraes Campos |
contributor_str_mv |
Anadias Trajano Camargos Anezia Moreira Faria Madeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Educação profissionalizante Enfermagem |
topic |
Educação em enfermagem Educação profissionalizante Enfermagem Educação em enfermagem Capacitação profissional |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Capacitação profissional |
description |
O objetivo do estudo foi levantar, nas publicações científicas nacionais compreendidas no período entre 2001 e 2011, quais as dificuldades e os desafios da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem apontados pelos autores. Foi adotada a metodologia de revisão integrativa da literatura. A busca sistemática dos estudos foi realizada entre outubro e dezembro de 2011, nas bases de dados LILACS, SciELO, IBICT e USP, através do cruzamento dos descritores enfermagem, educação profissional, educação, técnico em enfermagem e educação profissionalizante. Após a análise das publicações, segundo os critérios de inclusão determinados, foram elegíveis 18 pesquisas. As variáveis de interesse desta pesquisa foram os dados da publicação, as características dos autores, o local e a metodologia do estudo. Os resultados foram apresentados através da estatística descritiva e em tabelas e quadros sinópticos. Observou-se a escassez de pesquisas sobre a temática nos últimos 10 anos (média de 1,8 estudos por ano) e uma concentração das produções no sudeste do país, especialmente no estado de São Paulo. Os resultados dos estudos trouxeram importantes subsídios para a reflexão acerca da educação profissionalizante em enfermagem, na medida em que apontaram dificuldades vivenciadas nos cotidianos das escolas e os desafios para a sua melhoria. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-02-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T02:29:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T02:29:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUFFH |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUFFH |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DUFFH/1/tcc_cefpepe__isabella_cristina_moraes_campos__1_.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DUFFH/2/tcc_cefpepe__isabella_cristina_moraes_campos__1_.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e7c7f708b86adee99b7d5f137b16f1fc 3f926c6c933e7ea67244e6b4dfd60aa0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589433937625088 |