Educação profissional técnica de nível médio em enfermagem: revisão integrativa da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Isabela Cristina Moraes Campos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUFFH
Resumo: O objetivo do estudo foi levantar, nas publicações científicas nacionais compreendidas no período entre 2001 e 2011, quais as dificuldades e os desafios da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem apontados pelos autores. Foi adotada a metodologia de revisão integrativa da literatura. A busca sistemática dos estudos foi realizada entre outubro e dezembro de 2011, nas bases de dados LILACS, SciELO, IBICT e USP, através do cruzamento dos descritores enfermagem, educação profissional, educação, técnico em enfermagem e educação profissionalizante. Após a análise das publicações, segundo os critérios de inclusão determinados, foram elegíveis 18 pesquisas. As variáveis de interesse desta pesquisa foram os dados da publicação, as características dos autores, o local e a metodologia do estudo. Os resultados foram apresentados através da estatística descritiva e em tabelas e quadros sinópticos. Observou-se a escassez de pesquisas sobre a temática nos últimos 10 anos (média de 1,8 estudos por ano) e uma concentração das produções no sudeste do país, especialmente no estado de São Paulo. Os resultados dos estudos trouxeram importantes subsídios para a reflexão acerca da educação profissionalizante em enfermagem, na medida em que apontaram dificuldades vivenciadas nos cotidianos das escolas e os desafios para a sua melhoria.
id UFMG_39782c0e5a279a2752b856f66016b3db
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DUFFH
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Anadias Trajano CamargosAnezia Moreira Faria MadeiraIsabela Cristina Moraes Campos2019-08-13T02:29:02Z2019-08-13T02:29:02Z2012-02-25http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUFFHO objetivo do estudo foi levantar, nas publicações científicas nacionais compreendidas no período entre 2001 e 2011, quais as dificuldades e os desafios da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem apontados pelos autores. Foi adotada a metodologia de revisão integrativa da literatura. A busca sistemática dos estudos foi realizada entre outubro e dezembro de 2011, nas bases de dados LILACS, SciELO, IBICT e USP, através do cruzamento dos descritores enfermagem, educação profissional, educação, técnico em enfermagem e educação profissionalizante. Após a análise das publicações, segundo os critérios de inclusão determinados, foram elegíveis 18 pesquisas. As variáveis de interesse desta pesquisa foram os dados da publicação, as características dos autores, o local e a metodologia do estudo. Os resultados foram apresentados através da estatística descritiva e em tabelas e quadros sinópticos. Observou-se a escassez de pesquisas sobre a temática nos últimos 10 anos (média de 1,8 estudos por ano) e uma concentração das produções no sudeste do país, especialmente no estado de São Paulo. Os resultados dos estudos trouxeram importantes subsídios para a reflexão acerca da educação profissionalizante em enfermagem, na medida em que apontaram dificuldades vivenciadas nos cotidianos das escolas e os desafios para a sua melhoria.The study objective was to raise, in scientific publications included in the period between 2001 and 2011, what difficulties and challenges in the technical professional education average nursing indicated by the authors. The methodology adopted was the integrative literature review. A systematic search of studies was conducted between October and December 2011, in the databases LILACS, SciELO, IBICT and USP, through the intersection of the descriptors "nursing", "professional education", "education", technical nursing" and "professional education". After reviewing the publications according to specific inclusion criteria, 18 studies were eligible. The variables of interest of this research were published data, the characteristics of authors, place and methodology of the study. The results were presented using descriptive statistics, tables and summary tables. There was a dearth of research on the topic over the last 10 years (mean 1.8 studies per year) and a concentration of production in the Southeast, especially in São Paulo. The results of the studies provided important subsidies for reflection on professional education in nursing, as it showed the difficulties experienced in everyday school and the challenges for improvement.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalEducação em enfermagemEducação profissionalizanteEnfermagemEducação profissional técnica de nível médio em enfermagem: revisão integrativa da literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_cefpepe__isabella_cristina_moraes_campos__1_.pdfapplication/pdf566360https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DUFFH/1/tcc_cefpepe__isabella_cristina_moraes_campos__1_.pdfe7c7f708b86adee99b7d5f137b16f1fcMD51TEXTtcc_cefpepe__isabella_cristina_moraes_campos__1_.pdf.txttcc_cefpepe__isabella_cristina_moraes_campos__1_.pdf.txtExtracted texttext/plain60431https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DUFFH/2/tcc_cefpepe__isabella_cristina_moraes_campos__1_.pdf.txt3f926c6c933e7ea67244e6b4dfd60aa0MD521843/BUBD-9DUFFH2019-11-14 20:48:18.693oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DUFFHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:48:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação profissional técnica de nível médio em enfermagem: revisão integrativa da literatura
title Educação profissional técnica de nível médio em enfermagem: revisão integrativa da literatura
spellingShingle Educação profissional técnica de nível médio em enfermagem: revisão integrativa da literatura
Isabela Cristina Moraes Campos
Educação em enfermagem
Educação profissionalizante
Enfermagem
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
title_short Educação profissional técnica de nível médio em enfermagem: revisão integrativa da literatura
title_full Educação profissional técnica de nível médio em enfermagem: revisão integrativa da literatura
title_fullStr Educação profissional técnica de nível médio em enfermagem: revisão integrativa da literatura
title_full_unstemmed Educação profissional técnica de nível médio em enfermagem: revisão integrativa da literatura
title_sort Educação profissional técnica de nível médio em enfermagem: revisão integrativa da literatura
author Isabela Cristina Moraes Campos
author_facet Isabela Cristina Moraes Campos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Anadias Trajano Camargos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Anezia Moreira Faria Madeira
dc.contributor.author.fl_str_mv Isabela Cristina Moraes Campos
contributor_str_mv Anadias Trajano Camargos
Anezia Moreira Faria Madeira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Educação profissionalizante
Enfermagem
topic Educação em enfermagem
Educação profissionalizante
Enfermagem
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em enfermagem
Capacitação profissional
description O objetivo do estudo foi levantar, nas publicações científicas nacionais compreendidas no período entre 2001 e 2011, quais as dificuldades e os desafios da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem apontados pelos autores. Foi adotada a metodologia de revisão integrativa da literatura. A busca sistemática dos estudos foi realizada entre outubro e dezembro de 2011, nas bases de dados LILACS, SciELO, IBICT e USP, através do cruzamento dos descritores enfermagem, educação profissional, educação, técnico em enfermagem e educação profissionalizante. Após a análise das publicações, segundo os critérios de inclusão determinados, foram elegíveis 18 pesquisas. As variáveis de interesse desta pesquisa foram os dados da publicação, as características dos autores, o local e a metodologia do estudo. Os resultados foram apresentados através da estatística descritiva e em tabelas e quadros sinópticos. Observou-se a escassez de pesquisas sobre a temática nos últimos 10 anos (média de 1,8 estudos por ano) e uma concentração das produções no sudeste do país, especialmente no estado de São Paulo. Os resultados dos estudos trouxeram importantes subsídios para a reflexão acerca da educação profissionalizante em enfermagem, na medida em que apontaram dificuldades vivenciadas nos cotidianos das escolas e os desafios para a sua melhoria.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-02-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T02:29:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T02:29:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUFFH
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUFFH
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DUFFH/1/tcc_cefpepe__isabella_cristina_moraes_campos__1_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DUFFH/2/tcc_cefpepe__isabella_cristina_moraes_campos__1_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e7c7f708b86adee99b7d5f137b16f1fc
3f926c6c933e7ea67244e6b4dfd60aa0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589433937625088