Desafios e dificuldades enfrentados pelos docentes na formação do enfermeiro: uma revisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marilia Aparecida Carvalho Leite
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MYHU4
Resumo: Devido ao contexto histórico e social da enfermagem no Brasil, o ensino da mesma passou por mudanças significativas, porém centrando a formação no indivíduo/doença/cura e na assistência hospitalar. Com intuito de renovar a grade curricular foi regulamentada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, dando origem as Diretrizes Curriculares Nacionais, buscando pela integralidade, humanidade, reflexão e crítica no ensino da enfermagem. Todavia, de maneira geral, as escolas encontram dificuldades na implementação das propostas para as mudanças na formação dos profissionais, preconizadas pelas diretrizes curriculares nacionais de Enfermagem. Assim sendo este estudo teve como objetivo analisar os desafios e dificuldades enfrentados pelos docentes na formação do enfermeiro. Como metodologia optou-se pela revisão integrativa realizada a partir da seguinte questão norteadora: quais os desafios e dificuldades enfrentados pelos docentes na formação do enfermeiro?, explorando as seguintes bases de dados eletrônicas: Literatura Latino-Americana e do Caribe de Informações em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online(SciELO), PUBMED e Biblioteca Cochrame, nos idiomas inglês, espanhol e português, através dos descritores limitações, docente e educação em enfermagem, referentes aos últimos dez anos. Encontrou-se apenas três artigos onde estes apontaram planejamento curricular, relação entre teoria e prática, instituição do pensamento crítico e exploração da sensibilidade e expressões dos pacientes, bem como sua dignidade e igualdade como os desafios e dificuldades enfrentados pelos docentes na formação do enfermeiro. Mediante estes resultados conclui-se a pertinência do desenvolvimento de estudos que enfoque os reais desafios e limitações enfrentados pelos docentes na formação do enfermeiro, com intuito de subsidiar a qualidade do ensino na enfermagem, visando uma assistência integralizada, individual e humanista ao paciente.
id UFMG_bef3bc17999ed961b500f2bb24f4a5d9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9MYHU4
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Solange Cervinho Bicalho GodoyWalter Batista CicariniMarilia Aparecida Carvalho Leite2019-08-11T12:42:20Z2019-08-11T12:42:20Z2014-02-15http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MYHU4Devido ao contexto histórico e social da enfermagem no Brasil, o ensino da mesma passou por mudanças significativas, porém centrando a formação no indivíduo/doença/cura e na assistência hospitalar. Com intuito de renovar a grade curricular foi regulamentada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, dando origem as Diretrizes Curriculares Nacionais, buscando pela integralidade, humanidade, reflexão e crítica no ensino da enfermagem. Todavia, de maneira geral, as escolas encontram dificuldades na implementação das propostas para as mudanças na formação dos profissionais, preconizadas pelas diretrizes curriculares nacionais de Enfermagem. Assim sendo este estudo teve como objetivo analisar os desafios e dificuldades enfrentados pelos docentes na formação do enfermeiro. Como metodologia optou-se pela revisão integrativa realizada a partir da seguinte questão norteadora: quais os desafios e dificuldades enfrentados pelos docentes na formação do enfermeiro?, explorando as seguintes bases de dados eletrônicas: Literatura Latino-Americana e do Caribe de Informações em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online(SciELO), PUBMED e Biblioteca Cochrame, nos idiomas inglês, espanhol e português, através dos descritores limitações, docente e educação em enfermagem, referentes aos últimos dez anos. Encontrou-se apenas três artigos onde estes apontaram planejamento curricular, relação entre teoria e prática, instituição do pensamento crítico e exploração da sensibilidade e expressões dos pacientes, bem como sua dignidade e igualdade como os desafios e dificuldades enfrentados pelos docentes na formação do enfermeiro. Mediante estes resultados conclui-se a pertinência do desenvolvimento de estudos que enfoque os reais desafios e limitações enfrentados pelos docentes na formação do enfermeiro, com intuito de subsidiar a qualidade do ensino na enfermagem, visando uma assistência integralizada, individual e humanista ao paciente.Due to the historical and social context of nursing in Brazil , teaching the same has undergone significant changes , but focusing on the individual training / disease / healing and hospital care . Aiming to renew the curriculum was regulated the Law of Guidelines and Bases of National Education , leading the National Curriculum Guidelines , looking for completeness , humanity, and critical reflection in nursing education . However , in general , schools have difficulties in the implementation of proposals for changes in the training , curriculum guidelines recommended by the National Nursing . Therefore this study aimed to analyze the challenges and difficulties faced by teachers in nursing education . The methodology was chosen integrative review performed from the following question : " what are the challenges and difficulties faced by teachers in nursing education ," exploring the following electronic databases : Latin American and Caribbean Literature and Information Health Sciences ( LILACS ) , Scientific Electronic Library Online ( SciELO ) , PUBMED and Cochrame Library in English, Spanish and Portuguese languages , using the descriptors " limitations " , " teaching " and " nursing education " , referring to the last ten years . Found only three articles where they pointed curriculum planning , relationship between theory and practice , imposition of critical thinking and exploration of sensitivity and expressions of patients as well as their dignity and equality as the challenges and difficulties faced by teachers in nursing education . Through these results we conclude the relevance of development studies that focus the real challenges and limitations faced by teachers in nursing education , aiming to support the quality of education in nursing , an integrated health seeking individual and humanistic care to the patient.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalEducação em enfermagemLimitaçõesDocenteDesafios e dificuldades enfrentados pelos docentes na formação do enfermeiro: uma revisãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdesafios_e_dificuldades_enfrentados_pelos_docentes_na_forma__o_do_enfermeiro__uma_revis_o.pdfapplication/pdf492712https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9MYHU4/1/desafios_e_dificuldades_enfrentados_pelos_docentes_na_forma__o_do_enfermeiro__uma_revis_o.pdf45466c71d2d2afc56191a0d310eeb4f8MD51TEXTdesafios_e_dificuldades_enfrentados_pelos_docentes_na_forma__o_do_enfermeiro__uma_revis_o.pdf.txtdesafios_e_dificuldades_enfrentados_pelos_docentes_na_forma__o_do_enfermeiro__uma_revis_o.pdf.txtExtracted texttext/plain46566https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9MYHU4/2/desafios_e_dificuldades_enfrentados_pelos_docentes_na_forma__o_do_enfermeiro__uma_revis_o.pdf.txt8bdc5fafdaefe0bec22aaabf63a0c597MD521843/BUBD-9MYHU42019-11-14 03:54:59.301oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9MYHU4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:54:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desafios e dificuldades enfrentados pelos docentes na formação do enfermeiro: uma revisão
title Desafios e dificuldades enfrentados pelos docentes na formação do enfermeiro: uma revisão
spellingShingle Desafios e dificuldades enfrentados pelos docentes na formação do enfermeiro: uma revisão
Marilia Aparecida Carvalho Leite
Educação em enfermagem
Limitações
Docente
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
title_short Desafios e dificuldades enfrentados pelos docentes na formação do enfermeiro: uma revisão
title_full Desafios e dificuldades enfrentados pelos docentes na formação do enfermeiro: uma revisão
title_fullStr Desafios e dificuldades enfrentados pelos docentes na formação do enfermeiro: uma revisão
title_full_unstemmed Desafios e dificuldades enfrentados pelos docentes na formação do enfermeiro: uma revisão
title_sort Desafios e dificuldades enfrentados pelos docentes na formação do enfermeiro: uma revisão
author Marilia Aparecida Carvalho Leite
author_facet Marilia Aparecida Carvalho Leite
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Solange Cervinho Bicalho Godoy
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Walter Batista Cicarini
dc.contributor.author.fl_str_mv Marilia Aparecida Carvalho Leite
contributor_str_mv Solange Cervinho Bicalho Godoy
Walter Batista Cicarini
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Limitações
Docente
topic Educação em enfermagem
Limitações
Docente
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em enfermagem
Capacitação profissional
description Devido ao contexto histórico e social da enfermagem no Brasil, o ensino da mesma passou por mudanças significativas, porém centrando a formação no indivíduo/doença/cura e na assistência hospitalar. Com intuito de renovar a grade curricular foi regulamentada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, dando origem as Diretrizes Curriculares Nacionais, buscando pela integralidade, humanidade, reflexão e crítica no ensino da enfermagem. Todavia, de maneira geral, as escolas encontram dificuldades na implementação das propostas para as mudanças na formação dos profissionais, preconizadas pelas diretrizes curriculares nacionais de Enfermagem. Assim sendo este estudo teve como objetivo analisar os desafios e dificuldades enfrentados pelos docentes na formação do enfermeiro. Como metodologia optou-se pela revisão integrativa realizada a partir da seguinte questão norteadora: quais os desafios e dificuldades enfrentados pelos docentes na formação do enfermeiro?, explorando as seguintes bases de dados eletrônicas: Literatura Latino-Americana e do Caribe de Informações em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online(SciELO), PUBMED e Biblioteca Cochrame, nos idiomas inglês, espanhol e português, através dos descritores limitações, docente e educação em enfermagem, referentes aos últimos dez anos. Encontrou-se apenas três artigos onde estes apontaram planejamento curricular, relação entre teoria e prática, instituição do pensamento crítico e exploração da sensibilidade e expressões dos pacientes, bem como sua dignidade e igualdade como os desafios e dificuldades enfrentados pelos docentes na formação do enfermeiro. Mediante estes resultados conclui-se a pertinência do desenvolvimento de estudos que enfoque os reais desafios e limitações enfrentados pelos docentes na formação do enfermeiro, com intuito de subsidiar a qualidade do ensino na enfermagem, visando uma assistência integralizada, individual e humanista ao paciente.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T12:42:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T12:42:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MYHU4
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MYHU4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9MYHU4/1/desafios_e_dificuldades_enfrentados_pelos_docentes_na_forma__o_do_enfermeiro__uma_revis_o.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9MYHU4/2/desafios_e_dificuldades_enfrentados_pelos_docentes_na_forma__o_do_enfermeiro__uma_revis_o.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 45466c71d2d2afc56191a0d310eeb4f8
8bdc5fafdaefe0bec22aaabf63a0c597
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589573510430720