Alunos em ambientes de modelagem matemática: caracterização do envolvimento a partir da relação com background e o foreground

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ilaine da Silva Campos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AYJ95
Resumo: O foco de investigação desta pesquisa é o envolvimento de alunos em ambientes de aprendizagem de modelagem matemática. Uma das hipóteses da pesquisa é que o background e o foreground dos alunos interferem na maneira como eles se envolvem nesse ambiente de aprendizagem. O background refere-se às origens culturais e sociopolíticas de um indivíduo, e o foreground, às perspectivas do indivíduo em relação ao futuro (SKOVSMOSE, et. al., 2009). A fim de compreender os diferentes tipos de envolvimento dos alunos, busquei apoio na teoria da relação com o saber de Bernard Charlot (2000). O contexto da pesquisa foi a disciplina Matemática A, ofertada para o primeiro período do curso de Gestão Pública, da Universidade Federal de Minas Gerais. O conteúdo previsto para essa disciplina é o de Cálculo Diferencial e Integral, com exemplos de aplicações voltados para a área de Ciências Humanas. Como parte das atividades, foi proposto, pela professora, o desenvolvimento de projetos de modelagem matemática, cujos temas eram escolhidos pelos grupos de alunos que os desenvolveram. Os sujeitos da pesquisa foram 10 alunos, integrantes de dois desses grupos. Por ter o objetivo de compreender como o envolvimento dos alunos em ambientes de modelagem se relaciona com seus backgrounds e foregrounds, esta pesquisa é de natureza qualitativa. Os procedimentos metodológicos foram observações não estruturadas e participantes e entrevistas semiestruturadas. Na presente dissertação os dados estão organizados e analisados em categorias, cada uma composta por um grupo de episódios. A partir da análise, as categorias iniciais foram organizadas em três categorias de discussão mais amplas: divisão de tarefas como possibilidade de acesso; relação com o tema e liderança; interesse pelo tema, envolvimento e transformação de foregrounds. Os resultados apontam para o fato de que os backgrounds e foregrounds dos indivíduos sugerem diferentes tipos de envolvimentos em ambientes de modelagem e que, para compreender esses envolvimentos, faz-se necessário, também, analisar como os backgrounds e foregrounds se manifestam nas relações coletivas desenvolvidas entre os sujeitos envolvidos no ambiente de modelagem.
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O conteúdo previsto para essa disciplina é o de Cálculo Diferencial e Integral, com exemplos de aplicações voltados para a área de Ciências Humanas. Como parte das atividades, foi proposto, pela professora, o desenvolvimento de projetos de modelagem matemática, cujos temas eram escolhidos pelos grupos de alunos que os desenvolveram. Os sujeitos da pesquisa foram 10 alunos, integrantes de dois desses grupos. Por ter o objetivo de compreender como o envolvimento dos alunos em ambientes de modelagem se relaciona com seus backgrounds e foregrounds, esta pesquisa é de natureza qualitativa. Os procedimentos metodológicos foram observações não estruturadas e participantes e entrevistas semiestruturadas. Na presente dissertação os dados estão organizados e analisados em categorias, cada uma composta por um grupo de episódios. A partir da análise, as categorias iniciais foram organizadas em três categorias de discussão mais amplas: divisão de tarefas como possibilidade de acesso; relação com o tema e liderança; interesse pelo tema, envolvimento e transformação de foregrounds. Os resultados apontam para o fato de que os backgrounds e foregrounds dos indivíduos sugerem diferentes tipos de envolvimentos em ambientes de modelagem e que, para compreender esses envolvimentos, faz-se necessário, também, analisar como os backgrounds e foregrounds se manifestam nas relações coletivas desenvolvidas entre os sujeitos envolvidos no ambiente de modelagem.The investigation focus of this research is the student involvement in the mathematical modeling learning environment. One of the hypotheses is that students foreground and background influence the way they engage in this learning environment. Background refers to the cultural and socio-political status of an individual, whereas foreground refers to the individual's perspectives towards the future (SKOVSMOSE, et. al., 2009). In order to understand the different types of student involvement, we have referred to the Relation to Knowledge theory developed by Bernard Charlot (2000). The context of the research was the discipline Mathematics A, offered to undergraduates attending the first year of the Public Management program at the Federal University of Minas Gerais (Universidade Federal de Minas Gerais UFMG). Mathematics A includes Differential and Integral Calculus, containing examples of application on the Humanities field. As part of the activities, the teacher proposed the development of mathematical modeling projects, whose themes were chosen by the groups of students who have developed it. The subjects of the research were 10 students, participants of two of these groups. By having the objective of understanding how the student involvement in modeling environment is related to their backgrounds and foregrounds, this research is of qualitative nature. The methodological procedures were not structured observations and semi-structured interviews and participants. In the present dissertation, data are organized and analyzed in categories, each one composed by a group of episodes. From this analysis, the starting categories were organized in three larger discussion categories: task division as access possibility; relation to the theme and leadership; interest for the theme, foregroumd involvement and transformation. Results indicate to the fact that individual foregrounds and backgrounds suggest different kinds of involvement in modeling environment and in order to understand these involvements, it is also necessary to analyze how the background and foregrounds manifest in the collective relationships developed between subjects involved in modeling environment.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAlunos  Aspectos sociais EducaçãoAprendizagemMatematica  Estudo e ensino  Educação matemáticaEnvolvimentoBackgroundModelagem matemáticaForegroundAlunosAlunos em ambientes de modelagem matemática: caracterização do envolvimento a partir da relação com background e o foregroundinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o.pdfapplication/pdf1704049https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AYJ95/1/disserta__o.pdfc7b2a4c86fa36daf07128519e7b05572MD51TEXTdisserta__o.pdf.txtdisserta__o.pdf.txtExtracted texttext/plain457543https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AYJ95/2/disserta__o.pdf.txtbc9280fabe02d3961d3d17eb9533ef2bMD521843/BUOS-9AYJ952019-11-14 22:24:57.068oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9AYJ95Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:24:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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