Modos de organização do discurso no artigo de opinião
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9CSF7E |
Resumo: | Neste trabalho, analisamos artigos de opinião, no que tange à abordagem dos modos de organização do discurso como estratégias persuasivas, bem como norteamos nosso trabalho no sentido de ser uma possível abordagem para alunos do ensino médio o que justifica o tema deste trabalho Tipo textual opinativo no discurso jornalístico: uma abordagem para sala de aula. Para realizar este trabalho, utilizamos alguns textos opinativos que circularam no jornal Folha de S. Paulo e revista Veja. A análise deste material enfoca os modos de organização do discurso que constituem os artigos de opinião e funcionam, portanto, como estratégias persuasivas. A partir disso, propusemos formas de análise textual, fundamentadas na Linguística e nos textos opinativos do discurso jornalístico. Este trabalho identificou que a abordagem aqui proposta representa uma possibilidade de desenvolver no aluno do ensino médio a competência leitora, bem como a de produção de texto, uma vez que o estudante compreende e aplica as estratégias dos textos estudados. Por meio deste estudo, acreditamos colaborar com professores de Língua Portuguesa no que diz respeito à construção da argumentação em textos opinativos no discurso jornalístico. |
id |
UFMG_c9c1b7235dfdc20ba88093f877828edc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9CSF7E |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Wander Emediato de SouzaFernanda Marques de Oliveira2019-08-13T17:34:06Z2019-08-13T17:34:06Z2011-06-21http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9CSF7ENeste trabalho, analisamos artigos de opinião, no que tange à abordagem dos modos de organização do discurso como estratégias persuasivas, bem como norteamos nosso trabalho no sentido de ser uma possível abordagem para alunos do ensino médio o que justifica o tema deste trabalho Tipo textual opinativo no discurso jornalístico: uma abordagem para sala de aula. Para realizar este trabalho, utilizamos alguns textos opinativos que circularam no jornal Folha de S. Paulo e revista Veja. A análise deste material enfoca os modos de organização do discurso que constituem os artigos de opinião e funcionam, portanto, como estratégias persuasivas. A partir disso, propusemos formas de análise textual, fundamentadas na Linguística e nos textos opinativos do discurso jornalístico. Este trabalho identificou que a abordagem aqui proposta representa uma possibilidade de desenvolver no aluno do ensino médio a competência leitora, bem como a de produção de texto, uma vez que o estudante compreende e aplica as estratégias dos textos estudados. Por meio deste estudo, acreditamos colaborar com professores de Língua Portuguesa no que diz respeito à construção da argumentação em textos opinativos no discurso jornalístico.In this study, we analyzed opinion articles, reagarding the modes of discourse organization as persuasive strategies, as well as guides our work in order to be a possible approach for high school students which justifies the theme of this work "Opinionated textual type in journalistic discourse: an approach to the classroom". To accomplish this work, we used some opinion texts that have circulated in the newspaper Folha de S. Paulo and Veja magazine. The analysis of this material focuses on the modes of discourse organization that constitute the opinion articles and act therefore as persuasive strategies. From this, we have proposed forms of textual analysis, based on Linguistics and opinionated texts of journalistic discourse. This work identified that the approach proposed here is an opportunity to develop in the high school student reading and text production competences, once the student understands and applies the strategies of the texts studied. Through this study, we believe collaborate with teachers of Portuguese as regards the construction of argumentation in opinionated texts in the journalistic discourse.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLíngua portuguesa Estudo e ensinoArtigo de opiniãoModos de organização do discursoDiscurso jornalísticoArgumentaçãoModos de organização do discurso no artigo de opiniãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_ufmg_fernanda_marques_revisada_2011.pdfapplication/pdf333923https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9CSF7E/1/monografia_ufmg_fernanda_marques_revisada_2011.pdfb1516aacbea81e5e3b5f6d64a7dd46afMD51TEXTmonografia_ufmg_fernanda_marques_revisada_2011.pdf.txtmonografia_ufmg_fernanda_marques_revisada_2011.pdf.txtExtracted texttext/plain56480https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9CSF7E/2/monografia_ufmg_fernanda_marques_revisada_2011.pdf.txt983eb7797c7aeed2be2425c4d424eb19MD521843/BUOS-9CSF7E2019-11-14 16:36:58.716oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9CSF7ERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:36:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modos de organização do discurso no artigo de opinião |
title |
Modos de organização do discurso no artigo de opinião |
spellingShingle |
Modos de organização do discurso no artigo de opinião Fernanda Marques de Oliveira Artigo de opinião Modos de organização do discurso Discurso jornalístico Argumentação Língua portuguesa Estudo e ensino |
title_short |
Modos de organização do discurso no artigo de opinião |
title_full |
Modos de organização do discurso no artigo de opinião |
title_fullStr |
Modos de organização do discurso no artigo de opinião |
title_full_unstemmed |
Modos de organização do discurso no artigo de opinião |
title_sort |
Modos de organização do discurso no artigo de opinião |
author |
Fernanda Marques de Oliveira |
author_facet |
Fernanda Marques de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wander Emediato de Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernanda Marques de Oliveira |
contributor_str_mv |
Wander Emediato de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigo de opinião Modos de organização do discurso Discurso jornalístico Argumentação |
topic |
Artigo de opinião Modos de organização do discurso Discurso jornalístico Argumentação Língua portuguesa Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Língua portuguesa Estudo e ensino |
description |
Neste trabalho, analisamos artigos de opinião, no que tange à abordagem dos modos de organização do discurso como estratégias persuasivas, bem como norteamos nosso trabalho no sentido de ser uma possível abordagem para alunos do ensino médio o que justifica o tema deste trabalho Tipo textual opinativo no discurso jornalístico: uma abordagem para sala de aula. Para realizar este trabalho, utilizamos alguns textos opinativos que circularam no jornal Folha de S. Paulo e revista Veja. A análise deste material enfoca os modos de organização do discurso que constituem os artigos de opinião e funcionam, portanto, como estratégias persuasivas. A partir disso, propusemos formas de análise textual, fundamentadas na Linguística e nos textos opinativos do discurso jornalístico. Este trabalho identificou que a abordagem aqui proposta representa uma possibilidade de desenvolver no aluno do ensino médio a competência leitora, bem como a de produção de texto, uma vez que o estudante compreende e aplica as estratégias dos textos estudados. Por meio deste estudo, acreditamos colaborar com professores de Língua Portuguesa no que diz respeito à construção da argumentação em textos opinativos no discurso jornalístico. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-06-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T17:34:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T17:34:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9CSF7E |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9CSF7E |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9CSF7E/1/monografia_ufmg_fernanda_marques_revisada_2011.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9CSF7E/2/monografia_ufmg_fernanda_marques_revisada_2011.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b1516aacbea81e5e3b5f6d64a7dd46af 983eb7797c7aeed2be2425c4d424eb19 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589186430697472 |