A função do resumo na comunicação científica: uma comparação entre resumos tradicionais e estruturados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andre Ricardo de Azevedo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ECID-8P2JE8
Resumo: Procurou-se comparar resumos de artigos cienticos do Journal of Documentation (JD) e doJournal of the American Society for Information Science and Technology (JASIST), avaliando odesempenho desses resumos no que diz respeito representao de conteo relevante dostextos originais que condensam. O JASIST publica junto aos artigos cienticos resumosinformativos/indicativos. O JD publica resumos estruturados junto a seus artigos.Argumenta-se que a sociedade da informao a sociedade do conhecimento teicocodificado e que a comunicao cientica um dos principais processos sobre os quais essasociedade se assenta. Defende-se que a recuperao da informao como instrumentoexcepcional dentro do processo de comunicao cientica vai avanr na medida em que osprodutos da atividade documentia avanrem conceitualmente. Em particular, anormalizao da atividade de redao de resumos precisa evoluir quanto instrues etnicas para seleo de conteos (e n spara sua apresentao).S comparados 42 resumos informativos/indicativos e 42 resumos estruturados.Primeiramente, comparou-se o resumo com o artigo cientico que condensa. Para isso, foramusados dois conceitos: superestrutura textual (conceito tornado operacional por propostaaplicada nesta pesquisa) e estrutura temica (conceito analisado subjetivamente). Asuperestrutura textual reconhecida por uma sequcia de base como por exemplo:problema, hipese, metodologia, resultados, conclus. A estrutura temica que fazreconhecer o assunto de um texto e estabelece a similaridade textual no nel damensagem. A superestrutura textual divide o texto em partes articuladas e estabelece acontiguidade textual no nel da estrutura, que evidencia as relaes estabelecidas.A anise, com poder estattico de aproximadamente 0.79 (usando um teste qui-quadradocom GL=1), encontrou que 3/42 ou 7,14% dos resumos informativos proporcionam umarepresentao satisfatia em relao ao artigo cientico original, e, 14/42 ou 33,3% dosresumos estruturados proporcionam uma representao satisfatia em relao ao artigocientico original. O uso da contiguidade textual para analisar o texto original e o do resumo semostrou prico, e, um resumo estruturalmente semelhante ao seu original mostrouproporcionar uma representao interpretativa eficaz.
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O uso da contiguidade textual para analisar o texto original e o do resumo semostrou prico, e, um resumo estruturalmente semelhante ao seu original mostrouproporcionar uma representao interpretativa eficaz.We sought to compare abstracts of scientific articles in the Journal of Documentation (JD) andthe Journal of the American Society for Information Science and Technology (JASIST),evaluating the performance of these abstracts with regard to the representation of relevantcontent from the original texts. The JASIST publishes along with its scientific papers traditionalabstracts. The JD publishes structured abstracts.It is argued that the information society is the society of coded and theoretical knowledge andthat scientific communication is one of the main processes on which this society rests. It is alsoargued that the information retrieval, as an exceptional instrument in the process of scientificcommunication, will advance to the extent that abstracting and indexing advanceconceptually. In particular, the normalization of abstracting must evolve in regard toinstructions and techniques for content selection (and not only for its presentation).We compared 42 traditional abstracts and 42 structured abstracts. First, the abstract wascompared to the scientific article that it condenses. It was used two concepts: textualsuperstructure (a concept made operational by a proposal applied in this study) and thematicstructure (concept analyzed subjectively). The textual superstructure is recognized by a 'basesequence' such as: problem, hypothesis, methodology, results, conclusion. The thematicstructure is the subject of a text. This structure establishes the 'textual similarity' - at themessage level. The textual superstructure divides the text into articulated parts andestablishes the 'textual contiguity' at the structure level (which shows the relationshipsestablished).The analysis with statistical power of approximately 0.79 (using a chi-square with DF=1) foundthat 3/42 or 7.14% of the traditional abstracts provide a satisfactory representation in relationto the original scientific article, and, 14/42 or 33.3% of the structured abstracts provide asatisfactory representation in relation to the original scientific article. The use of textualcontiguity to analyze the original text of the article and its abstract was practical. An abstractstructurally similar to its original provides an effective 'interpretive' representation.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGComunicação na cienciaRedação acadêmicaCiência da informaçãoResumosresumocomunicação científicaA função do resumo na comunicação científica: uma comparação entre resumos tradicionais e estruturadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta_ao_andre_r_azevedo.pdfapplication/pdf48828831https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-8P2JE8/1/disserta_ao_andre_r_azevedo.pdfe4b7b367e7373ea58f6e903b51c7a653MD51TEXTdisserta_ao_andre_r_azevedo.pdf.txtdisserta_ao_andre_r_azevedo.pdf.txtExtracted texttext/plain253450https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-8P2JE8/2/disserta_ao_andre_r_azevedo.pdf.txtcaf42353a6f59cf3f5efa4d1055da360MD521843/ECID-8P2JE82019-11-14 05:16:23.087oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECID-8P2JE8Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:16:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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