O portifólio como instrumento de registro e avaliação na educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NELSW |
Resumo: | A Educação Infantil constitui, hoje, a primeira etapa da educação básica e compõe o sistema educacional do país. Diante dessa realidade, é fundamental repensar a prática pedagógica desenvolvida na Educação Infantil. Buscando nesse contexto uma aprendizagem mais significativa, que considere os conhecimentos prévios da criança, respeitando sua natureza singular e proporcionando o seu desenvolvimento e aprendizagem. Para acompanhar este desenvolvimento, de maneira integral e significativa, faz-se imprescindível uma avaliação que não esteja preocupadasimplesmente em constatar, mas em fornecer informações necessárias para assegurar que as aprendizagens sejam alcançadas. Por isso, o presente trabalho teve por objetivo: conhecer, compreender sua aplicabilidade e propor o portfólio como instrumento de registro e avaliação na instituição. Destacando assim, seu caráter formativo e contribuindo para o desenvolvimento e aprendizagem significativa das crianças. O trabalho foi realizado na UMEI Granja de Freitas situada na regional leste de Belo Horizonte. O objetivo do estudo foi realizar em todas as turmas da instituição, porém a intervenção se deu apenas em três turmas de crianças de quatro e cinco anos. As informações foram obtidas através de questionário, observação e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram atentamente analisados ecategorizados em unidades de significação. Os resultados evidenciaram que o portfólio avaliativo, ou seja, aquele que demonstra a trajetória de aprendizagem da criança constitui uma excelente ferramenta para a consecução de uma avaliação formativa, pois: favorece apreciação longitudinal da aprendizagem e desenvolvimento da criança; possibilita o acompanhamento progressivo e contínuo da criança na apropriação do saber; auxilia na identificação de problemas ou dificuldades, quando de sua ocorrência; documenta e registra os caminhos percorridos pela criança em sua aprendizagem, representando o seu processo e nãoapenas e tão somente o produto final por ela elaborado; fornece indicadores que facilitam a retomada e o redirecionamento da prática pedagógica e ainda permite a aproximação e envolvimento da família no contexto escolar. |
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