Portfólio: aproximando o saber e a experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: lvarenga, Georfravia Montoza
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Araujo, Zilda Rossi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2122
Resumo: O presente trabalho relata e discute dados referentes a uma pesquisa-ação de caráter qualitativo cujos objetivos foram analisar e compreender a prática do professor, seus saberes, suas experiências e suas reflexões acerca da avaliação da aprendizagem ativada no contexto didático; discutir, propor e operacionalizar formas de avaliação, inseridas no processo didático; implementar e analisar os possíveis usos do portfólio como ferramenta de avaliação. Nesta investigação, professores atuantes no ensino básico, coordenadores e supervisores compuseram a amostra. A metodologia foi a de oficinas para discutir a avaliação no cotidiano escolar, mini-cursos para oferecer suporte para as atividades avaliativas implementadas e análise reflexiva sobre a própria prática. Focalizamos o potencial formativo das oficinas e das reflexões oportunizadas para a formação continuada do professor. Destacamos ainda a importância e a riqueza do uso dos portfólios como ferramenta de avaliação, bem como as dificuldades que devem ser superadas para sua utilização.
id FCC-2_a33c19ec1b4e826d94a9b69c8cf967eb
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2122
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Portfólio: aproximando o saber e a experiênciaAvaliação Da AprendizagemPortfólioPrática AvaliativaO presente trabalho relata e discute dados referentes a uma pesquisa-ação de caráter qualitativo cujos objetivos foram analisar e compreender a prática do professor, seus saberes, suas experiências e suas reflexões acerca da avaliação da aprendizagem ativada no contexto didático; discutir, propor e operacionalizar formas de avaliação, inseridas no processo didático; implementar e analisar os possíveis usos do portfólio como ferramenta de avaliação. Nesta investigação, professores atuantes no ensino básico, coordenadores e supervisores compuseram a amostra. A metodologia foi a de oficinas para discutir a avaliação no cotidiano escolar, mini-cursos para oferecer suporte para as atividades avaliativas implementadas e análise reflexiva sobre a própria prática. Focalizamos o potencial formativo das oficinas e das reflexões oportunizadas para a formação continuada do professor. Destacamos ainda a importância e a riqueza do uso dos portfólios como ferramenta de avaliação, bem como as dificuldades que devem ser superadas para sua utilização.Fundação Carlos Chagas2006-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/212210.18222/eae173420062122Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 34 (2006); 187-206Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 Núm. 34 (2006); 187-206Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 34 (2006); 187-206Estudos em Avaliação Educacional; V. 17 N. 34 (2006); 187-206Estudos em Avaliação Educacional; v. 17 n. 34 (2006); 187-2061984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2122/2079lvarenga, Georfravia MontozaAraujo, Zilda Rossiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:11:55Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2122Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:11:55Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Portfólio: aproximando o saber e a experiência
title Portfólio: aproximando o saber e a experiência
spellingShingle Portfólio: aproximando o saber e a experiência
lvarenga, Georfravia Montoza
Avaliação Da Aprendizagem
Portfólio
Prática Avaliativa
title_short Portfólio: aproximando o saber e a experiência
title_full Portfólio: aproximando o saber e a experiência
title_fullStr Portfólio: aproximando o saber e a experiência
title_full_unstemmed Portfólio: aproximando o saber e a experiência
title_sort Portfólio: aproximando o saber e a experiência
author lvarenga, Georfravia Montoza
author_facet lvarenga, Georfravia Montoza
Araujo, Zilda Rossi
author_role author
author2 Araujo, Zilda Rossi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv lvarenga, Georfravia Montoza
Araujo, Zilda Rossi
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Da Aprendizagem
Portfólio
Prática Avaliativa
topic Avaliação Da Aprendizagem
Portfólio
Prática Avaliativa
description O presente trabalho relata e discute dados referentes a uma pesquisa-ação de caráter qualitativo cujos objetivos foram analisar e compreender a prática do professor, seus saberes, suas experiências e suas reflexões acerca da avaliação da aprendizagem ativada no contexto didático; discutir, propor e operacionalizar formas de avaliação, inseridas no processo didático; implementar e analisar os possíveis usos do portfólio como ferramenta de avaliação. Nesta investigação, professores atuantes no ensino básico, coordenadores e supervisores compuseram a amostra. A metodologia foi a de oficinas para discutir a avaliação no cotidiano escolar, mini-cursos para oferecer suporte para as atividades avaliativas implementadas e análise reflexiva sobre a própria prática. Focalizamos o potencial formativo das oficinas e das reflexões oportunizadas para a formação continuada do professor. Destacamos ainda a importância e a riqueza do uso dos portfólios como ferramenta de avaliação, bem como as dificuldades que devem ser superadas para sua utilização.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2122
10.18222/eae173420062122
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2122
identifier_str_mv 10.18222/eae173420062122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2122/2079
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 34 (2006); 187-206
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 Núm. 34 (2006); 187-206
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 34 (2006); 187-206
Estudos em Avaliação Educacional; V. 17 N. 34 (2006); 187-206
Estudos em Avaliação Educacional; v. 17 n. 34 (2006); 187-206
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420314071040