Portfólio: aproximando o saber e a experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2122 |
Resumo: | O presente trabalho relata e discute dados referentes a uma pesquisa-ação de caráter qualitativo cujos objetivos foram analisar e compreender a prática do professor, seus saberes, suas experiências e suas reflexões acerca da avaliação da aprendizagem ativada no contexto didático; discutir, propor e operacionalizar formas de avaliação, inseridas no processo didático; implementar e analisar os possíveis usos do portfólio como ferramenta de avaliação. Nesta investigação, professores atuantes no ensino básico, coordenadores e supervisores compuseram a amostra. A metodologia foi a de oficinas para discutir a avaliação no cotidiano escolar, mini-cursos para oferecer suporte para as atividades avaliativas implementadas e análise reflexiva sobre a própria prática. Focalizamos o potencial formativo das oficinas e das reflexões oportunizadas para a formação continuada do professor. Destacamos ainda a importância e a riqueza do uso dos portfólios como ferramenta de avaliação, bem como as dificuldades que devem ser superadas para sua utilização. |
id |
FCC-2_a33c19ec1b4e826d94a9b69c8cf967eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2122 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Portfólio: aproximando o saber e a experiênciaAvaliação Da AprendizagemPortfólioPrática AvaliativaO presente trabalho relata e discute dados referentes a uma pesquisa-ação de caráter qualitativo cujos objetivos foram analisar e compreender a prática do professor, seus saberes, suas experiências e suas reflexões acerca da avaliação da aprendizagem ativada no contexto didático; discutir, propor e operacionalizar formas de avaliação, inseridas no processo didático; implementar e analisar os possíveis usos do portfólio como ferramenta de avaliação. Nesta investigação, professores atuantes no ensino básico, coordenadores e supervisores compuseram a amostra. A metodologia foi a de oficinas para discutir a avaliação no cotidiano escolar, mini-cursos para oferecer suporte para as atividades avaliativas implementadas e análise reflexiva sobre a própria prática. Focalizamos o potencial formativo das oficinas e das reflexões oportunizadas para a formação continuada do professor. Destacamos ainda a importância e a riqueza do uso dos portfólios como ferramenta de avaliação, bem como as dificuldades que devem ser superadas para sua utilização.Fundação Carlos Chagas2006-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/212210.18222/eae173420062122Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 34 (2006); 187-206Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 Núm. 34 (2006); 187-206Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 34 (2006); 187-206Estudos em Avaliação Educacional; V. 17 N. 34 (2006); 187-206Estudos em Avaliação Educacional; v. 17 n. 34 (2006); 187-2061984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2122/2079lvarenga, Georfravia MontozaAraujo, Zilda Rossiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:11:55Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2122Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:11:55Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Portfólio: aproximando o saber e a experiência |
title |
Portfólio: aproximando o saber e a experiência |
spellingShingle |
Portfólio: aproximando o saber e a experiência lvarenga, Georfravia Montoza Avaliação Da Aprendizagem Portfólio Prática Avaliativa |
title_short |
Portfólio: aproximando o saber e a experiência |
title_full |
Portfólio: aproximando o saber e a experiência |
title_fullStr |
Portfólio: aproximando o saber e a experiência |
title_full_unstemmed |
Portfólio: aproximando o saber e a experiência |
title_sort |
Portfólio: aproximando o saber e a experiência |
author |
lvarenga, Georfravia Montoza |
author_facet |
lvarenga, Georfravia Montoza Araujo, Zilda Rossi |
author_role |
author |
author2 |
Araujo, Zilda Rossi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
lvarenga, Georfravia Montoza Araujo, Zilda Rossi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Da Aprendizagem Portfólio Prática Avaliativa |
topic |
Avaliação Da Aprendizagem Portfólio Prática Avaliativa |
description |
O presente trabalho relata e discute dados referentes a uma pesquisa-ação de caráter qualitativo cujos objetivos foram analisar e compreender a prática do professor, seus saberes, suas experiências e suas reflexões acerca da avaliação da aprendizagem ativada no contexto didático; discutir, propor e operacionalizar formas de avaliação, inseridas no processo didático; implementar e analisar os possíveis usos do portfólio como ferramenta de avaliação. Nesta investigação, professores atuantes no ensino básico, coordenadores e supervisores compuseram a amostra. A metodologia foi a de oficinas para discutir a avaliação no cotidiano escolar, mini-cursos para oferecer suporte para as atividades avaliativas implementadas e análise reflexiva sobre a própria prática. Focalizamos o potencial formativo das oficinas e das reflexões oportunizadas para a formação continuada do professor. Destacamos ainda a importância e a riqueza do uso dos portfólios como ferramenta de avaliação, bem como as dificuldades que devem ser superadas para sua utilização. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2122 10.18222/eae173420062122 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2122 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae173420062122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2122/2079 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 34 (2006); 187-206 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 Núm. 34 (2006); 187-206 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 34 (2006); 187-206 Estudos em Avaliação Educacional; V. 17 N. 34 (2006); 187-206 Estudos em Avaliação Educacional; v. 17 n. 34 (2006); 187-206 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420314071040 |