As práticas discursivas argumentativas de alunos do ensino médio no laboratório didático de Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/IOMS-5HLK6S |
Resumo: | Neste trabalho, analisamos a dimensão discursiva do processo de ensino e aprendizagem de ciências, através de um estudo que destaca o papel da linguagem e do aboratório didático como mediadores deste processo. Assim, procuramos investigar as práticas discursivas argumentativas de alunos do ensino médio, que surgem em função de uma atividade experimental no laboratório didático de Física, buscando compreender como elas influenciam a construção e a apropriação de conhecimentos. Na pesquisa realizada, pudemos identificar os elementos que compõem a prática argumentativa dos alunos do laboratório didático. Esta é dinâmica e depende intrinsecamente dos modos de associações entre os objetos de troca discursiva e os elementos discursivos: dados (empíricos, resgatados, ou fornecidos), fazeres (técnicos, estratégicos ou analíticos) e conhecimentos (escolares ou cotidianos). Os modos de associação partem de uma tomada de posição e geram consensos que são avaliados e realimentam a dinâmica. Obtivemos, como principal resultado da investigação, um esquema que caracteriza as práticas discursivas argumentativas e evidencia a dinâmica discursiva das aulas de laboratório. Destacamos ambém que o laboratório didático guarnece o discurso dos alunos de um elemento especifico: o dado empírico. Esse, quando inserido no discurso, modifica os modos possíveis de associação dos objetos de troca discursiva gerando novos significados para o contexto em questão. Concluímos que o jogo argumentativo aumenta a probabilidade de os alunos estabelecerem relações entre os conhecimentos científicos e os fenômenos observados no aboratório. |
id |
UFMG_cbbbb137f6a242836ddbcf4e9465625d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/IOMS-5HLK6S |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Silvania Sousa NascimentoIsabel Gomes Rodrigues MartinsMaria das Gracas Rodrigues PaulinoCarlos Eduardo Porto Villani2019-08-14T07:05:29Z2019-08-14T07:05:29Z2002-12-18http://hdl.handle.net/1843/IOMS-5HLK6SNeste trabalho, analisamos a dimensão discursiva do processo de ensino e aprendizagem de ciências, através de um estudo que destaca o papel da linguagem e do aboratório didático como mediadores deste processo. Assim, procuramos investigar as práticas discursivas argumentativas de alunos do ensino médio, que surgem em função de uma atividade experimental no laboratório didático de Física, buscando compreender como elas influenciam a construção e a apropriação de conhecimentos. Na pesquisa realizada, pudemos identificar os elementos que compõem a prática argumentativa dos alunos do laboratório didático. Esta é dinâmica e depende intrinsecamente dos modos de associações entre os objetos de troca discursiva e os elementos discursivos: dados (empíricos, resgatados, ou fornecidos), fazeres (técnicos, estratégicos ou analíticos) e conhecimentos (escolares ou cotidianos). Os modos de associação partem de uma tomada de posição e geram consensos que são avaliados e realimentam a dinâmica. Obtivemos, como principal resultado da investigação, um esquema que caracteriza as práticas discursivas argumentativas e evidencia a dinâmica discursiva das aulas de laboratório. Destacamos ambém que o laboratório didático guarnece o discurso dos alunos de um elemento especifico: o dado empírico. Esse, quando inserido no discurso, modifica os modos possíveis de associação dos objetos de troca discursiva gerando novos significados para o contexto em questão. Concluímos que o jogo argumentativo aumenta a probabilidade de os alunos estabelecerem relações entre os conhecimentos científicos e os fenômenos observados no aboratório.In this research, we analyze the discursive dimension of science teaching and learning, through a study that emphasizes the role of language and of the pedagogical laboratory as mediators in this process. Therefore, we sought to investigate the argumentative discursive practices of secondary school students, which are brought about by an experimental activity in a didactic laboratory studying Physics, with the goal of understanding how they influence the construction and possession of knowledge. Through this research, we were able to identify the elements that compose students argumentative practices in the didactic laboratory. Such discursive is dynamic and depends intrinsically on the methods for association of objects of discourse exchange and the discourse elements: data (empirical, rescued or provided), tasks (techniques, strategies or analyses) and knowledge (scholastic or ordinary). The methods for association begin by taking a position and creating a consensus to be evaluated and serve as feedback to restart the dynamic. We obtained, as the main result of our investigation, a structure that characterizes the argumentative discourse practices of laboratory classes and shows its didactic dynamics. We also emphasize that the didactic laboratory fortifies the students discourse with a specific element: empirical data. This, when placed in the discourse, determines the possible ways of associating the objects of discourse exchange. We conclude that the argumentative game increases the likelihood of the students establishing relations between scientific knowledge and phenomena observed in the laboratory.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLinguagem e lógicaLaboratorios de fisica Pratica de ensinoEducaçãoLógicaCiência Ensino médioFísica Estudo e ensinoLinguagemDado empíricoPráticas discursivasLaboratório didáticoArgumentaçãoEnsino médioAs práticas discursivas argumentativas de alunos do ensino médio no laboratório didático de Físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_villani_2002.pdfapplication/pdf5140209https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-5HLK6S/1/disserta__o_villani_2002.pdff1fd78581273e86b1a188374d5d09f78MD51TEXTdisserta__o_villani_2002.pdf.txtdisserta__o_villani_2002.pdf.txtExtracted texttext/plain357246https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-5HLK6S/2/disserta__o_villani_2002.pdf.txt00e9b0b33be52557a4c3dd63e40391fdMD521843/IOMS-5HLK6S2019-11-14 13:29:04.388oai:repositorio.ufmg.br:1843/IOMS-5HLK6SRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:29:04Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As práticas discursivas argumentativas de alunos do ensino médio no laboratório didático de Física |
title |
As práticas discursivas argumentativas de alunos do ensino médio no laboratório didático de Física |
spellingShingle |
As práticas discursivas argumentativas de alunos do ensino médio no laboratório didático de Física Carlos Eduardo Porto Villani Linguagem Dado empírico Práticas discursivas Laboratório didático Argumentação Ensino médio Linguagem e lógica Laboratorios de fisica Pratica de ensino Educação Lógica Ciência Ensino médio Física Estudo e ensino |
title_short |
As práticas discursivas argumentativas de alunos do ensino médio no laboratório didático de Física |
title_full |
As práticas discursivas argumentativas de alunos do ensino médio no laboratório didático de Física |
title_fullStr |
As práticas discursivas argumentativas de alunos do ensino médio no laboratório didático de Física |
title_full_unstemmed |
As práticas discursivas argumentativas de alunos do ensino médio no laboratório didático de Física |
title_sort |
As práticas discursivas argumentativas de alunos do ensino médio no laboratório didático de Física |
author |
Carlos Eduardo Porto Villani |
author_facet |
Carlos Eduardo Porto Villani |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silvania Sousa Nascimento |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Isabel Gomes Rodrigues Martins |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Maria das Gracas Rodrigues Paulino |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carlos Eduardo Porto Villani |
contributor_str_mv |
Silvania Sousa Nascimento Isabel Gomes Rodrigues Martins Maria das Gracas Rodrigues Paulino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem Dado empírico Práticas discursivas Laboratório didático Argumentação Ensino médio |
topic |
Linguagem Dado empírico Práticas discursivas Laboratório didático Argumentação Ensino médio Linguagem e lógica Laboratorios de fisica Pratica de ensino Educação Lógica Ciência Ensino médio Física Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Linguagem e lógica Laboratorios de fisica Pratica de ensino Educação Lógica Ciência Ensino médio Física Estudo e ensino |
description |
Neste trabalho, analisamos a dimensão discursiva do processo de ensino e aprendizagem de ciências, através de um estudo que destaca o papel da linguagem e do aboratório didático como mediadores deste processo. Assim, procuramos investigar as práticas discursivas argumentativas de alunos do ensino médio, que surgem em função de uma atividade experimental no laboratório didático de Física, buscando compreender como elas influenciam a construção e a apropriação de conhecimentos. Na pesquisa realizada, pudemos identificar os elementos que compõem a prática argumentativa dos alunos do laboratório didático. Esta é dinâmica e depende intrinsecamente dos modos de associações entre os objetos de troca discursiva e os elementos discursivos: dados (empíricos, resgatados, ou fornecidos), fazeres (técnicos, estratégicos ou analíticos) e conhecimentos (escolares ou cotidianos). Os modos de associação partem de uma tomada de posição e geram consensos que são avaliados e realimentam a dinâmica. Obtivemos, como principal resultado da investigação, um esquema que caracteriza as práticas discursivas argumentativas e evidencia a dinâmica discursiva das aulas de laboratório. Destacamos ambém que o laboratório didático guarnece o discurso dos alunos de um elemento especifico: o dado empírico. Esse, quando inserido no discurso, modifica os modos possíveis de associação dos objetos de troca discursiva gerando novos significados para o contexto em questão. Concluímos que o jogo argumentativo aumenta a probabilidade de os alunos estabelecerem relações entre os conhecimentos científicos e os fenômenos observados no aboratório. |
publishDate |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002-12-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T07:05:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T07:05:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/IOMS-5HLK6S |
url |
http://hdl.handle.net/1843/IOMS-5HLK6S |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-5HLK6S/1/disserta__o_villani_2002.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-5HLK6S/2/disserta__o_villani_2002.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f1fd78581273e86b1a188374d5d09f78 00e9b0b33be52557a4c3dd63e40391fd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589542417006592 |