Interação família e escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valéria Faria Lima
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMGQG
Resumo: A partir do Projeto Político Pedagógico do CEMEI Sá Nhanhá, localizada em São Thomé das Letras/MG foi realizada uma análise da interação existente entre a comunidade e a escola de modo a avaliar de que forma a participação da família contribui para o desenvolvimento das crianças e sobretudo para a consolidação de uma gestão democrática e um atendimento educacional de qualidade. Foi possível identificar uma ausência dos pais e responsáveis nos processos de decisão escolar, o que configura um problema, haja visto que, o envolvimento da comunidade direciona a organização escolar e o trabalho dos gestores e da equipe pedagógica. Além da escola não ser um espaço efetivamente democrático, nota-se que essa distância da família também impacta no desenvolvimento e no sucesso das crianças. Nesse estudo ficou evidenciado a necessidade da participação da família no processo de construção do Projeto Político Pedagógico e em espaços de decisão coletiva como Colegiado e Conselho Escolar.
id UFMG_cd33d8af7b66a0a68efb3a287b0c603a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LMGQG
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Eliandra da Costa MendesValéria Faria Lima2019-08-11T08:27:44Z2019-08-11T08:27:44Z2013-12-17http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMGQGA partir do Projeto Político Pedagógico do CEMEI Sá Nhanhá, localizada em São Thomé das Letras/MG foi realizada uma análise da interação existente entre a comunidade e a escola de modo a avaliar de que forma a participação da família contribui para o desenvolvimento das crianças e sobretudo para a consolidação de uma gestão democrática e um atendimento educacional de qualidade. Foi possível identificar uma ausência dos pais e responsáveis nos processos de decisão escolar, o que configura um problema, haja visto que, o envolvimento da comunidade direciona a organização escolar e o trabalho dos gestores e da equipe pedagógica. Além da escola não ser um espaço efetivamente democrático, nota-se que essa distância da família também impacta no desenvolvimento e no sucesso das crianças. Nesse estudo ficou evidenciado a necessidade da participação da família no processo de construção do Projeto Político Pedagógico e em espaços de decisão coletiva como Colegiado e Conselho Escolar.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação Participação dos paisFamília Educação Escolas Organização e administraçãoLar e escolaEducação InfantilSucesso escolarFamília-escolaInteração família e escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_valeria_faria_lima.pdfapplication/pdf123328https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LMGQG/1/tcc_valeria_faria_lima.pdfe1c7ebef24d5d9d50fe5835b9e265460MD51TEXTtcc_valeria_faria_lima.pdf.txttcc_valeria_faria_lima.pdf.txtExtracted texttext/plain36166https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LMGQG/2/tcc_valeria_faria_lima.pdf.txt8cc390ddce363e77eaab068d2d5134eeMD521843/BUOS-9LMGQG2019-11-14 10:54:21.394oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LMGQGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:54:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Interação família e escola
title Interação família e escola
spellingShingle Interação família e escola
Valéria Faria Lima
Educação Infantil
Sucesso escolar
Família-escola
Educação Participação dos pais
Família Educação 
Escolas Organização e administração
Lar e escola
title_short Interação família e escola
title_full Interação família e escola
title_fullStr Interação família e escola
title_full_unstemmed Interação família e escola
title_sort Interação família e escola
author Valéria Faria Lima
author_facet Valéria Faria Lima
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eliandra da Costa Mendes
dc.contributor.author.fl_str_mv Valéria Faria Lima
contributor_str_mv Eliandra da Costa Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Sucesso escolar
Família-escola
topic Educação Infantil
Sucesso escolar
Família-escola
Educação Participação dos pais
Família Educação 
Escolas Organização e administração
Lar e escola
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação Participação dos pais
Família Educação 
Escolas Organização e administração
Lar e escola
description A partir do Projeto Político Pedagógico do CEMEI Sá Nhanhá, localizada em São Thomé das Letras/MG foi realizada uma análise da interação existente entre a comunidade e a escola de modo a avaliar de que forma a participação da família contribui para o desenvolvimento das crianças e sobretudo para a consolidação de uma gestão democrática e um atendimento educacional de qualidade. Foi possível identificar uma ausência dos pais e responsáveis nos processos de decisão escolar, o que configura um problema, haja visto que, o envolvimento da comunidade direciona a organização escolar e o trabalho dos gestores e da equipe pedagógica. Além da escola não ser um espaço efetivamente democrático, nota-se que essa distância da família também impacta no desenvolvimento e no sucesso das crianças. Nesse estudo ficou evidenciado a necessidade da participação da família no processo de construção do Projeto Político Pedagógico e em espaços de decisão coletiva como Colegiado e Conselho Escolar.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T08:27:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T08:27:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMGQG
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMGQG
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LMGQG/1/tcc_valeria_faria_lima.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LMGQG/2/tcc_valeria_faria_lima.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e1c7ebef24d5d9d50fe5835b9e265460
8cc390ddce363e77eaab068d2d5134ee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676818824036352