Interação entre família e escola: desafio a ser superado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marize Vaz de Almeida André
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKGXH
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo, buscar uma educação equilibrada através de parcerias entre escola e famílias propondo situações que permitam a integração destas e despertando o interesse dos pais ou responsáveis na vida escolar de seus filhos na Escola Municipal Professor Borges da Costa. O interesse pelo estudo se deu ao observarmos a relação entre família e estudos e, principalmente, a maneira como a família de cada aluno se comporta em relação ao seu desempenho escolar, influenciando os resultados obtidos por crianças e adolescentes, independente da classe social. Uma base sólida, com pais e responsáveis que se interessam e, até mesmo ajudam na execução das tarefas escolares faz com que este aluno renda mais em todos os âmbitos de sua carreira escolar. Quando família e escola mantêm boas relações, as condições para uma boa aprendizagem e desenvolvimento da criança poderão ser acrescentadas. E assim pais e professores devem ser estimulados a discutirem e buscarem estratégias conjuntas e específicas ao seu papel, que resultem em novas opções e condições de ajuda mútua.
id UFMG_e97a019b2142f988920bfca7508b7cbb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LKGXH
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Débora Cristina de Gonzaga CamiloMarize Vaz de Almeida André2019-08-12T20:58:31Z2019-08-12T20:58:31Z2013-12-17http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKGXHO presente trabalho tem como objetivo, buscar uma educação equilibrada através de parcerias entre escola e famílias propondo situações que permitam a integração destas e despertando o interesse dos pais ou responsáveis na vida escolar de seus filhos na Escola Municipal Professor Borges da Costa. O interesse pelo estudo se deu ao observarmos a relação entre família e estudos e, principalmente, a maneira como a família de cada aluno se comporta em relação ao seu desempenho escolar, influenciando os resultados obtidos por crianças e adolescentes, independente da classe social. Uma base sólida, com pais e responsáveis que se interessam e, até mesmo ajudam na execução das tarefas escolares faz com que este aluno renda mais em todos os âmbitos de sua carreira escolar. Quando família e escola mantêm boas relações, as condições para uma boa aprendizagem e desenvolvimento da criança poderão ser acrescentadas. E assim pais e professores devem ser estimulados a discutirem e buscarem estratégias conjuntas e específicas ao seu papel, que resultem em novas opções e condições de ajuda mútua.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFamília EducaçãoEducação Participação dos paisEscolas Organização e administraçãoLar e escolaAprendizagemFamíliaEscolaInteração entre família e escola: desafio a ser superadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_marize_vaz_almeida_andre.pdfapplication/pdf335640https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKGXH/1/tcc_marize_vaz_almeida_andre.pdfd4d3325a951c499959a58b5ab2ec28efMD51TEXTtcc_marize_vaz_almeida_andre.pdf.txttcc_marize_vaz_almeida_andre.pdf.txtExtracted texttext/plain59012https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKGXH/2/tcc_marize_vaz_almeida_andre.pdf.txtebfa78fd2a875237491f6ffe25f4ce2fMD521843/BUOS-9LKGXH2019-11-14 19:53:48.997oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LKGXHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:53:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Interação entre família e escola: desafio a ser superado
title Interação entre família e escola: desafio a ser superado
spellingShingle Interação entre família e escola: desafio a ser superado
Marize Vaz de Almeida André
Aprendizagem
Família
Escola
Família Educação
Educação Participação dos pais
Escolas Organização e administração
Lar e escola
title_short Interação entre família e escola: desafio a ser superado
title_full Interação entre família e escola: desafio a ser superado
title_fullStr Interação entre família e escola: desafio a ser superado
title_full_unstemmed Interação entre família e escola: desafio a ser superado
title_sort Interação entre família e escola: desafio a ser superado
author Marize Vaz de Almeida André
author_facet Marize Vaz de Almeida André
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Débora Cristina de Gonzaga Camilo
dc.contributor.author.fl_str_mv Marize Vaz de Almeida André
contributor_str_mv Débora Cristina de Gonzaga Camilo
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Família
Escola
topic Aprendizagem
Família
Escola
Família Educação
Educação Participação dos pais
Escolas Organização e administração
Lar e escola
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Família Educação
Educação Participação dos pais
Escolas Organização e administração
Lar e escola
description O presente trabalho tem como objetivo, buscar uma educação equilibrada através de parcerias entre escola e famílias propondo situações que permitam a integração destas e despertando o interesse dos pais ou responsáveis na vida escolar de seus filhos na Escola Municipal Professor Borges da Costa. O interesse pelo estudo se deu ao observarmos a relação entre família e estudos e, principalmente, a maneira como a família de cada aluno se comporta em relação ao seu desempenho escolar, influenciando os resultados obtidos por crianças e adolescentes, independente da classe social. Uma base sólida, com pais e responsáveis que se interessam e, até mesmo ajudam na execução das tarefas escolares faz com que este aluno renda mais em todos os âmbitos de sua carreira escolar. Quando família e escola mantêm boas relações, as condições para uma boa aprendizagem e desenvolvimento da criança poderão ser acrescentadas. E assim pais e professores devem ser estimulados a discutirem e buscarem estratégias conjuntas e específicas ao seu papel, que resultem em novas opções e condições de ajuda mútua.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T20:58:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T20:58:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKGXH
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKGXH
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKGXH/1/tcc_marize_vaz_almeida_andre.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LKGXH/2/tcc_marize_vaz_almeida_andre.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d4d3325a951c499959a58b5ab2ec28ef
ebfa78fd2a875237491f6ffe25f4ce2f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589177843908608