Interação família e escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMGQG |
Resumo: | A partir do Projeto Político Pedagógico do CEMEI Sá Nhanhá, localizada em São Thomé das Letras/MG foi realizada uma análise da interação existente entre a comunidade e a escola de modo a avaliar de que forma a participação da família contribui para o desenvolvimento das crianças e sobretudo para a consolidação de uma gestão democrática e um atendimento educacional de qualidade. Foi possível identificar uma ausência dos pais e responsáveis nos processos de decisão escolar, o que configura um problema, haja visto que, o envolvimento da comunidade direciona a organização escolar e o trabalho dos gestores e da equipe pedagógica. Além da escola não ser um espaço efetivamente democrático, nota-se que essa distância da família também impacta no desenvolvimento e no sucesso das crianças. Nesse estudo ficou evidenciado a necessidade da participação da família no processo de construção do Projeto Político Pedagógico e em espaços de decisão coletiva como Colegiado e Conselho Escolar. |
id |
UFMG_cd33d8af7b66a0a68efb3a287b0c603a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LMGQG |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Eliandra da Costa MendesValéria Faria Lima2019-08-11T08:27:44Z2019-08-11T08:27:44Z2013-12-17http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMGQGA partir do Projeto Político Pedagógico do CEMEI Sá Nhanhá, localizada em São Thomé das Letras/MG foi realizada uma análise da interação existente entre a comunidade e a escola de modo a avaliar de que forma a participação da família contribui para o desenvolvimento das crianças e sobretudo para a consolidação de uma gestão democrática e um atendimento educacional de qualidade. Foi possível identificar uma ausência dos pais e responsáveis nos processos de decisão escolar, o que configura um problema, haja visto que, o envolvimento da comunidade direciona a organização escolar e o trabalho dos gestores e da equipe pedagógica. Além da escola não ser um espaço efetivamente democrático, nota-se que essa distância da família também impacta no desenvolvimento e no sucesso das crianças. Nesse estudo ficou evidenciado a necessidade da participação da família no processo de construção do Projeto Político Pedagógico e em espaços de decisão coletiva como Colegiado e Conselho Escolar.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação Participação dos paisFamília Educação Escolas Organização e administraçãoLar e escolaEducação InfantilSucesso escolarFamília-escolaInteração família e escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_valeria_faria_lima.pdfapplication/pdf123328https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LMGQG/1/tcc_valeria_faria_lima.pdfe1c7ebef24d5d9d50fe5835b9e265460MD51TEXTtcc_valeria_faria_lima.pdf.txttcc_valeria_faria_lima.pdf.txtExtracted texttext/plain36166https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LMGQG/2/tcc_valeria_faria_lima.pdf.txt8cc390ddce363e77eaab068d2d5134eeMD521843/BUOS-9LMGQG2019-11-14 10:54:21.394oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LMGQGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:54:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Interação família e escola |
title |
Interação família e escola |
spellingShingle |
Interação família e escola Valéria Faria Lima Educação Infantil Sucesso escolar Família-escola Educação Participação dos pais Família Educação Escolas Organização e administração Lar e escola |
title_short |
Interação família e escola |
title_full |
Interação família e escola |
title_fullStr |
Interação família e escola |
title_full_unstemmed |
Interação família e escola |
title_sort |
Interação família e escola |
author |
Valéria Faria Lima |
author_facet |
Valéria Faria Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Eliandra da Costa Mendes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valéria Faria Lima |
contributor_str_mv |
Eliandra da Costa Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Sucesso escolar Família-escola |
topic |
Educação Infantil Sucesso escolar Família-escola Educação Participação dos pais Família Educação Escolas Organização e administração Lar e escola |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Participação dos pais Família Educação Escolas Organização e administração Lar e escola |
description |
A partir do Projeto Político Pedagógico do CEMEI Sá Nhanhá, localizada em São Thomé das Letras/MG foi realizada uma análise da interação existente entre a comunidade e a escola de modo a avaliar de que forma a participação da família contribui para o desenvolvimento das crianças e sobretudo para a consolidação de uma gestão democrática e um atendimento educacional de qualidade. Foi possível identificar uma ausência dos pais e responsáveis nos processos de decisão escolar, o que configura um problema, haja visto que, o envolvimento da comunidade direciona a organização escolar e o trabalho dos gestores e da equipe pedagógica. Além da escola não ser um espaço efetivamente democrático, nota-se que essa distância da família também impacta no desenvolvimento e no sucesso das crianças. Nesse estudo ficou evidenciado a necessidade da participação da família no processo de construção do Projeto Político Pedagógico e em espaços de decisão coletiva como Colegiado e Conselho Escolar. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-12-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T08:27:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T08:27:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMGQG |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LMGQG |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LMGQG/1/tcc_valeria_faria_lima.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9LMGQG/2/tcc_valeria_faria_lima.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e1c7ebef24d5d9d50fe5835b9e265460 8cc390ddce363e77eaab068d2d5134ee |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589329789911040 |