Lazer e formação cultural: uma análise das trajetórias de professores universitários nos estados do Pará e Amapá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gustavo Maneschy Montenegro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/EEFF-BEJHRP
Resumo: Esta pesquisa problematizou a formação cultural de professores universitários que lecionam disciplinas de lazer, em cursos de Educação Física de universidades públicas, nos estados do Pará e Amapá. Formação cultural é um processo em que o sujeito vivencia diferentes linguagens culturais, possibilitando ampliar as experiências, sensibilidades e o conhecimento do meio social em que vive. Sendo assim, o profissional do lazer se apropria de variadas manifestações culturais, que podem ser tomadas como conteúdo de sua intervenção, tais como jogos, esportes, música, teatro, cinema, o que coloca a formação cultural como um processo importante na trajetória desse profissional. Diante disso, o objetivo geral da pesquisa foi analisar como tem se desenvolvido a formação cultural dos professores universitários que lecionam disciplinas de lazer nos cursos de Educação Física, nos estados do Pará e Amapá. Os objetivos específicos foram: compreender como esses professores se inseriram na docência no campo do lazer; identificar contribuições da formação inicial e da pós-graduação para a docência na área do lazer; mapear as práticas culturais mais recorrentes nas vidas dos professores; compreender que limites e possibilidades para a formação cultural são destacadas pelos docentes e retratar se os professores produzem maneiras de ensinar lazer a partir das experiências culturais que vivenciam. Na metodologia, foi combinado o uso da pesquisa bibliográfica com a entrevista semiestruturada. Participaram das entrevistas oito professoras e três professores, totalizando 11 sujeitos entrevistados. Os resultados apontaram que existe um uso predominante do espaço doméstico e das relações familiares como cenário para a realização de atividades culturais. Dos 11 docentes entrevistados, dez mencionaram o espaço doméstico, bem como o contexto familiar, onde descansam, assistem à televisão e a filmes, escutam músicas, recebem amigos, acessam a internet e realizam leituras, e a sociabilidade entre amigos, como o palco de importância para a realização de atividades de formação cultural. Todavia, o grupo de docentes também expõe a realização de atividades fora do espaço doméstico, sendo que as mais citadas foram vivências no meio ambiente, cinemas, teatros, danças, atividades físico-esportivas, espetáculos culturais e bares. Todos os participantes da pesquisa demonstraram construir maneiras de ensinar lazer a partir das experiências culturais que vivenciam, seja problematizando políticas de intervenção no setor; refletindo sobre patrimônio histórico; desenvolvendo atividades práticas como construção de brinquedos e esportes de aventura. As professoras demonstraram maior ocupação do tempo com atividades de obrigação doméstica e cuidado com a família, o que indica uma substancial diminuição do tempo para o lazer e formação cultural das mulheres entrevistadas, revelando desigualdades de apropriações de tempo para o lazer em termos de gênero. O conjunto dos entrevistados tem sido submetido a processos de precarização de seu trabalho, que envolve acúmulo de disciplinas, intensificação de tarefas nas instituições, dificuldade de imersão na pesquisa, sobrecarga com atividades voltadas para realização de pareceres e comissões, revelando uma subtração do tempo para o lazer e para a formação cultural. Por fim, esta pesquisa demonstrou que as experiências culturais, vividas pelos docentes, traduzem-se em formas de abordar o conhecimento em sala de aula, o que pode situar novos estudos no âmbito da cultura e sua relação com o currículo e a formação profissional no lazer.
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Diante disso, o objetivo geral da pesquisa foi analisar como tem se desenvolvido a formação cultural dos professores universitários que lecionam disciplinas de lazer nos cursos de Educação Física, nos estados do Pará e Amapá. Os objetivos específicos foram: compreender como esses professores se inseriram na docência no campo do lazer; identificar contribuições da formação inicial e da pós-graduação para a docência na área do lazer; mapear as práticas culturais mais recorrentes nas vidas dos professores; compreender que limites e possibilidades para a formação cultural são destacadas pelos docentes e retratar se os professores produzem maneiras de ensinar lazer a partir das experiências culturais que vivenciam. Na metodologia, foi combinado o uso da pesquisa bibliográfica com a entrevista semiestruturada. Participaram das entrevistas oito professoras e três professores, totalizando 11 sujeitos entrevistados. Os resultados apontaram que existe um uso predominante do espaço doméstico e das relações familiares como cenário para a realização de atividades culturais. Dos 11 docentes entrevistados, dez mencionaram o espaço doméstico, bem como o contexto familiar, onde descansam, assistem à televisão e a filmes, escutam músicas, recebem amigos, acessam a internet e realizam leituras, e a sociabilidade entre amigos, como o palco de importância para a realização de atividades de formação cultural. Todavia, o grupo de docentes também expõe a realização de atividades fora do espaço doméstico, sendo que as mais citadas foram vivências no meio ambiente, cinemas, teatros, danças, atividades físico-esportivas, espetáculos culturais e bares. Todos os participantes da pesquisa demonstraram construir maneiras de ensinar lazer a partir das experiências culturais que vivenciam, seja problematizando políticas de intervenção no setor; refletindo sobre patrimônio histórico; desenvolvendo atividades práticas como construção de brinquedos e esportes de aventura. As professoras demonstraram maior ocupação do tempo com atividades de obrigação doméstica e cuidado com a família, o que indica uma substancial diminuição do tempo para o lazer e formação cultural das mulheres entrevistadas, revelando desigualdades de apropriações de tempo para o lazer em termos de gênero. O conjunto dos entrevistados tem sido submetido a processos de precarização de seu trabalho, que envolve acúmulo de disciplinas, intensificação de tarefas nas instituições, dificuldade de imersão na pesquisa, sobrecarga com atividades voltadas para realização de pareceres e comissões, revelando uma subtração do tempo para o lazer e para a formação cultural. Por fim, esta pesquisa demonstrou que as experiências culturais, vividas pelos docentes, traduzem-se em formas de abordar o conhecimento em sala de aula, o que pode situar novos estudos no âmbito da cultura e sua relação com o currículo e a formação profissional no lazer.This research investigates the cultural education of university professors who teach Leisure in Physical Education courses of Public Universities in the states of Pará and Amapá. Cultural Education is a process in which the subject experiences different cultural languages, making it possible to expand cultural experiences, sensibility and knowledge about the social enviroment in which he lives. Thus, Leisure professionals appropriat varied cultural events, which can be taken as content of their interventions, such as games, sports, music, theater, cinema, which puts cultural education as an important process in his professional trejetory. Therefore, the main goal of this study was to analyze how has been developed the cultural formation of the unversity professors who teach Leisure in Physical Education courses of Public Universities in the states of Pará and Amapá. The specific objectives were to understand how these teachers first engaged in teaching in the field of leisure; identify contributions of initial formation and graduate teaching in the area of leisure; map the most commom cultural activities in the professors' lives; comprehend what limits and possibilities for cultural education are highlited by teachers, as well as discribe whether they use their experiences for teaching in different ways. In the methodology, we agreed to the use of the bibliographical research with semi-structured interview. A total of eleven professors (eight women and three men) took part in the interview.The results suggest that most of time the cultural activities happen into the domestic enviromental and familiar relationship. Of the 11 teachers interviewed, 10 mentioned the domestic space, as well as the the familiar context and interaction among friends as an important scenary for accomplishment of cultural activities, where they can relax, watch TV and films, listen to music, socializekjhg with friends, acess the internet and read. However, the group of teachers also expose the realization of activities outside of the domestic space, and the most cited were experiences in the nature, cinemas, theater, dance, physical sports activities, cultural shows and pubs. All the participants of the research demonstrated to construct ways to teach leisure from their own the cultural experiences by problematizing policies of intervention in the sector; reflecting on historical patrimony; developing practical activities such as toy building and adventure sports. The teachers showed greater occupation of time with domestic obligation and care activities with the family, which indicates a substantial decrease in the free time for leisure and cultural education of the women interviewd, this fact revels inequality of time for leasure bettwen woman and men.All the respondents are subject to the processes of precariousness of your work, which involves accumulation of disciplines, intensification of institutional tasks, dificulty to be really envolved in researching, overload with activities aimed for realization of opinions and commissions, revealing a subtraction of time for leisure activities and cultural training.Finally, this research has shown that cultural experiences, experienced by teachers, translate into ways of addressing the knowledge in the classroom, what may be new studies in the field of culture and its relationship with the curriculum and professional training at leisureUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores FormaçãoCulturaLazerFormação culturalCulturaLazerLazer e formação cultural: uma análise das trajetórias de professores universitários nos estados do Pará e Amapáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_vers_o_final_gustavo.pdfapplication/pdf1377468https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EEFF-BEJHRP/1/tese_vers_o_final_gustavo.pdfa6c7d85aee15e4efd37691a7eda1a267MD51TEXTtese_vers_o_final_gustavo.pdf.txttese_vers_o_final_gustavo.pdf.txtExtracted texttext/plain476281https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EEFF-BEJHRP/2/tese_vers_o_final_gustavo.pdf.txtfcdbf0bed817d5398802f28d5460e8eaMD521843/EEFF-BEJHRP2019-11-14 14:28:47.604oai:repositorio.ufmg.br:1843/EEFF-BEJHRPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:28:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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