Gestão do espaço escolar na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCPU8 |
Resumo: | O interesse pelo tema gestão do espaço escolar surgiu a partir da vivência como gestora na Escola Municipal Núcleo Pedagógico Aprendiz. Entre as dificuldades que permeiam o cotidiano dessainstituição destaca-se apouca utilizaçãode outros espaçoscomo recurso pedagógico além da sala de aula. Embora essa escola possua quadra coberta, biblioteca, salão, jardins, quadra para recreação esses locais ainda são pouco aproveitados pelos professores.Sabe-se que todos os indivíduos e principalmente as crianças pequenas precisam se locomover e explorar o ambiente ao seu redor.Apesar de conhecerem essas necessidades, muitos educadores infantis insistem em manter as crianças por longos períodosapenas na sala de aula como se esse fosse o único e o mais fecundo ambiente para propiciar a aprendizagem. Pretende-se por meio desse trabalhosensibilizar o grupo de educadores da referida escola quanto à utilização diversificada de espaços escolares visando uma aprendizagem mais eficaz e prazerosa para os educandos.Esse tema está vinculado ao eixo tempos e espaços escolares que por sua vez integra o projeto político-pedagógico dessa instituição. Utilizaram-se as obras Haddad e Horn (2011), Horn (2014), Brasil (1996) para debater e analisar os desafios a serem superados por essa unidade escolar. A partir desse estudo, percebe-se que é preciso despertar nos educadores a coragem de ousar, de utilizar os espaços disponíveis em favor da aprendizagem dos alunos, de propiciar aulas ao ar livre em contato com a natureza e com o entorno da escola. |
id |
UFMG_cfb8e4fd15bafd31346210bef1101924 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZCPU8 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Sandra Maria Gloria da SilvaRosa Aparecida Gonçalves dos Santos2019-08-11T16:23:30Z2019-08-11T16:23:30Z2015-08-01http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCPU8O interesse pelo tema gestão do espaço escolar surgiu a partir da vivência como gestora na Escola Municipal Núcleo Pedagógico Aprendiz. Entre as dificuldades que permeiam o cotidiano dessainstituição destaca-se apouca utilizaçãode outros espaçoscomo recurso pedagógico além da sala de aula. Embora essa escola possua quadra coberta, biblioteca, salão, jardins, quadra para recreação esses locais ainda são pouco aproveitados pelos professores.Sabe-se que todos os indivíduos e principalmente as crianças pequenas precisam se locomover e explorar o ambiente ao seu redor.Apesar de conhecerem essas necessidades, muitos educadores infantis insistem em manter as crianças por longos períodosapenas na sala de aula como se esse fosse o único e o mais fecundo ambiente para propiciar a aprendizagem. Pretende-se por meio desse trabalhosensibilizar o grupo de educadores da referida escola quanto à utilização diversificada de espaços escolares visando uma aprendizagem mais eficaz e prazerosa para os educandos.Esse tema está vinculado ao eixo tempos e espaços escolares que por sua vez integra o projeto político-pedagógico dessa instituição. Utilizaram-se as obras Haddad e Horn (2011), Horn (2014), Brasil (1996) para debater e analisar os desafios a serem superados por essa unidade escolar. A partir desse estudo, percebe-se que é preciso despertar nos educadores a coragem de ousar, de utilizar os espaços disponíveis em favor da aprendizagem dos alunos, de propiciar aulas ao ar livre em contato com a natureza e com o entorno da escola.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação de CriançasEscolas Organização e administraçãoEducação InfantilGestão democráticaTempos e espaços escolaresGestão do espaço escolar na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc___rosa_aparecida_goncalves_dos_santos.pdfapplication/pdf348507https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCPU8/1/tcc___rosa_aparecida_goncalves_dos_santos.pdfc86ccec036de0713b84cd1d50e17eb74MD51TEXTtcc___rosa_aparecida_goncalves_dos_santos.pdf.txttcc___rosa_aparecida_goncalves_dos_santos.pdf.txtExtracted texttext/plain85784https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCPU8/2/tcc___rosa_aparecida_goncalves_dos_santos.pdf.txt97e07d91c7e835e92022e457eb5df5b8MD521843/BUBD-9ZCPU82019-11-14 08:07:36.019oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZCPU8Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:07:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão do espaço escolar na educação infantil |
title |
Gestão do espaço escolar na educação infantil |
spellingShingle |
Gestão do espaço escolar na educação infantil Rosa Aparecida Gonçalves dos Santos Educação Infantil Gestão democrática Tempos e espaços escolares Educação de Crianças Escolas Organização e administração |
title_short |
Gestão do espaço escolar na educação infantil |
title_full |
Gestão do espaço escolar na educação infantil |
title_fullStr |
Gestão do espaço escolar na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Gestão do espaço escolar na educação infantil |
title_sort |
Gestão do espaço escolar na educação infantil |
author |
Rosa Aparecida Gonçalves dos Santos |
author_facet |
Rosa Aparecida Gonçalves dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sandra Maria Gloria da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa Aparecida Gonçalves dos Santos |
contributor_str_mv |
Sandra Maria Gloria da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Gestão democrática Tempos e espaços escolares |
topic |
Educação Infantil Gestão democrática Tempos e espaços escolares Educação de Crianças Escolas Organização e administração |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação de Crianças Escolas Organização e administração |
description |
O interesse pelo tema gestão do espaço escolar surgiu a partir da vivência como gestora na Escola Municipal Núcleo Pedagógico Aprendiz. Entre as dificuldades que permeiam o cotidiano dessainstituição destaca-se apouca utilizaçãode outros espaçoscomo recurso pedagógico além da sala de aula. Embora essa escola possua quadra coberta, biblioteca, salão, jardins, quadra para recreação esses locais ainda são pouco aproveitados pelos professores.Sabe-se que todos os indivíduos e principalmente as crianças pequenas precisam se locomover e explorar o ambiente ao seu redor.Apesar de conhecerem essas necessidades, muitos educadores infantis insistem em manter as crianças por longos períodosapenas na sala de aula como se esse fosse o único e o mais fecundo ambiente para propiciar a aprendizagem. Pretende-se por meio desse trabalhosensibilizar o grupo de educadores da referida escola quanto à utilização diversificada de espaços escolares visando uma aprendizagem mais eficaz e prazerosa para os educandos.Esse tema está vinculado ao eixo tempos e espaços escolares que por sua vez integra o projeto político-pedagógico dessa instituição. Utilizaram-se as obras Haddad e Horn (2011), Horn (2014), Brasil (1996) para debater e analisar os desafios a serem superados por essa unidade escolar. A partir desse estudo, percebe-se que é preciso despertar nos educadores a coragem de ousar, de utilizar os espaços disponíveis em favor da aprendizagem dos alunos, de propiciar aulas ao ar livre em contato com a natureza e com o entorno da escola. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-08-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T16:23:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T16:23:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCPU8 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZCPU8 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCPU8/1/tcc___rosa_aparecida_goncalves_dos_santos.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZCPU8/2/tcc___rosa_aparecida_goncalves_dos_santos.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c86ccec036de0713b84cd1d50e17eb74 97e07d91c7e835e92022e457eb5df5b8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589522598920192 |