Análise combinatória para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo Érison Cavalcante de Oliveira Tataia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/EABA-93RGRB
Resumo: O objetivo desta monografia é propor o desenvolvimento de atividades que desafiem e motivem tanto professores como alunos a estudarem, aprenderem e entenderem o conteúdo de Análise Combinatória no Ensino Médio; como um instrumento que facilite a relação entre o ensino do docente e a aprendizagem do discente. A razão que motivou este trabalho de monografia foi o fato de que boa parte dos professores de matemática do Ensino Médio consideram a Análise Combinatória como algo complicado de ser ensinado; além da questão das dificuldades de entendimento por parte dos alunos que são induzidos à memorização de fórmulas e a aplicação das mesmas à resolução dos exercícios para compreenderem esse conteúdo. Para isso, inicialmente apresentaremos alguns conceitos que servirão como um auxílio para que o professor possa trabalhar nas atividades propostas a serem desenvolvidas juntamente com os alunos. Dessa maneira, elaborou-se um guia para o professor apresentando uma forma para que ele possa trabalhar cada atividade proposta que envolve problemas de contagem em sala de aula e forneceu-se uma folha com a atividade impressa para que os alunos possam explorar o problema. Buscou-se com as atividades apresentar aos docentes estratégias eficientes que podem ser utilizadas para o ensino de combinatório e ajudar aos discentes a compreenderem melhor os problemas de contagem utilizando o raciocínio combinatório.
id UFMG_cfc17b068994d3a75d8373047e8e749d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/EABA-93RGRB
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Aniura Milanes BarrientosNora Olinda Cabrera ZunigaAlberto Berly Sarmiento VeraNora Olinda Cabrera ZunigaPaulo Érison Cavalcante de Oliveira Tataia2019-08-13T21:27:43Z2019-08-13T21:27:43Z2012-12-14http://hdl.handle.net/1843/EABA-93RGRBO objetivo desta monografia é propor o desenvolvimento de atividades que desafiem e motivem tanto professores como alunos a estudarem, aprenderem e entenderem o conteúdo de Análise Combinatória no Ensino Médio; como um instrumento que facilite a relação entre o ensino do docente e a aprendizagem do discente. A razão que motivou este trabalho de monografia foi o fato de que boa parte dos professores de matemática do Ensino Médio consideram a Análise Combinatória como algo complicado de ser ensinado; além da questão das dificuldades de entendimento por parte dos alunos que são induzidos à memorização de fórmulas e a aplicação das mesmas à resolução dos exercícios para compreenderem esse conteúdo. Para isso, inicialmente apresentaremos alguns conceitos que servirão como um auxílio para que o professor possa trabalhar nas atividades propostas a serem desenvolvidas juntamente com os alunos. Dessa maneira, elaborou-se um guia para o professor apresentando uma forma para que ele possa trabalhar cada atividade proposta que envolve problemas de contagem em sala de aula e forneceu-se uma folha com a atividade impressa para que os alunos possam explorar o problema. Buscou-se com as atividades apresentar aos docentes estratégias eficientes que podem ser utilizadas para o ensino de combinatório e ajudar aos discentes a compreenderem melhor os problemas de contagem utilizando o raciocínio combinatório.The purpose of this monograph is to propose the development of activities that challenge and motivate both teachers and students to study, learn and understand the contents of Combinatorial Analysis in Average Teaching; as an tool that facilitates the relationship between teaching and learning of teachers and learners. The reason that motivated of this monograph work was the fact that much of the mathematics teachers of Average Education consider the Combinatorial Analysis as something complicated to be taught; beyond the issue of the difficulties of understanding on the part of students who are driven to memorization formulas and their implementation to solving exercises to understand this content. Initially, we introduce some concepts that will serve as an aid for the teacher to work in the proposed activities to be undertaken along with the students. Thus, we prepared a guide for the teacher presenting a way that it can work each proposed activity that involves counting problems in the classroom and gave up a sheet with the activity printed so that students can explore the problem. Was sought activities present teachers effective strategies that can be used for teaching combinatorial and to help students better understand the counting problems using logical thinking. Keywords:Universidade Federal de Minas GeraisUFMGÁlgebraAnálise combinatóriaaprendizagemAnálise combinatóriaatividades propostas e raciocínio combinatórioensino médioensinoAnálise combinatória para o ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_pauloerisson.pdfapplication/pdf1169217https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EABA-93RGRB/1/monografia_pauloerisson.pdf5541bebc66acc678143433c63b309bd9MD51TEXTmonografia_pauloerisson.pdf.txtmonografia_pauloerisson.pdf.txtExtracted texttext/plain112658https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EABA-93RGRB/2/monografia_pauloerisson.pdf.txtc222a44d1fdf5bc72703db949e9f089eMD521843/EABA-93RGRB2019-11-14 17:03:56.421oai:repositorio.ufmg.br:1843/EABA-93RGRBRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:03:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise combinatória para o ensino médio
title Análise combinatória para o ensino médio
spellingShingle Análise combinatória para o ensino médio
Paulo Érison Cavalcante de Oliveira Tataia
aprendizagem
Análise combinatória
atividades propostas e raciocínio combinatório
ensino médio
ensino
Álgebra
Análise combinatória
title_short Análise combinatória para o ensino médio
title_full Análise combinatória para o ensino médio
title_fullStr Análise combinatória para o ensino médio
title_full_unstemmed Análise combinatória para o ensino médio
title_sort Análise combinatória para o ensino médio
author Paulo Érison Cavalcante de Oliveira Tataia
author_facet Paulo Érison Cavalcante de Oliveira Tataia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aniura Milanes Barrientos
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Nora Olinda Cabrera Zuniga
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Alberto Berly Sarmiento Vera
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Nora Olinda Cabrera Zuniga
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo Érison Cavalcante de Oliveira Tataia
contributor_str_mv Aniura Milanes Barrientos
Nora Olinda Cabrera Zuniga
Alberto Berly Sarmiento Vera
Nora Olinda Cabrera Zuniga
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem
Análise combinatória
atividades propostas e raciocínio combinatório
ensino médio
ensino
topic aprendizagem
Análise combinatória
atividades propostas e raciocínio combinatório
ensino médio
ensino
Álgebra
Análise combinatória
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Álgebra
Análise combinatória
description O objetivo desta monografia é propor o desenvolvimento de atividades que desafiem e motivem tanto professores como alunos a estudarem, aprenderem e entenderem o conteúdo de Análise Combinatória no Ensino Médio; como um instrumento que facilite a relação entre o ensino do docente e a aprendizagem do discente. A razão que motivou este trabalho de monografia foi o fato de que boa parte dos professores de matemática do Ensino Médio consideram a Análise Combinatória como algo complicado de ser ensinado; além da questão das dificuldades de entendimento por parte dos alunos que são induzidos à memorização de fórmulas e a aplicação das mesmas à resolução dos exercícios para compreenderem esse conteúdo. Para isso, inicialmente apresentaremos alguns conceitos que servirão como um auxílio para que o professor possa trabalhar nas atividades propostas a serem desenvolvidas juntamente com os alunos. Dessa maneira, elaborou-se um guia para o professor apresentando uma forma para que ele possa trabalhar cada atividade proposta que envolve problemas de contagem em sala de aula e forneceu-se uma folha com a atividade impressa para que os alunos possam explorar o problema. Buscou-se com as atividades apresentar aos docentes estratégias eficientes que podem ser utilizadas para o ensino de combinatório e ajudar aos discentes a compreenderem melhor os problemas de contagem utilizando o raciocínio combinatório.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T21:27:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T21:27:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/EABA-93RGRB
url http://hdl.handle.net/1843/EABA-93RGRB
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EABA-93RGRB/1/monografia_pauloerisson.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EABA-93RGRB/2/monografia_pauloerisson.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5541bebc66acc678143433c63b309bd9
c222a44d1fdf5bc72703db949e9f089e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589212481519616