Estudo de caso sobre o ensino de análise combinatória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carla Soares
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29157
Resumo: A proposta deste trabalho é relatar uma pesquisa realizada com alunos do Ensino Médio do Instituto Estadual Rio Branco, que participaram de uma oficina na qual foram aplicados dois jogos envolvendo conceitos de Análise Combinatória. A partir dos jogos foi avaliado o desenvolvimento do pensamento multiplicativo e do raciocínio combinatório dos alunos, tendo em vista a busca de alternativas ao ensino desse conteúdo. O resultado desta pesquisa mostrou que os alunos apresentam dificuldades em criar estratégias de resolução de problemas que envolvem esse conteúdo.
id UFRGS-2_17e9f2da43b22324ba0a65c22c2e619e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29157
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Carla SoaresBurigo, Elisabete Zardo2011-05-26T06:00:50Z2010http://hdl.handle.net/10183/29157000775746A proposta deste trabalho é relatar uma pesquisa realizada com alunos do Ensino Médio do Instituto Estadual Rio Branco, que participaram de uma oficina na qual foram aplicados dois jogos envolvendo conceitos de Análise Combinatória. A partir dos jogos foi avaliado o desenvolvimento do pensamento multiplicativo e do raciocínio combinatório dos alunos, tendo em vista a busca de alternativas ao ensino desse conteúdo. O resultado desta pesquisa mostrou que os alunos apresentam dificuldades em criar estratégias de resolução de problemas que envolvem esse conteúdo.application/pdfporEducação MatemáticaAnálise combinatóriaAprendizagemEnsino médioEstudo de caso sobre o ensino de análise combinatóriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2010Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000775746.pdf.txt000775746.pdf.txtExtracted Texttext/plain96640http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29157/2/000775746.pdf.txte9188244bc3be9faa65a74db9b285d62MD52ORIGINAL000775746.pdf000775746.pdfTexto completoapplication/pdf291728http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29157/1/000775746.pdf61d52d4cdfc2ded948d9e89265afeb1eMD51THUMBNAIL000775746.pdf.jpg000775746.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg955http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29157/3/000775746.pdf.jpga1450e8d20d6a7256606cda00e321f5dMD5310183/291572019-06-07 02:35:01.07994oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29157Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-07T05:35:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo de caso sobre o ensino de análise combinatória
title Estudo de caso sobre o ensino de análise combinatória
spellingShingle Estudo de caso sobre o ensino de análise combinatória
Silva, Carla Soares
Educação Matemática
Análise combinatória
Aprendizagem
Ensino médio
title_short Estudo de caso sobre o ensino de análise combinatória
title_full Estudo de caso sobre o ensino de análise combinatória
title_fullStr Estudo de caso sobre o ensino de análise combinatória
title_full_unstemmed Estudo de caso sobre o ensino de análise combinatória
title_sort Estudo de caso sobre o ensino de análise combinatória
author Silva, Carla Soares
author_facet Silva, Carla Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carla Soares
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Burigo, Elisabete Zardo
contributor_str_mv Burigo, Elisabete Zardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Análise combinatória
Aprendizagem
Ensino médio
topic Educação Matemática
Análise combinatória
Aprendizagem
Ensino médio
description A proposta deste trabalho é relatar uma pesquisa realizada com alunos do Ensino Médio do Instituto Estadual Rio Branco, que participaram de uma oficina na qual foram aplicados dois jogos envolvendo conceitos de Análise Combinatória. A partir dos jogos foi avaliado o desenvolvimento do pensamento multiplicativo e do raciocínio combinatório dos alunos, tendo em vista a busca de alternativas ao ensino desse conteúdo. O resultado desta pesquisa mostrou que os alunos apresentam dificuldades em criar estratégias de resolução de problemas que envolvem esse conteúdo.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-05-26T06:00:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29157
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000775746
url http://hdl.handle.net/10183/29157
identifier_str_mv 000775746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29157/2/000775746.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29157/1/000775746.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29157/3/000775746.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e9188244bc3be9faa65a74db9b285d62
61d52d4cdfc2ded948d9e89265afeb1e
a1450e8d20d6a7256606cda00e321f5d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224408665161728