'A dor dorme com as palavras': a poesia de Paul Celan nos territórios do indizível e da catástrofe
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7F9EFR |
Resumo: | Neste estudo pretende-se, a partir do legado literário do poeta Paul Celan, efetuar uma aproximação da aporia em torno da (im)possibilidade de representação da experiência catastrófica, considerada traumática e indizível. Visa-se, ademais, propor uma reflexão sobre os efeitos da experiência poética neste âmbito. Para tal empreitada, foi necessária uma incursão em uma parte da lírica celaniana. Deter-se-à na análise de noções como as de testemunho,representação, indizível, trauma, dor e sublimação, bem como no fato de que a língua poética de Celan era o alemão, que fora simultaneamente sua língua 'materna e dos assassinos' ['Muttersprache-Mrdersprache']. A obra de Paul Celan demonstra a possibilidade de uma poesia após Auschwitz que se utiliza de procedimentos poéticos para incorporar o silencio como forma de falar. Observa-se que o poeta opera de maneira a não tornar 'belo' ou 'facilmente assimilável' o horror da Shoah, além de que sua poética torna-se mais fragmentária e silenciosa, no paradoxo entre o hermetismo e a dialogia. Assim sendo, foram apontados caminhos para a abordagem do problema da representação da catástrofre. Identificou-se, também, um duplo aspecto dos efeitos da escritura - restaurador e disruptivo -, em especial daquela que se encontra nos territórios do indizível e da catástrofe. |
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Neste estudo pretende-se, a partir do legado literário do poeta Paul Celan, efetuar uma aproximação da aporia em torno da (im)possibilidade de representação da experiência catastrófica, considerada traumática e indizível. Visa-se, ademais, propor uma reflexão sobre os efeitos da experiência poética neste âmbito. Para tal empreitada, foi necessária uma incursão em uma parte da lírica celaniana. Deter-se-à na análise de noções como as de testemunho,representação, indizível, trauma, dor e sublimação, bem como no fato de que a língua poética de Celan era o alemão, que fora simultaneamente sua língua 'materna e dos assassinos' ['Muttersprache-Mrdersprache']. A obra de Paul Celan demonstra a possibilidade de uma poesia após Auschwitz que se utiliza de procedimentos poéticos para incorporar o silencio como forma de falar. Observa-se que o poeta opera de maneira a não tornar 'belo' ou 'facilmente assimilável' o horror da Shoah, além de que sua poética torna-se mais fragmentária e silenciosa, no paradoxo entre o hermetismo e a dialogia. Assim sendo, foram apontados caminhos para a abordagem do problema da representação da catástrofre. Identificou-se, também, um duplo aspecto dos efeitos da escritura - restaurador e disruptivo -, em especial daquela que se encontra nos territórios do indizível e da catástrofe. |
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