Currículo Básico Comum (CBC): proposta e realidade em uma escola da rede estadual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Renata de Souza Carmo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AZHF7
Resumo: A pesquisa foi realizada na E.E. Laurita Melo Moreira, situada na cidade de Contagem - MG, a fim de analisar o grau de conhecimento e envolvimento de seus professores, em relação ao Currículo Básico Comum (CBC). Para alcançar este objetivo, foi utilizado o seguinte instrumento de coleta de dados: um questionário, visando avaliar se esses professores tinham familiaridade com a proposta do CBC.A partir da análise do questionário aplicado aos professores dessa escola, uma atividade de matemática foi desenvolvida com os alunos do 1º ano do noturno. Essa atividade estava focada na proposta do CBC e após ser exposta para esses professores, tinha a expectativa de fazer com que eles se sentissem motivados a desenvolver suas aulas focando também no CBC, que é uma proposta implantada pela Secretaria de Educação de Minas Gerais em 2004, com alguns professores estaduais e que deve ser seguida. Em reuniões modulares que acontecem aos sábados, foram mostrados os pontos positivos da proposta do CBC, através da atividade desenvolvida em sala de aula com algumas turmas do 1º Ano do Ensino Médio do turno da noite, com quem, em específico, foi explorado o tema estatística da Matemática. Ao mostrar para os professores, em reunião, a atividade que os alunos produziram, foi aproveitado o espaço para fazer uma comparação entre o CBC que é aberto a desenvolver competências e conceitos a serem descobertos em sala de aula e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que busca colocar o aluno diante de situações-problema e postula que mais do que saber conceitos, ele precisa saber aplicá-los.O resultado da pesquisa foi satisfatório, pois gerou uma reflexão nos professores, em relação à proposta do CBC ao prepararem suas aulas. Esse fato foi apurado em posterior aplicação do questionário inicial, aplicado novamente em outro estágio da pesquisa.
id UFMG_d0368e268b27623fbc3861e4d5b4f93e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9AZHF7
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ana Lucia Lopes CorreaVania Natividade Cota da Fonseca DiasRenata de Souza Carmo2019-08-09T14:09:56Z2019-08-09T14:09:56Z2011-07-04http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AZHF7A pesquisa foi realizada na E.E. Laurita Melo Moreira, situada na cidade de Contagem - MG, a fim de analisar o grau de conhecimento e envolvimento de seus professores, em relação ao Currículo Básico Comum (CBC). Para alcançar este objetivo, foi utilizado o seguinte instrumento de coleta de dados: um questionário, visando avaliar se esses professores tinham familiaridade com a proposta do CBC.A partir da análise do questionário aplicado aos professores dessa escola, uma atividade de matemática foi desenvolvida com os alunos do 1º ano do noturno. Essa atividade estava focada na proposta do CBC e após ser exposta para esses professores, tinha a expectativa de fazer com que eles se sentissem motivados a desenvolver suas aulas focando também no CBC, que é uma proposta implantada pela Secretaria de Educação de Minas Gerais em 2004, com alguns professores estaduais e que deve ser seguida. Em reuniões modulares que acontecem aos sábados, foram mostrados os pontos positivos da proposta do CBC, através da atividade desenvolvida em sala de aula com algumas turmas do 1º Ano do Ensino Médio do turno da noite, com quem, em específico, foi explorado o tema estatística da Matemática. Ao mostrar para os professores, em reunião, a atividade que os alunos produziram, foi aproveitado o espaço para fazer uma comparação entre o CBC que é aberto a desenvolver competências e conceitos a serem descobertos em sala de aula e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que busca colocar o aluno diante de situações-problema e postula que mais do que saber conceitos, ele precisa saber aplicá-los.O resultado da pesquisa foi satisfatório, pois gerou uma reflexão nos professores, em relação à proposta do CBC ao prepararem suas aulas. Esse fato foi apurado em posterior aplicação do questionário inicial, aplicado novamente em outro estágio da pesquisa.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCurriculosEducaçãoAvaliação educacionalENEMCBCCurrículo Básico Comum (CBC): proposta e realidade em uma escola da rede estadualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_renata_carmo.pdfapplication/pdf273909https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AZHF7/1/monografia_renata_carmo.pdfc49ef6f5ae0f6f9a24d5517a264863d5MD51TEXTmonografia_renata_carmo.pdf.txtmonografia_renata_carmo.pdf.txtExtracted texttext/plain34489https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AZHF7/2/monografia_renata_carmo.pdf.txt5b722457cf8d6e0f0e7d317c86504cb0MD521843/BUOS-9AZHF72019-11-14 11:03:25.138oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9AZHF7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:03:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Currículo Básico Comum (CBC): proposta e realidade em uma escola da rede estadual
title Currículo Básico Comum (CBC): proposta e realidade em uma escola da rede estadual
spellingShingle Currículo Básico Comum (CBC): proposta e realidade em uma escola da rede estadual
Renata de Souza Carmo
ENEM
CBC
Curriculos
Educação
Avaliação educacional
title_short Currículo Básico Comum (CBC): proposta e realidade em uma escola da rede estadual
title_full Currículo Básico Comum (CBC): proposta e realidade em uma escola da rede estadual
title_fullStr Currículo Básico Comum (CBC): proposta e realidade em uma escola da rede estadual
title_full_unstemmed Currículo Básico Comum (CBC): proposta e realidade em uma escola da rede estadual
title_sort Currículo Básico Comum (CBC): proposta e realidade em uma escola da rede estadual
author Renata de Souza Carmo
author_facet Renata de Souza Carmo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ana Lucia Lopes Correa
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Vania Natividade Cota da Fonseca Dias
dc.contributor.author.fl_str_mv Renata de Souza Carmo
contributor_str_mv Ana Lucia Lopes Correa
Vania Natividade Cota da Fonseca Dias
dc.subject.por.fl_str_mv ENEM
CBC
topic ENEM
CBC
Curriculos
Educação
Avaliação educacional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Curriculos
Educação
Avaliação educacional
description A pesquisa foi realizada na E.E. Laurita Melo Moreira, situada na cidade de Contagem - MG, a fim de analisar o grau de conhecimento e envolvimento de seus professores, em relação ao Currículo Básico Comum (CBC). Para alcançar este objetivo, foi utilizado o seguinte instrumento de coleta de dados: um questionário, visando avaliar se esses professores tinham familiaridade com a proposta do CBC.A partir da análise do questionário aplicado aos professores dessa escola, uma atividade de matemática foi desenvolvida com os alunos do 1º ano do noturno. Essa atividade estava focada na proposta do CBC e após ser exposta para esses professores, tinha a expectativa de fazer com que eles se sentissem motivados a desenvolver suas aulas focando também no CBC, que é uma proposta implantada pela Secretaria de Educação de Minas Gerais em 2004, com alguns professores estaduais e que deve ser seguida. Em reuniões modulares que acontecem aos sábados, foram mostrados os pontos positivos da proposta do CBC, através da atividade desenvolvida em sala de aula com algumas turmas do 1º Ano do Ensino Médio do turno da noite, com quem, em específico, foi explorado o tema estatística da Matemática. Ao mostrar para os professores, em reunião, a atividade que os alunos produziram, foi aproveitado o espaço para fazer uma comparação entre o CBC que é aberto a desenvolver competências e conceitos a serem descobertos em sala de aula e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que busca colocar o aluno diante de situações-problema e postula que mais do que saber conceitos, ele precisa saber aplicá-los.O resultado da pesquisa foi satisfatório, pois gerou uma reflexão nos professores, em relação à proposta do CBC ao prepararem suas aulas. Esse fato foi apurado em posterior aplicação do questionário inicial, aplicado novamente em outro estágio da pesquisa.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-07-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T14:09:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T14:09:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AZHF7
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AZHF7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AZHF7/1/monografia_renata_carmo.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AZHF7/2/monografia_renata_carmo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c49ef6f5ae0f6f9a24d5517a264863d5
5b722457cf8d6e0f0e7d317c86504cb0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676633889832960