Currículo Básico Comum (CBC): proposta e realidade em uma escola da rede estadual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AZHF7 |
Resumo: | A pesquisa foi realizada na E.E. Laurita Melo Moreira, situada na cidade de Contagem - MG, a fim de analisar o grau de conhecimento e envolvimento de seus professores, em relação ao Currículo Básico Comum (CBC). Para alcançar este objetivo, foi utilizado o seguinte instrumento de coleta de dados: um questionário, visando avaliar se esses professores tinham familiaridade com a proposta do CBC.A partir da análise do questionário aplicado aos professores dessa escola, uma atividade de matemática foi desenvolvida com os alunos do 1º ano do noturno. Essa atividade estava focada na proposta do CBC e após ser exposta para esses professores, tinha a expectativa de fazer com que eles se sentissem motivados a desenvolver suas aulas focando também no CBC, que é uma proposta implantada pela Secretaria de Educação de Minas Gerais em 2004, com alguns professores estaduais e que deve ser seguida. Em reuniões modulares que acontecem aos sábados, foram mostrados os pontos positivos da proposta do CBC, através da atividade desenvolvida em sala de aula com algumas turmas do 1º Ano do Ensino Médio do turno da noite, com quem, em específico, foi explorado o tema estatística da Matemática. Ao mostrar para os professores, em reunião, a atividade que os alunos produziram, foi aproveitado o espaço para fazer uma comparação entre o CBC que é aberto a desenvolver competências e conceitos a serem descobertos em sala de aula e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que busca colocar o aluno diante de situações-problema e postula que mais do que saber conceitos, ele precisa saber aplicá-los.O resultado da pesquisa foi satisfatório, pois gerou uma reflexão nos professores, em relação à proposta do CBC ao prepararem suas aulas. Esse fato foi apurado em posterior aplicação do questionário inicial, aplicado novamente em outro estágio da pesquisa. |
id |
UFMG_d0368e268b27623fbc3861e4d5b4f93e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9AZHF7 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Ana Lucia Lopes CorreaVania Natividade Cota da Fonseca DiasRenata de Souza Carmo2019-08-09T14:09:56Z2019-08-09T14:09:56Z2011-07-04http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AZHF7A pesquisa foi realizada na E.E. Laurita Melo Moreira, situada na cidade de Contagem - MG, a fim de analisar o grau de conhecimento e envolvimento de seus professores, em relação ao Currículo Básico Comum (CBC). Para alcançar este objetivo, foi utilizado o seguinte instrumento de coleta de dados: um questionário, visando avaliar se esses professores tinham familiaridade com a proposta do CBC.A partir da análise do questionário aplicado aos professores dessa escola, uma atividade de matemática foi desenvolvida com os alunos do 1º ano do noturno. Essa atividade estava focada na proposta do CBC e após ser exposta para esses professores, tinha a expectativa de fazer com que eles se sentissem motivados a desenvolver suas aulas focando também no CBC, que é uma proposta implantada pela Secretaria de Educação de Minas Gerais em 2004, com alguns professores estaduais e que deve ser seguida. Em reuniões modulares que acontecem aos sábados, foram mostrados os pontos positivos da proposta do CBC, através da atividade desenvolvida em sala de aula com algumas turmas do 1º Ano do Ensino Médio do turno da noite, com quem, em específico, foi explorado o tema estatística da Matemática. Ao mostrar para os professores, em reunião, a atividade que os alunos produziram, foi aproveitado o espaço para fazer uma comparação entre o CBC que é aberto a desenvolver competências e conceitos a serem descobertos em sala de aula e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que busca colocar o aluno diante de situações-problema e postula que mais do que saber conceitos, ele precisa saber aplicá-los.O resultado da pesquisa foi satisfatório, pois gerou uma reflexão nos professores, em relação à proposta do CBC ao prepararem suas aulas. Esse fato foi apurado em posterior aplicação do questionário inicial, aplicado novamente em outro estágio da pesquisa.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCurriculosEducaçãoAvaliação educacionalENEMCBCCurrículo Básico Comum (CBC): proposta e realidade em uma escola da rede estadualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_renata_carmo.pdfapplication/pdf273909https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AZHF7/1/monografia_renata_carmo.pdfc49ef6f5ae0f6f9a24d5517a264863d5MD51TEXTmonografia_renata_carmo.pdf.txtmonografia_renata_carmo.pdf.txtExtracted texttext/plain34489https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AZHF7/2/monografia_renata_carmo.pdf.txt5b722457cf8d6e0f0e7d317c86504cb0MD521843/BUOS-9AZHF72019-11-14 11:03:25.138oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9AZHF7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:03:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Currículo Básico Comum (CBC): proposta e realidade em uma escola da rede estadual |
title |
Currículo Básico Comum (CBC): proposta e realidade em uma escola da rede estadual |
spellingShingle |
Currículo Básico Comum (CBC): proposta e realidade em uma escola da rede estadual Renata de Souza Carmo ENEM CBC Curriculos Educação Avaliação educacional |
title_short |
Currículo Básico Comum (CBC): proposta e realidade em uma escola da rede estadual |
title_full |
Currículo Básico Comum (CBC): proposta e realidade em uma escola da rede estadual |
title_fullStr |
Currículo Básico Comum (CBC): proposta e realidade em uma escola da rede estadual |
title_full_unstemmed |
Currículo Básico Comum (CBC): proposta e realidade em uma escola da rede estadual |
title_sort |
Currículo Básico Comum (CBC): proposta e realidade em uma escola da rede estadual |
author |
Renata de Souza Carmo |
author_facet |
Renata de Souza Carmo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ana Lucia Lopes Correa |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Vania Natividade Cota da Fonseca Dias |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Renata de Souza Carmo |
contributor_str_mv |
Ana Lucia Lopes Correa Vania Natividade Cota da Fonseca Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ENEM CBC |
topic |
ENEM CBC Curriculos Educação Avaliação educacional |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Curriculos Educação Avaliação educacional |
description |
A pesquisa foi realizada na E.E. Laurita Melo Moreira, situada na cidade de Contagem - MG, a fim de analisar o grau de conhecimento e envolvimento de seus professores, em relação ao Currículo Básico Comum (CBC). Para alcançar este objetivo, foi utilizado o seguinte instrumento de coleta de dados: um questionário, visando avaliar se esses professores tinham familiaridade com a proposta do CBC.A partir da análise do questionário aplicado aos professores dessa escola, uma atividade de matemática foi desenvolvida com os alunos do 1º ano do noturno. Essa atividade estava focada na proposta do CBC e após ser exposta para esses professores, tinha a expectativa de fazer com que eles se sentissem motivados a desenvolver suas aulas focando também no CBC, que é uma proposta implantada pela Secretaria de Educação de Minas Gerais em 2004, com alguns professores estaduais e que deve ser seguida. Em reuniões modulares que acontecem aos sábados, foram mostrados os pontos positivos da proposta do CBC, através da atividade desenvolvida em sala de aula com algumas turmas do 1º Ano do Ensino Médio do turno da noite, com quem, em específico, foi explorado o tema estatística da Matemática. Ao mostrar para os professores, em reunião, a atividade que os alunos produziram, foi aproveitado o espaço para fazer uma comparação entre o CBC que é aberto a desenvolver competências e conceitos a serem descobertos em sala de aula e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que busca colocar o aluno diante de situações-problema e postula que mais do que saber conceitos, ele precisa saber aplicá-los.O resultado da pesquisa foi satisfatório, pois gerou uma reflexão nos professores, em relação à proposta do CBC ao prepararem suas aulas. Esse fato foi apurado em posterior aplicação do questionário inicial, aplicado novamente em outro estágio da pesquisa. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-07-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T14:09:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T14:09:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AZHF7 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AZHF7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AZHF7/1/monografia_renata_carmo.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AZHF7/2/monografia_renata_carmo.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c49ef6f5ae0f6f9a24d5517a264863d5 5b722457cf8d6e0f0e7d317c86504cb0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589166547599360 |