Identidade e alfabetização na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDDLJ |
Resumo: | As crianças pensam o mundo de um jeito especial e muito próprio. É a partir das relações que estabelecem com a realidade em que vivem, com o meio familiar e com as pessoas com quem necessitam se relacionar no cotidiano que elas passam a ler e compreender o mundo. Cabe à Educação facilitar essa leitura e compreensão, possibilitando, no processo inicial de escolarização, o reconhecimento, pela criança, da sua própria história de vida. É desejável resgatar a importância das suas ações e atitudes no processo de construção da história da humanidade, estimulando sempre a sua autoestima. Daí o Projeto Identidade e Alfabetização na Educação Infantil, propondo atividades que sejam próprias do mundo lúdico e do imaginário da criança e que colaborem para a formação de uma identidade autêntica e respaldada em valores éticos necessários ao cidadão consciente do seu papel na construção da sua história e da história do outro. |
id |
UFMG_d06c5a4f145e4ab79cbef33c331fa86d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NDDLJ |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2019-08-13T03:04:48Z2019-08-13T03:04:48Z2012-07-07http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDDLJAs crianças pensam o mundo de um jeito especial e muito próprio. É a partir das relações que estabelecem com a realidade em que vivem, com o meio familiar e com as pessoas com quem necessitam se relacionar no cotidiano que elas passam a ler e compreender o mundo. Cabe à Educação facilitar essa leitura e compreensão, possibilitando, no processo inicial de escolarização, o reconhecimento, pela criança, da sua própria história de vida. É desejável resgatar a importância das suas ações e atitudes no processo de construção da história da humanidade, estimulando sempre a sua autoestima. Daí o Projeto Identidade e Alfabetização na Educação Infantil, propondo atividades que sejam próprias do mundo lúdico e do imaginário da criança e que colaborem para a formação de uma identidade autêntica e respaldada em valores éticos necessários ao cidadão consciente do seu papel na construção da sua história e da história do outro.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação pre-escolarAlfabetizaçãoAlfabetização e LetramentoEducação InfantilIdentidadeIdentidade e alfabetização na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMaria da Conceição Pinto Inácioinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALalfabetiza__o_e_letramento_na_educa__o_infantil.pdfapplication/pdf2933037https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NDDLJ/1/alfabetiza__o_e_letramento_na_educa__o_infantil.pdf78cf556a4bc9d68c82e545a05894cdb2MD51TEXTalfabetiza__o_e_letramento_na_educa__o_infantil.pdf.txtalfabetiza__o_e_letramento_na_educa__o_infantil.pdf.txtExtracted texttext/plain91845https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NDDLJ/2/alfabetiza__o_e_letramento_na_educa__o_infantil.pdf.txt52dce6925dedef0ba7eb2212cf5220fdMD521843/VRNS-9NDDLJ2019-11-14 20:57:46.911oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NDDLJRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:57:46Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Identidade e alfabetização na educação infantil |
title |
Identidade e alfabetização na educação infantil |
spellingShingle |
Identidade e alfabetização na educação infantil Maria da Conceição Pinto Inácio Alfabetização e Letramento Educação Infantil Identidade Educação pre-escolar Alfabetização |
title_short |
Identidade e alfabetização na educação infantil |
title_full |
Identidade e alfabetização na educação infantil |
title_fullStr |
Identidade e alfabetização na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Identidade e alfabetização na educação infantil |
title_sort |
Identidade e alfabetização na educação infantil |
author |
Maria da Conceição Pinto Inácio |
author_facet |
Maria da Conceição Pinto Inácio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria da Conceição Pinto Inácio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização e Letramento Educação Infantil Identidade |
topic |
Alfabetização e Letramento Educação Infantil Identidade Educação pre-escolar Alfabetização |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação pre-escolar Alfabetização |
description |
As crianças pensam o mundo de um jeito especial e muito próprio. É a partir das relações que estabelecem com a realidade em que vivem, com o meio familiar e com as pessoas com quem necessitam se relacionar no cotidiano que elas passam a ler e compreender o mundo. Cabe à Educação facilitar essa leitura e compreensão, possibilitando, no processo inicial de escolarização, o reconhecimento, pela criança, da sua própria história de vida. É desejável resgatar a importância das suas ações e atitudes no processo de construção da história da humanidade, estimulando sempre a sua autoestima. Daí o Projeto Identidade e Alfabetização na Educação Infantil, propondo atividades que sejam próprias do mundo lúdico e do imaginário da criança e que colaborem para a formação de uma identidade autêntica e respaldada em valores éticos necessários ao cidadão consciente do seu papel na construção da sua história e da história do outro. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T03:04:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T03:04:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDDLJ |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDDLJ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NDDLJ/1/alfabetiza__o_e_letramento_na_educa__o_infantil.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NDDLJ/2/alfabetiza__o_e_letramento_na_educa__o_infantil.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
78cf556a4bc9d68c82e545a05894cdb2 52dce6925dedef0ba7eb2212cf5220fd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589531128037376 |