A saúde entre o trabalho e a vida: uma análise referenciada nas abordagens ergonômicas e ergológicas da atividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angelita Antonia dos Santos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83UNJF
Resumo: Este trabalho objetivou compreender a dinâmica relação entre trabalho docente e saúde. O estudo foi realizado com professoras do Ensino Fundamental em uma escola da Rede Municipal de Divinópolis/MG que, no período inicial desta pesquisa, apresentou um índice elevado de afastamento de professores por motivo de saúde, em relação às outras escolas da rede. A escolha foi pela pesquisa qualitativa, com interlocução com a pesquisa quantitativa. Os Referenciais metodológicos da Ergonomia da Atividade e da Ergologia forneceram ferramentas importantes para um olhar diferenciado à atividade situada das docentes. Os resultados da pesquisa apontaram para a sobrecarga do trabalho (termo utilizado pelas professoras), para falta de autonomia do grupo de professoras e para as deficiências e limitações do Projeto-Politico-Pedagógico da Escola Aberta de Divinópolis. Evidenciou-se, nesse estudo que o trabalho é dialético (nunca neutro em relação a vida e a saúde dos trabalhadores) e a saúde a capacidade de instaurar novas normas frente as situações novas. Nessa relação dinâmica entre trabalho e saúde sempre existirão sujeitos que individualmente ou na coletividade, serão capazes de se defenderem da nocividade do trabalho. São sujeitos que conseguem se valer do trabalho para sua auto-realização, concebem-no como fonte de prazer e utilizam-no para transformar e construir identidades.
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