Trajetória ergológica e a gênese do conceito usos de si
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7129 |
Resumo: | Este diálogo traça a gênese dos principais conceitos ergológicos: usos de si, dramáticas dos usos de si. Revisita os trabalhos de Wisner e Oddone a partir dos quais o conceito histórico de corpo-si se evidencia. Fazer uso de si em situação de trabalho, é convocar recursos investidos no corpo-si para operar arbitragens e novas renormalizações face às falhas das normas conhecidas. |
id |
UFRGS-7_c5ef524e80a509749557dd5904a5f507 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/7129 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Trajetória ergológica e a gênese do conceito usos de siUsos de si. Corpo-si. Ergonomia. Ergologia. Atividade. Falha de normas. Renormalização.Este diálogo traça a gênese dos principais conceitos ergológicos: usos de si, dramáticas dos usos de si. Revisita os trabalhos de Wisner e Oddone a partir dos quais o conceito histórico de corpo-si se evidencia. Fazer uso de si em situação de trabalho, é convocar recursos investidos no corpo-si para operar arbitragens e novas renormalizações face às falhas das normas conhecidas.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2008-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/712910.22456/1982-1654.7129Computers in education: theory & practice; Vol. 11 No. 1 (2008): Subjectivity, Technology and ResearchInformática na educação: teoria & prática; v. 11 n. 1 (2008): Subjetivação, Tecnologia e Pesquisa1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7129/4887Schwartz, YvesMencacci, Nicoleinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-24T13:33:20Zoai:seer.ufrgs.br:article/7129Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-04-24T13:33:20Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trajetória ergológica e a gênese do conceito usos de si |
title |
Trajetória ergológica e a gênese do conceito usos de si |
spellingShingle |
Trajetória ergológica e a gênese do conceito usos de si Schwartz, Yves Usos de si. Corpo-si. Ergonomia. Ergologia. Atividade. Falha de normas. Renormalização. |
title_short |
Trajetória ergológica e a gênese do conceito usos de si |
title_full |
Trajetória ergológica e a gênese do conceito usos de si |
title_fullStr |
Trajetória ergológica e a gênese do conceito usos de si |
title_full_unstemmed |
Trajetória ergológica e a gênese do conceito usos de si |
title_sort |
Trajetória ergológica e a gênese do conceito usos de si |
author |
Schwartz, Yves |
author_facet |
Schwartz, Yves Mencacci, Nicole |
author_role |
author |
author2 |
Mencacci, Nicole |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schwartz, Yves Mencacci, Nicole |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Usos de si. Corpo-si. Ergonomia. Ergologia. Atividade. Falha de normas. Renormalização. |
topic |
Usos de si. Corpo-si. Ergonomia. Ergologia. Atividade. Falha de normas. Renormalização. |
description |
Este diálogo traça a gênese dos principais conceitos ergológicos: usos de si, dramáticas dos usos de si. Revisita os trabalhos de Wisner e Oddone a partir dos quais o conceito histórico de corpo-si se evidencia. Fazer uso de si em situação de trabalho, é convocar recursos investidos no corpo-si para operar arbitragens e novas renormalizações face às falhas das normas conhecidas. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-04-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7129 10.22456/1982-1654.7129 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7129 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.7129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7129/4887 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 11 No. 1 (2008): Subjectivity, Technology and Research Informática na educação: teoria & prática; v. 11 n. 1 (2008): Subjetivação, Tecnologia e Pesquisa 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766181634113536 |