Trabalho coletivo entre docentes em escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte: Concepções, permanências e rupturas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lidia Campos Gomes Boy
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MSKY9
Resumo: A dimensão coletiva do trabalho docente vem sendo objeto de pesquisas recentes e é considerada uma temática emergente. As noções de trabalho em conjunto, de colaboração entre docentes e de trabalho coletivo, tiveram um relevo nas mudanças ocorridas na gestão, na organização escolar e no trabalho docente, decorrentes das reformas educacionais dos anos 1990 e 2000 e que pregavam mecanismos mais coletivos e participativos, amparados no princípio de gestão democrática da educação. Esta pesquisa investiga como as escolas municipais de Belo Horizonte e seus docentes têm se organizado para a realização do trabalho coletivo, principalmente a partir das mudanças recentes na RME-BH em relação à reorganização dos tempos e espaços para a execução desse tipo de trabalho. São analisadas as concepções dos docentes a respeito do trabalho coletivo, os momentos destinados a esse trabalho, as atividades propostas e desenvolvidas pelos docentes nesses momentos, a forma como estes as realizam, a intencionalidade destes momentos para as escolas e para os docentes, além das possibilidades e as dificuldades postas ao desenvolvimento do trabalho coletivo entre os docentes. Optou-se por uma pesquisa qualitativa, que contou com uma revisão bibliográfica que buscou referenciais teóricos para o estudo à luz das contribuições de autores que abordam a temática do trabalho docente na contemporaneidade e a dimensão coletiva do trabalho docente, destacando-se a noção de colaboração. Buscou-se também aqueles relacionados à RME-BH, com o intuito de conhecer as políticas e proposições desse município para o trabalho coletivo entre os docentes nas escolas municipais. A pesquisa contou ainda com a coleta e análise de dados, realizadas em duas escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, utilizando como instrumentos de coleta de dados a observação direta e a entrevista semiestruturada. Os resultados mostram que os docentes, quando concebem o trabalho coletivo, entendem-no como divisão de poder, participação na gestão, criação de projeto pedagógico e organizacional comum, partilha do saber, troca de experiências, formação democrática do aluno, além de condições de trabalho para realizá-lo. Essas concepções estão longe do que se consegue realizar nas Unidades Educacionais pesquisadas, o que se confirmou pelos dados empíricos obtidos. A formatação dos tempos e espaços atualmente não são suficientes para suprir as necessidades que emergem e demandam o trabalho em conjunto e as condições de trabalho postas não favorecem o trabalho coletivo, conforme concebido pelos docentes nesta pesquisa. A estes tem sido viável a realização de algumas formas de trabalho colaborativo.
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São analisadas as concepções dos docentes a respeito do trabalho coletivo, os momentos destinados a esse trabalho, as atividades propostas e desenvolvidas pelos docentes nesses momentos, a forma como estes as realizam, a intencionalidade destes momentos para as escolas e para os docentes, além das possibilidades e as dificuldades postas ao desenvolvimento do trabalho coletivo entre os docentes. Optou-se por uma pesquisa qualitativa, que contou com uma revisão bibliográfica que buscou referenciais teóricos para o estudo à luz das contribuições de autores que abordam a temática do trabalho docente na contemporaneidade e a dimensão coletiva do trabalho docente, destacando-se a noção de colaboração. Buscou-se também aqueles relacionados à RME-BH, com o intuito de conhecer as políticas e proposições desse município para o trabalho coletivo entre os docentes nas escolas municipais. A pesquisa contou ainda com a coleta e análise de dados, realizadas em duas escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, utilizando como instrumentos de coleta de dados a observação direta e a entrevista semiestruturada. Os resultados mostram que os docentes, quando concebem o trabalho coletivo, entendem-no como divisão de poder, participação na gestão, criação de projeto pedagógico e organizacional comum, partilha do saber, troca de experiências, formação democrática do aluno, além de condições de trabalho para realizá-lo. Essas concepções estão longe do que se consegue realizar nas Unidades Educacionais pesquisadas, o que se confirmou pelos dados empíricos obtidos. A formatação dos tempos e espaços atualmente não são suficientes para suprir as necessidades que emergem e demandam o trabalho em conjunto e as condições de trabalho postas não favorecem o trabalho coletivo, conforme concebido pelos docentes nesta pesquisa. A estes tem sido viável a realização de algumas formas de trabalho colaborativo.The collective dimension of faculty work has been the object of recent researches and is considered a forthcoming theme. The notions of group work, collaboration among faculty members and collective work have had a certain relevance in the changes occurred in management, school organization and faculty work, due to the educational reforms of 1990 and 2000, which conveyed more collective and participating mechanisms, supported by the principle of democratic management of education. This research investigates how the county public schools of Belo Horizonte and its faculty has organized themselves to accomplish collective work, especially since the recent changes of the RME-BH in relation to the reorganization of the time and space used for this kind of task. The conceptions of the faculty concerning this kind of task, the moments reserved for the tasks, the activities proposed and developed by the faculty during these specific moments, how they were performed, intentionality of these moments for the school and faculty and also the possibilities and difficulties for the tasks among the faculty members were analyzed. It was decided that a qualitative research that had a thorough bibliographic revision in search for theoretical referentials for the study, enlightened by the contribution of authors that approach the thematic of the faculty work within the contemporaneous aspects and the collective dimension of the faculty work would be made. The ones related to the RME-BH were also used, in the wish to know policies and propositions of this county for the collective work among faculty members of the county public schools. The research also collected and analyzed data, in two schools of the Municipal Public School District of Belo Horizonte using as instruments of data collection, direct observation and semi-structured interviews. The results show that the faculty when conceiving the collective work, view it as a division of power, participation in management, creation of a pedagogical and organizational project in common, sharing of knowledge, exchange of experiences, democratic formation of the student and the work conditions to realize it. This conception is far from what is accomplished in the Educational Units that were researched and were confirmed by the empirical data obtained. The current formatted time and space are not enough to supply the needs that appear and demand group work. Also the work conditions imposed do not favor the collective work, as conceived by the faculty members in this research. Thus making it possible for them to come through with a collaborative work.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPolíticas públicasEducaçãoEducação e estadoGestão democráticaSistemas de escolas municipaisTrabalho docenteRedetrabalho coletivoMunicipal de Educação de Belo Horizontetrabalho colaborativoTrabalho coletivo entre docentes em escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte: Concepções, permanências e rupturasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o1__p_s_.pdfapplication/pdf199231https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSKY9/1/disserta__o1__p_s_.pdf47394ded752c60a265ab404989be32d2MD51ficha_catalogr_fica.pdfapplication/pdf51133https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSKY9/2/ficha_catalogr_fica.pdf43c0e284b2bf61f09b2cb538d40f4969MD52disserta__o2.pdfapplication/pdf1394456https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSKY9/3/disserta__o2.pdf12ee471a0a797055a6b94349281bcc13MD53TEXTdisserta__o1__p_s_.pdf.txtdisserta__o1__p_s_.pdf.txtExtracted texttext/plain20727https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSKY9/4/disserta__o1__p_s_.pdf.txtfe9246b1b4dd0b8ea564536126c04156MD54ficha_catalogr_fica.pdf.txtficha_catalogr_fica.pdf.txtExtracted texttext/plain817https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSKY9/5/ficha_catalogr_fica.pdf.txtbcd274f7452d0f78d5df532090aff1a9MD55disserta__o2.pdf.txtdisserta__o2.pdf.txtExtracted texttext/plain468057https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8MSKY9/6/disserta__o2.pdf.txt0da3db38df3586685e4822c70bbc11daMD561843/FAEC-8MSKY92019-11-14 15:12:13.214oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-8MSKY9Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:12:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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